Jump to content

Estou precisando de um conselho dos mais experientes


Recommended Posts

  Irei  iniciar na  faculdade  (engenharia mecânica) agora , consegui 50 % de bolsa , o restante sara do meu bolso ,  e eu pagando a faculdade não consigo aportar muito…. 
   É melhor aportar pouco e ter um diploma ou aportar muito e não ter diploma?? 

   Na minha opinião é melhor ter um diploma e aportar pouco por enquanto … mas o que mais ouvi até agora é que não compensa fazer faculdade…  

   O que vcs acham ? Me deu uma opinião pfvr…

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

9 horas atrás, Gabriel Duarte disse:

  Irei  iniciar na  faculdade  (engenharia mecânica) agora , consegui 50 % de bolsa , o restante sara do meu bolso ,  e eu pagando a faculdade não consigo aportar muito…. 
   É melhor aportar pouco e ter um diploma ou aportar muito e não ter diploma?? 

   Na minha opinião é melhor ter um diploma e aportar pouco por enquanto … mas o que mais ouvi até agora é que não compensa fazer faculdade…  

   O que vcs acham ? Me deu uma opinião pfvr…

Que área? Se for medicina precisa de diploma e ponto final rsrs.

Se for tecnologia, por exemplo, cabe discussão.

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

9 horas atrás, Gabriel Duarte disse:

  Irei  iniciar na  faculdade  (engenharia mecânica) agora , consegui 50 % de bolsa , o restante sara do meu bolso ,  e eu pagando a faculdade não consigo aportar muito…. 
   É melhor aportar pouco e ter um diploma ou aportar muito e não ter diploma?? 

   Na minha opinião é melhor ter um diploma e aportar pouco por enquanto … mas o que mais ouvi até agora é que não compensa fazer faculdade…  

   O que vcs acham ? Me deu uma opinião pfvr…

Bom dia, Gabriel!

Fazer uma faculdade vai além do diploma.

A bagagem toda de conhecimento adquirida, o networking feito com os colegas, enxergar mais possibilidades , exercitar muito o raciocínio lógico (no caso que faz engenharia), são apenas alguns dos exemplos do que fazem seus estudos verem a pena e ser um caminho para engordar os aportes ao longo de sua carreira.

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

19 horas atrás, Gabriel Duarte disse:

   É melhor aportar pouco e ter um diploma ou aportar muito e não ter diploma?? 

Vou inverter a pergunta , talvez te ajuda a pensar …

”você está pensando em comprar um diploma ou está querendo estudar e se profissionalizar em algo?”

Independente de fazer faculdade ou não você terá que estudar para ser bom em algo e ganhar dinheiro com isso , senão nem vai ter renda para investir … estudo é investimento , aliás um dos maiores , ele te levará a buscar uma melhor renda e com isso investindo você constrói sua futura renda passiva …

não siga estas dicas de ou isso ou aquilo …vá e não peques mais 

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

10 horas atrás, Edison Luis Paulini disse:

Bom dia, Gabriel!

Fazer uma faculdade vai além do diploma.

A bagagem toda de conhecimento adquirida, o networking feito com os colegas, enxergar mais possibilidades , exercitar muito o raciocínio lógico (no caso que faz engenharia), são apenas alguns dos exemplos do que fazem seus estudos verem a pena e ser um caminho para engordar os aportes ao longo de sua carreira.

Bom, vou retrucar...

Meu diploma está no cofre e nunca saiu de lá. Até quando me mudei, levei o cofre com o diploma dentro.

Não tenho NENHUM colega da faculdade. Nem contato com eles tenho mais. Não aprendi absolutamente nada de novo no meu curso também. Tudo bem que eu já tinha conhecimento avançado, mas na minha opinião o curso foi muito fraco. Isso porque a faculdade que fiz dizem ser uma das mais tops...

Conheci inúmeras pessoas com e sem experiência que fizeram cursos semelhantes em diversas faculdades e se decepcionaram também.

