Jump to content
  • 0

[Discussão] Tesouro SELIC - Como escolher entre diferentes vencimentos

Pergunta

Comecei escrevendo como uma pergunta, mas fui encontrando minhas próprias respostas conforme pensava e escrevia. Se discordarem de algo ou adoraria receber críticas. 

TLDR Conclusão

1. A marcação a mercado só depende do ágio/deságio, e não da taxa SELIC.
  2. Essa volatilidade é mínima e provavelmente pode ser ignorada.

Como eu aceito uma possível (porém improvável) queda de 1%, eu escolherei o titulo 2029, com maior rendimento, para minha reserva de emergência. 

--- 

Eu saí da aula ainda muito encucado com a existência de diferentes vencimentos - e especialmente diferentes desagios para o tesouro selic.
Pesquisei na internet e não encontre nenhuma resposta satisfatória. Cheguei a encontrar essa noticia do estadão, que achei um desserviço trazendo três opiniões contrárias e não clarificando de nenhuma forma as perguntas principais. 

Aqui na comunidade, encontrei algumas perguntas sobre as diferenças dos vencimentos, e as respostas discorriam sobre marcação a mercado ou até imposto de renda. Isso me trouxe ainda mais confusão, e senti que é algo que a maioria passa por cima. 

Depois de pensar um bocadinho escrevendo essa mensagem, entendi o porquê o preço dos titulos SELIC 2025 cai 1% em Out/20, e encontrei esse link explicativo, com a única explicação mais detalhada. Vou resumir aqui para vocês o meu processo, em 4 imagens.

Imagem 1: Quase todos os titulos de tesouro selic são monotonicamente crescentes. Ou seja, sem nunca perder valor. Mostro o venc2029 na imagem, mas o mesmo ocorre para 2024, 2026, e 2027.

image.png.69f15c19cc43c74ce2873408a5761eb2.png

Imagem 2: A única queda visivel é do venc2025, em Outubro de 2020. A queda chegou a -1%, e em semanas recuperou para -0.5%. Em 6 meses chegou no 0 novamente, no início de 2021.image.png.38d55336e7c14f950c887e3b66124c9c.png

Imagem 3: A queda foi causada por uma subida vertiginosa no ágio, de 0.05% para 0.38%. Note que a "taxa" nesse título se constitui apenas do ágio/desagio, e não mostra a taxa selic. Isso significa que o titulo mudou de SELIC + 0.05% para SELIC + 0.38%. 

image.png.70f3dc9810c02316fd8cb7662cb7da64.png

Imagem 4: Por fim, essa imagem é do link explicativo do tesouro direto. Ela compara a volatilidade nos títulos do tesouro com vencimento em 2025. Enquanto o Tesouro SELIC está exposto apenas à variação da taxa de ágio, o Prefixado está exposto às variações da totalidade da taxa de juros dos titulos. Enquanto o prefixado varia muito com a marcação a mercado, o tesouro SELIC é quase completamente imune à variações de mercado, e quando afetado é em baixa magnitude. 

image.png.4927809f6a2479782d92fc92d7bc8fbd.png

Link para compartilhar

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Bom dia @Estevão Uyrá Pardillos Vieira. Vou tentar responder algumas partes do seu post, mas se permanecer alguma duvida poste novamente.

6 minutes ago, Estevão Uyrá Pardillos Vieira disse:

A marcação a mercado só depende do ágio/deságio, e não da taxa SELIC.

Nos titulos do tesouro selic sim, devido ao fato de que o valor final do titulo no seu vencimento é reajustado pela selic tambem. Então somente a variação do componente prefixado exerce influencia no valor do titulo

8 minutes ago, Estevão Uyrá Pardillos Vieira disse:

Essa volatilidade é mínima e provavelmente pode ser ignorada.

Exatamente. Devido a este fato que consideramos que o tesouro selic basicamente não sofre de marcação a mercado

9 minutes ago, Estevão Uyrá Pardillos Vieira disse:

Eu saí da aula ainda muito encucado com a existência de diferentes vencimentos - e especialmente diferentes desagios para o tesouro selic.

Todo titulo de renda fixa necessita de uma data de vencimento que seria a data a qual voce receberá os seus recursos + os juros liquidos referentes a taxa contratada. O desagio seria como um premio adicional incorporado a taxa oferecida. Este premio adicional pode estar até relacionado com a necessidade de captação maior por parte do emissor. Mas com raras exceções o valor é bem pequeno

13 minutes ago, Estevão Uyrá Pardillos Vieira disse:

Aqui na comunidade, encontrei algumas perguntas sobre as diferenças dos vencimentos, e as respostas discorriam sobre marcação a mercado ou até imposto de renda. Isso me trouxe ainda mais confusão, e senti que é algo que a maioria passa por cima. 

Em relação a marcação a mercado é como citei acima. Como a taxa de desagio é muito pequena basicamente o titulo não sofre de marcação. Em relação ao IR, todos os titulos de renda fixa, com exceção dos que são isentos, vão obedecer a tabela regressiva de IR. Se tiver uma duvida especifica sobre estes assuntos poste aqui na comunidade.

18 minutes ago, Estevão Uyrá Pardillos Vieira disse:

Ela compara a volatilidade nos títulos do tesouro com vencimento em 2025. Enquanto o Tesouro SELIC está exposto apenas à variação da taxa de ágio, o Prefixado está exposto às variações da totalidade da taxa de juros dos titulos. Enquanto o prefixado varia muito com a marcação a mercado, o tesouro SELIC é quase completamente imune à variações de mercado, e quando afetado é em baixa magnitude. 

Exatamente. E para complementar esta discussão temos o titulo que ficaria no meio destes 2, que é o titulo hibrido do tesouro IPCA. Neste titulo o componente prefixado possui uma relevancia maior, sofrendo influencia significativa da marcação a mercado. Contudo a variação do IPCA não afeta diretamente o preço do titulo em relação a marcação, ja que o valor no vencimento sofre o reajuste do IPCA tambem, da mesma forma que o tesouro selic é reajustado pela selic.

• Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
9 minutes ago, Adriano Umemura disse:

Exatamente. E para complementar esta discussão temos o titulo que ficaria no meio destes 2, que é o titulo hibrido do tesouro IPCA. Neste titulo o componente prefixado possui uma relevancia maior, sofrendo influencia significativa da marcação a mercado. Contudo a variação do IPCA não afeta diretamente o preço do titulo em relação a marcação, ja que o valor no vencimento sofre o reajuste do IPCA tambem, da mesma forma que o tesouro selic é reajustado pela selic.

Muito massa! Não tinha percebido essa relação do tesouro IPCA como tendo influência menor da marcação a mercado, estando no meio dos 2. Faz bastante sentido, obrigado pela complementação Adriano 🙏.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...