Jump to content

Devo financiar o imóvel?


Recommended Posts

Fala galera bele? Tava assistindo a aula de se compensa ou não a pena financiar um imóvel do módulo 2, e gostaria de saber no meu caso, pois estou pensando em conseguir dar fim no meu FGTS.

 Pois bem, atualmente estou ganhando bem mais acima que 10 salários mínimos líquidos. E segundo a aula, não compensa tanto financiar pra essa faixa de renda, a não ser que seja um imóvel mais em conta, porém como ele falou, o conforto não valeria tanto, ainda mais na minha situação, sendo solteiro, e meus custos totais é cerca de 1/3 ou mais um pouquinho (aluguel, lazer e etc), então consigo aportar razoavelmente bem.

Não pretendo fazer isso agora, mas estou juntando mais no FGTS e até o final do ano, por exemplo, vou está ali na casa dos $67.000, queria conseguir tirar esse dinheiro de lá, mas n vejo outra forma, nesse caso será que vale a pena financiar só pra conseguir limpar o FGTS?

Editado por José Franco
  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

2 minutes ago, Flavio Prado disse:

Atualmente as taxas de financiamento estão relativamente altas, porém com a queda dos juros eles tendem a reduzir, mas não é garantia já que no "dia de amanhã" pode acontecer algo e os juros subirem novamente. Nunca temos sossego rsrsrs

Essa parte dos juros altos é verdade, porém quando eles caem bastante, existe a possibilidade de renegociação (um outro banco pode comprar seu financiamento oferecendo taxa menor).

A questão é a parcela se adequar a realidade da localização do seu imóvel, que paguem um pouquinho acima no aluguel, para compensar a vacância.

Sei que é possível porque consegui fazer. E a entrada foi a menor possível, na verdade acho que complementei uns 5k nela porque não tinha o suficiente do mínimo da entrada no FGTS.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

Mais um ponto positivo que lembrei aqui quando você compra só pra usar o FGTS, é que você não precisa do imóvel, não tem pressa, nem nada.

Vc visita vários e da seus lances todos abaixo... Uma hora alguém volta a te procurar aceitando. Eu paguei 10% abaixo do que estavam pedindo quando visitei.

 

Lembrando que quando financia usando FGTS, você só consegue vender para outra pessoa que também vai utilizar o FGTS depois de 5 anos. Nos primeiros 5 anos não financia de novo pelo FGTS para ninguém aquele imóvel.

Editado por Rai Nunes Espindola
  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

3 minutes ago, José Franco disse:

Uma boa buscar imóveis no qual o valor acumulado na entrada, seja de pelo menos uns 30%?

Eu acho que consegui com 20% na entrada.

A verdade é o seguinte, usar o máximo do FGTS e o mínimo de recurso próprio que está fora do FGTS. Procurar imóveis que a parcela do financiamento se pague com certa facilidade no aluguel. Aí você vai abatendo a cada 2 anos para reduzir esse tempo de financiamento. Quando terminar de pagar, vai ter adquirido um patrimônio sem sentir a dor de desembolsar esse dinheiro.

Editado por Rai Nunes Espindola
  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

58 minutes ago, Roberto Domingues disse:

Tem aquele lance de financiamento de terreno e construção, acaba saindo mais barato do que comprar pronto, com pagamento por fase de construção da obra - o banco libera o financiamento por partes e a prestação vai aumentando conforme as fases da obra são concluídas, ou seja, vc não se descapitaliza numa paulada só. 

Se a demanda estiver alta vc até pode vender com algum lucro e comprar algo melhor para você, ou repetir o processo.

 

Aliás esse seria um tema interessante para incluir no curso da AUVP: comparação entre financiamento de imóvel pronto X consórcio X construção.

Construção eu fico de fora porque não tenho o tempo que demanda para que ela realmente saia mais barato que imóvel pronto.

E com paciência, às vezes se encontra imóveis mais baratos que a construção também, creio que "infelizmente".

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

invest
×
×
  • Criar novo...