Jump to content
  • 0

Duvidas sobre bpac11 - Follow-On e comunicados


Gabriel De Oliveira Santana

Pergunta

Estou começando a analisar ações no setor bancário e estou olhando o BPAC11.
Percebi um salto astronômico de receita do BTG Pactual de 2021 (R$ 16 Bi) a 2022 (R$ 49 Bi) e estava tentando descobrir o que eles fizeram pra conseguir isso, mas ainda não encontrei como. Nessa busca, descobri que aparentemente eles fizeram vários Follow-Ons, capitalizando R$ 3 Bi em cada um. Isso é preocupante? Será que isso justifica parte desse salto?

Outra coisa é sobre os comunicados. Descobri que em 2015 o presidente do BTG foi PRESO preventivamente, mas foi inocentado 1 mês depois pelo próprio MP (confesso que ri muito com tamanho absurdo). Notei que no período, na aba de comunicados do RI, teve várias notas se manifestando a respeito do assunto em resposta a ofícios da CVM. Esses ofícios são obrigatórios de serem respondidos? Estou tentando responder esta questão baseado em como eles se comportaram nesse período: "A companhia fala abertamente a seus acionistas, mas na hora eu alguma coisa da errada ela se cala?"

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Bom dia @Gabriel De Oliveira Santana. Nos sites de coleta de dados estão sendo realmente apresentados estes valores de receita, mas que correspondem ao valor mensurado pela instituição financeira.

A Receita de Juros propriamente dita refere-se ao total de juros que foram acumulados ou ganhos por ativos que geram juros, independentemente de terem sido recebidos ou não. Este conceito segue o princípio contábil da competência, que reconhece as receitas e despesas quando elas são geradas, não necessariamente quando o dinheiro é trocado.

Ja a Receita de Juros Mensurada: Pode implicar uma abordagem que considera apenas os juros que foram efetivamente recebidos ou que são considerados realizáveis dentro de um determinado período. Isso pode envolver ajustes para refletir a avaliação da capacidade de cobrança de empréstimos e outros ativos geradores de juros, especialmente em situações onde há incerteza sobre a recuperabilidade. A "mensuração" na receita de juros pode envolver ajustes para perdas de crédito esperadas ou para a desvalorização de ativos, o que afeta a quantia de receita de juros que é reconhecida. Portanto, a "receita de juros mensurada" pode ser ajustada para refletir não apenas os juros que foram efetivamente acumulados, mas também para considerar a qualidade do crédito dos devedores e as expectativas de recebimento. A diferenciação entre os dois termos também pode se relacionar com a aplicação de padrões contábeis específicos, como os International Financial Reporting Standards (IFRS) que têm regras detalhadas sobre como a receita de juros deve ser reconhecida, mensurada, apresentada e divulgada nas demonstrações financeiras.

Contudo, no demonstrativo financeiro do exercicio de 2022 os valores apresentados são referente a receita de juros desconsiderando a mensuração pela instituição financeira

Houve um salto do resultado liquido com instrumentos financeiros de R$10bi em 2021 para R$21bi em 2022 e da receita de prestação de serviços de R$6,6bi para R$8,4bi. Calculando junto com o PDD, variação cambial e equivalencia patrimonial resulta em uma receita de R$9,3bi em 2021 e R$27bi em 2022.

Mesmo assim foi um grande salto com aumento de basicamente 190% de um exercicio para outro. Este aumento foi realmente devido a um avanço da operação da empresa, que basicamente teve um crescimento em todas as linhas operacionais e na prestação de serviços.

8 horas atrás, Gabriel De Oliveira Santana disse:

Nessa busca, descobri que aparentemente eles fizeram vários Follow-Ons, capitalizando R$ 3 Bi em cada um. Isso é preocupante? Será que isso justifica parte desse salto?

O valor captado nos follows on, não entra diretamente no DRE do exercicio, ou seja, o resultado não se deve ao acrescimo do valor a receita diretamente. Contudo, o valor captado provavelmente melhorou a operação o que fez com a empresa reportasse estes resultados expressivos.

Eu particularmente não fiz um estudo da empresa, então as informações que postei aqui são somente o que consegui dando uma passada de olho no demonstrativo de 2022

 

Captura de Tela 2024-02-15 às 08.20.08.png

Captura de Tela 2024-02-15 às 08.19.36.png

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
23 horas atrás, Gabriel De Oliveira Santana disse:

Outra coisa é sobre os comunicados. Descobri que em 2015 o presidente do BTG foi PRESO preventivamente, mas foi inocentado 1 mês depois pelo próprio MP (confesso que ri muito com tamanho absurdo). Notei que no período, na aba de comunicados do RI, teve várias notas se manifestando a respeito do assunto em resposta a ofícios da CVM. Esses ofícios são obrigatórios de serem respondidos? Estou tentando responder esta questão baseado em como eles se comportaram nesse período: "A companhia fala abertamente a seus acionistas, mas na hora eu alguma coisa da errada ela se cala?"

@Adriano UmemuraE quanto essa questão?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...