Para tecnologia é muito complicado essa questão, pois a própria internet tem tudo que você precisa para crescer.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Henrique Magalhães disse:

Vou inverter a pergunta , talvez te ajuda a pensar …

”você está pensando em comprar um diploma ou está querendo estudar e se profissionalizar em algo?”

Independente de fazer faculdade ou não você terá que estudar para ser bom em algo e ganhar dinheiro com isso , senão nem vai ter renda para investir … estudo é investimento , aliás um dos maiores , ele te levará a buscar uma melhor renda e com isso investindo você constrói sua futura renda passiva …

não siga estas dicas de ou isso ou aquilo …vá e não peques mais 

   pretendo dar o meu máximo no decorrer do curso e me especializar em alguma área, ainda estou na dúvida qual… 

  

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

11 horas atrás, Edison Luis Paulini disse:

Bom dia, Gabriel!

Fazer uma faculdade vai além do diploma.

A bagagem toda de conhecimento adquirida, o networking feito com os colegas, enxergar mais possibilidades , exercitar muito o raciocínio lógico (no caso que faz engenharia), são apenas alguns dos exemplos do que fazem seus estudos verem a pena e ser um caminho para engordar os aportes ao longo de sua carreira.

Bom, vou retrucar...

Meu diploma está no cofre e nunca saiu de lá. Até quando me mudei, levei o cofre com o diploma dentro.

Não tenho NENHUM colega da faculdade. Nem contato com eles tenho mais. Não aprendi absolutamente nada de novo no meu cvrso também. Tudo bem que eu já tinha conhecimento avançado, mas na minha opinião o cvrso foi muito fraco. Isso porque a faculdade que fiz dizem ser uma das mais tops...

Conheci inúmeras pessoas com e sem experiência que fizeram cvrsos semelhantes em diversas faculdades e se decepcionaram também.

Para tecnologia é muito complicado essa questão, pois a própria internet tem tudo que você precisa para crescer.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

Esse é o famoso depende.

Você quer fazer essa faculdade porque vê perspectiva de trabalhar real ou se trata de uma realização pessoal?

Se é por realização pessoal, ela é REALMENTE pessoal? não porque acho legal, estudei em federal e lhe garanto que o que mais tem é professor com doutorado e ignorante como uma porta. Diploma não é atestado de inteligência, só que você sabe algo numa minúscula área de conhecimento humano.
Descobriu que é realmente uma realização pessoal, aí fica pra você, o que é mais importante, ser feliz ou o cara mais rico do cemitério?

Agora se for por questão de emprego, você já olhou a ementa dessa faculdade sua pra ver se é boa? Ja olhou a nota do ENADE dela?

Eu fiz Engenharia da Computação no CEFET-MG, se tinha uma coisa que a gente se divertia era vendo a ementa de cursos de universidades particulares na nossa região e a maioria eram RIDÍCULAS. Era tão verdade que um professor do nosso curso prestou um serviço para uma dessas universidades particulares para melhorar a nota do ENADE (uma prova com todo o conteúdo do curso para indicar o quanto aqueles alunos aprenderam), porquê se ela for abaixo de 2 (a nota é de 1 a 5) o curso tem que ser reformulado/desfeito, enquanto no nosso variava entre 4 e 4,5. 

O professor nos contava perplexo o quanto o curso específico daquela universidade estava praticamente perdido, os alunos quando tinham uma dificuldade, diziam que o programa que o professor usava tinha bugs e por isso acusavam que código deles dava erro, mas a gente do CEFET era avaliado usando o mesmo sistema e estava tudo de boa.

Antes de ir fundo nesse curso, olhe a faculdade, confira a nota daquele curso especifico no ENADE (de 3 em 3 anos o curso é avaliado por essa prova), se tiver uma nota abaixo de 3, já é algo a se preocupar.

Procure a ementa do curso e pergunte outras pessoas que já fizeram engenharia mecânica se o conteúdo que tá la faz sentido. Voltando no meu exemplo, lembro de ver disciplinas importantes como Banco de Dados que víamos no 4º semestre, outros cursos só apresentarem no 6º, 7º semestre, praticamente todas as disciplinas importantes que faziamos, nos outros cursos se fazia 2 a 4 semestres depois, além deles terem umas disciplinas de encher linguiça no inicio do ano onde praticamente o primeiro ano inteiro não se via praticamente nada de computação real.

