Jump to content
  • 0

Discussão análise de ações.


Wenner Luiz Santana Nunes

Pergunta

Pessoal Bom dia tudo bem? Então eu gostaria de compartilhar aqui a análise que eu fazia quando iniciei minha jornada na renda variável. Agora que conclui o curso vi que esses critérios me protegeram de muitas "trapalhadas" que investidores iniciantes cometem. Eu estudei sozinho por 1 ano e meio e usava esses critérios na seleção de ações embora eu ache que com conhecimento tenha adquirido no curso somente essa lista não baste claro, e agora me sinto muito mais tranquilo , creio que isso me ajudou bastante para que minha carteira tenha perfomado relativamente tranquila sem muitas oscilações e agora com gestão de risco possa ficar mais "relax" e possa rever algumas posições . De qualquer forma vou disponibilizar algumas anotações que fazia e sintam-se a vontade para discussões:

Análise ações( antes analisar setor , perenidade do setor, barreiras de entrada e concorrência e afins)

1 -P/L ou P/LPA = MENOR P/ L , maior potencial valoriza da ação , maior p/l  significa expectativa alta do mercado no longo prazo ou vice-versa( menor p/l )

Histórico Lucro líquido

P/L > 20 = AÇÃO CARA ( só um Histórico de lucro líquido alto pra justificar a compra)
P/L <3 =  AÇÃO excessivamente barata , ocasiona problemas estruturais ( alto Risco)

Média entre 3 a 20

Exceções nesse quesito: empresas de tecnologia.

2 - Dividend yield = relação entre investimento e recebimento de dividendo. Maior porcentagem melhor, uma boa empresa paga em média 5% ao ano.

DY = Dividend yield grande não necessariamente é bom para o investidor.

3 - P/VPA = 1 empresa precificada igual ao seu PL( patrimônio líquido).

P/VPA < 1 empresa precificada acima do seu PL.

P/ VPA > 1 empresa precificada  abaixo do seu PL.

3.1 HISTÓRICO DE PATRIMÔNIO LÍQUIDO ANALISAR CRESCIMENTO DEPENDENDO DO SETOR.

4 - MARGEM LÍQUIDA

MOSTRA A RELAÇÃO ENTRE O QUANTO SE VENDE E O QUANTO SE LUCRA

M = lucro líquido/ receita líquida .


Empresa boas margens líquidas são as que tem mais de 10% de margem líquida.
Empresas do setor que possuem pouca margem líquida também podem se valorizar. (Exceções). Comparar empresas do mesmo setor.

5 - DB / PL
Dívida bruta / patrimônio líquido.

Empresas com DB/PL > 1 ou DB/PL > 100% têm valor em dívidas maior do que o que vale própria empresa .

Focar em empresas com DB/PL < 0,5 /50%.

Exceções : setor elétrico aceitável até 3.

6 - ROE ou RPL = retorno sobre o patrimônio líquido.

ROE = LUCRO LÍQUIDO / PATRIMÔNIO LÍQUIDO

QUANTO MAIOR O ROE, MELHOR A AÇÃO.
EMPRESAS COM ROE MAIS 10% JÁ SÃO CONSIDERADAS BOAS, COMPARAR SETORES

7-  EV / EBIT

MOSTRA RESULTADO OPERACIONAL DA EMPRESA,

QUANTO MENOR RELAÇÃO DE EV SOBRE EBIT MELHOR É A EMPRESA, RESULTADO DIRETO DA PRÓPRIA EMPRESA.

MENOR EV/EBIT MELHOR A EMPRESA

8 - QUALIDADE DA GOVERNANÇA

*EMPRESA LISTADA NO NOVO MERCADO
* TER BOM FREE FLOAT (ACIMA DE 30%)
*BOA REPUTAÇÃO ( RECLAME AQUI)
* NÃO TER ALTA PARTICIPAÇÃO DO GOVERNO.

9 - Payout - quantidade do lucro repassado em forma de dividendo, quanto maior layout melhor. OBS: TER ATENÇÃO NA ALAVANCAGEM E NO CAIXA ENVOLVIDO ACIMA DE 100%.



10 - TODO ANO REAVALIAR OS FUNDAMENTOS




  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

×
×
  • Criar novo...