Caso você veja que o curso específico naquela universidade específica não é bom (pode acontecer da mesma universidade ter cursos bons e ruins e geralmente eles vão divulgar só as boas, obvio), talvez seja melhor deixar pra frente ou assumir que você terá que ser bastante auto didata para se dar bem no curso de verdade.

Editado por Gabriel De Oliveira Santana
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

12 horas atrás, Rai Nunes Espindola disse:

Bom, vou retrucar...

Meu diploma está no cofre e nunca saiu de lá. Até quando me mudei, levei o cofre com o diploma dentro.

Não tenho NENHUM colega da faculdade. Nem contato com eles tenho mais. Não aprendi absolutamente nada de novo no meu cvrso também. Tudo bem que eu já tinha conhecimento avançado, mas na minha opinião o cvrso foi muito fraco. Isso porque a faculdade que fiz dizem ser uma das mais tops...

Conheci inúmeras pessoas com e sem experiência que fizeram cvrsos semelhantes em diversas faculdades e se decepcionaram também.

Para tecnologia é muito complicado essa questão, pois a própria internet tem tudo que você precisa para crescer.

Quando fiz a minha primeira facul foi bem o inverso (foi engenharia também).

Concordo na parte do diploma em si. Tanto que eu nem peguei o meu. Problemas de administração da faculdade e eu nunca vi a cara dele.

Mas nunca precisei.

Dos meus três trabalhos como CLT, dois foram através de contatos feitos enquanto eu estudava. Um desses contatos tenho até hoje que inclusive é amigo e sou padrinho de casório.

Considerei a faculdade como uma boa abertura de portas, ao menos essa foi minha experiência a qual julgo que foi bem feliz mesmo hoje eu não estando mais na área. Deu para entender um pouco das possibilidades, compartilhar umas experiências, ver uns poucos que se lascaram e outros que se tornaram bem sucedidos.

 

Porém pode acontecer realmente o que você comentou sobre um cvrso ser fraco. Hoje mesmo para mim fazer uma faculdade em minha nova área, não seria tão produtivo devido a bagagem de conhecimento que fui adquirindo.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Provavelmente sou até mais novo que ti, mas vou deixar aqui minha colab!

Sou instrutor de TI e Metalmecânica... Em TI, tinha 0 certificações, porém eu sempre gostei muito e desde que me lembro abro computadores e fuxico softwares... Isso me fez ter muita habilidade mesmo não tendo diplomas e acabei lecionando nessa área, porém, óbviamente a empresa queria um diploma, então fiz um cursinho rápido só para dizer que tinha (Vale mencionar que geralmente eles não pegam se não tiver diploma, mas eu conhecia o Coordenador e já tinha demonstrado aptidão ajudando ele em várias coisas sem que ele me pedisse, demonstrei lábia, serviço e conhecimento técnico). É um caso a parte, mas vale de exemplo, agora comecei a faculdade, porque quero subir de nível, coordenador!
 

Abs!

  • Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Entendo sua preocupação, @Gabriel Duarte. A decisão entre investir pouco e ter um diploma ou investir mais e possivelmente não obter o diploma é realmente difícil. Acredito que ter o diploma pode abrir portas no futuro, mas é essencial aproveitar ao máximo a faculdade para realmente se destacar. Conheço casos de pessoas que se formaram sem aproveitar as oportunidades oferecidas e acabaram com resultados semelhantes a quem não fez faculdade.

Por isso, recomendo que você veja a faculdade não apenas como um meio de obter um diploma, mas como uma oportunidade para crescer profissionalmente, fazer contatos e se especializar. A recompensa pode não ser imediata, mas a longo prazo, pode valer muito a pena. Pense no que é melhor para você e em seus objetivos de carreira. Espero que isso ajude na sua decisão!

Obs.: Faço Engenharia Mecânica na UNESP, se quiser conversar sobre o curso, estarei disposto.

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 11/02/2024 at 03:02, Gabriel Duarte disse:

  Irei  iniciar na  faculdade  (engenharia mecânica) agora , consegui 50 % de bolsa , o restante sara do meu bolso ,  e eu pagando a faculdade não consigo aportar muito…. 
   É melhor aportar pouco e ter um diploma ou aportar muito e não ter diploma?? 

   Na minha opinião é melhor ter um diploma e aportar pouco por enquanto … mas o que mais ouvi até agora é que não compensa fazer faculdade…  

   O que vcs acham ? Me deu uma opinião pfvr…

Grande Gabriel,

Como costumo dizer ao meu filho, conselho bom não se dá, se vende! Portanto, se você optar por seguir meus conselhos, e como no mesmo contesto, sempre diz o nosso colega @Raul Sena, se isso contribuir positivamente para o seu sucesso, em 10 anos quero uma garrafa de bom whisky!😉

O conhecimento sempre será um ativo valioso em sua vida, mas o ponto crucial que você deve considerar é se a engenharia mecânica é realmente o ramo em que você deseja trabalhar, e não apenas uma escolha baseada na obtenção de um diploma ou ganho financeiro. Investir tantos anos de estudo em algo apenas para pendurar um diploma na parede é uma perda de tempo irreparável, e o tempo é um recurso que não pode ser recuperado como ações de mercado em um golpe de sorte. 4, 5, 6 anos ou mais é um tempo precioso que não volta mais, e é essencial refletir se vale a pena investir esse tempo nessa carreira. Certamente, você pode mudar de rumo no meio do caminho, mas tempo perdido é tempo perdido.

Algumas vantagens de cursar uma faculdade incluem o aprofundamento do conhecimento em uma área específica com a obtenção de um diploma, a oportunidade de fazer novas amizades e trocar ideias com elas, muitas vezes resultando em oportunidades inesperadas, e o tempo para refletir sobre ideias de negócios.

No entanto, existem desvantagens a considerar, como o grande investimento de tempo e dinheiro exigido, especialmente em um país como o Brasil, onde o sistema educacional pode ser exaustivo e muitas vezes os estudantes precisam trabalhar para pagar seus estudos. Além disso, a faculdade também é um investimento meio arriscado, pois não há garantia de retorno lucrativo no final.

Conclusão:

Partindo do pressuposto de que você é jovem atualmente (por volta dos 20 anos) e já está trabalhando, visto que está financiando seus estudos, pois se seus pais estivessem pagando, você não estaria considerando investir ao invés de estudar. No momento, o tempo está a seu favor. Investir pouco e dedicar-se aos estudos é um compromisso valioso. Mesmo que você não acumule grande patrimônio financeiro, adquirirá experiência e conhecimento na área, além de aprender a disciplina financeira. Se a carreira der certo, seu salário pode ser suficiente para investir mais no futuro. No entanto, talvez seu trabalho atual já ofereça oportunidades suficientes para crescimento profissional e progresso financeiro. Essa é uma decisão que somente você pode tomar.

Independentemente do caminho que você escolher, desejo-lhe muito sucesso antecipadamente.

Editado por Rivair Maciel Paulino
  • Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Fala Gabriel!

Então, vou te falar do ponto de vista de outro Engenheiro Mecânico! 
A faculdade com certeza vai te trazer muito conhecimento técnico necessário para o mercado de trabalho de um engenheiro mecânico. Mas muito mais do que isso, na minha experiência, a faculdade me ensinou a buscar as fontes certas e a desenvolver habilidades em solução de problemas.
Claro que no final das contas você ganha um diploma, mas lembro de que em entrevistas de emprego o grande diferencial (além do diploma) eram habilidades comportamentais e técnicas que foram desenvolvidas ao longo do curso.

No final das contas: sim, o diploma vale, e futuramente seus aportes serão maiores por causa dele. Mas não dependa apenas do diploma em si, busque investir em você. 

  • Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...