Jump to content
  • 0

Errei na útlima compra do carro e "me lasquei"


Antonio Neiva

Pergunta

Na empolgação financiei o meu último carro com uma parcela beem salgada, resultado: quando as coisas apertaram eu simplesmente não consegui pagar e tive que fazer uma "entrega amigável" do carro para a financeira: fiquei sem carro, quebrado, meu CPF que era lindo, uma beleza e aprovava até compra de helicóptero, hoje não aprova nem para o cadastro da água mineral na esquina. Com uma dívida do carro que nem tenho mais. Mas tudo tem um lado bom, o fato da minha vida ter virado de ponta cabeça e do céu ao inferno em 3 meses, foi o que me ascendeu uma luzinha pra começar a estudar sobre dinheiro e finanças pessoais, e o resultado é esse: cursando a AUVP. Mas ocorre que agora vivo um dilema, preciso de um carro, mas sem crédito, só à vista, então: pego tudo que já investí, que dá pra comprar um usadinho pra não ficar a pé nem dependendo dos outros? Gostaria de saber opinião de vocês.

Editado por Antonio Neiva
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

10 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
5 minutes ago, Antonio Neiva disse:

Mas ocorre que agora vivo um dilema, preciso de um carro, mas sem crédito, só à vista, então: pego tudo que já investí, que dá pra comprar um usadinho pra não ficar a pé nem dependendo dos outros?

@Antonio Neiva apenas tome cuidado para não cair no erro novamente … você usara o carro para trabalho ? 
Se você estava com dívidas , como tem investimentos ?

e por curiosidade , sua reserva de emergência está em dia ?

veja que apenas querer um carro não faz dele uma prioridade se conseguimos outros meios (claro que ter um carro facilitam muitas coisas ) mas com ele vem os custos , combustível , manutenção , ipva , seguro etc etc , enfim um passivo de valor ….

se a necessidade for realmente grande , e você está com problemas de crédito , você teria alguns caminhos 

a) poupar/separar como meta (o valor do carro) para comprá-lo a vista (vai levar tempo )

b) vender seus ativos mas sabendo que está adiantando uma meta em troca destes ativos (não é proibido mas se no decorrer de sua vida você optar por isso algumas vezes , isso pode te atrasar bem )

acredito que tem que ser honesto contigo mesmo com relação a prioridades e aí a decisão ficará mais clara …

 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 20/02/2024 at 14:35, Antonio Neiva disse:

"lado bom, o fato da minha vida ter virado de ponta cabeça e do céu ao inferno em 3 meses, foi o que me ascendeu uma luzinha pra começar a estudar sobre dinheiro e finanças pessoais."

Agora já está do lado daqueles que guardam dinheiro e investem em ativos, não em passivos. Assim - a avaliação que você deverá fazer é se este carro será um ativo? Isto é, ele vai te trazer dinheiro? Se sim, ele também será um investimento... restará calcular o que renderá mais, os investimentos que tem agora ou o carro te trará mais rendimentos que os investimentos atuais?

Espero ter simplificado a sua análise. Abraços!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Henrique Magalhães disse:

@Antonio Neiva apenas tome cuidado para não cair no erro novamente … você usara o carro para trabalho ? 
Se você estava com dívidas , como tem investimentos ?

e por curiosidade , sua reserva de emergência está em dia ?

veja que apenas querer um carro não faz dele uma prioridade se conseguimos outros meios (claro que ter um carro facilitam muitas coisas ) mas com ele vem os custos , combustível , manutenção , ipva , seguro etc etc , enfim um passivo de valor ….

se a necessidade for realmente grande , e você está com problemas de crédito , você teria alguns caminhos 

a) poupar/separar como meta (o valor do carro) para comprá-lo a vista (vai levar tempo )

b) vender seus ativos mas sabendo que está adiantando uma meta em troca destes ativos (não é proibido mas se no decorrer de sua vida você optar por isso algumas vezes , isso pode te atrasar bem )

acredito que tem que ser honesto contigo mesmo com relação a prioridades e aí a decisão ficará mais clara …

 

Agradeço muito pela opinião. Sou autônomo, trabalho em casa mas de vez em quando preciso visitar um cliente quando a situação é específica, então até dá pra ficar sem carro mas acaba sendo uma doidera as vezes. Sobre a dívida, conversando com amigo adv parece que há abusos da financeira, em fim, não acho que é devida e mesmo que fosse, não acho que compensa pagar não. Se eu tiver que escolher prefiro ficar sem carro mais tempo e comprar à vista, não quero financiamento nunca mais. Sobre a questão da prioridade, eu já tenho minha casa própria, moro só com minha esposa e não pretendemos ter filhos. No geral está tudo bem, estou me mantendo e sobra o valor para fazer os aportes, o que mais pega mesmo é o desconforto pois já estávamos acostumados a ter carro há mais de 10 anos e temos como hábito viajar tanto para a cidade dos nossos pais como a praia de vez em quando e hoje em dia não podemos mais fazer isso, o que inevitavelmente deixou nossa rotina mais difícil de como sempre foi.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 minutes ago, Antonio Neiva disse:

Sobre a questão da prioridade, eu já tenho minha casa própria, moro só com minha esposa e não pretendemos ter filhos. No geral está tudo bem, estou me mantendo e sobra o valor para fazer os aportes, o que mais pega mesmo é o desconforto pois já estávamos acostumados a ter carro há mais de 10 anos e temos como hábito viajar tanto para a cidade dos nossos pais como a praia de vez em quando e hoje em dia não podemos mais fazer isso, o que inevitavelmente deixou nossa rotina mais difícil de como sempre foi.

Entendi Antônio, cara bota esse carro como meta é persegue ! Realmente de você teve carro por 10 anos deve estar sentindo pacas mesmo! 
sobre a dívida espero q consiga resolver , abraços 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Ivo Luska disse:

 

Valeu por responder. Na verdade eu tenho consciência de que embora o carro vá me ajudar no trabalho por ganhar agilidade em atendimentos esporádicos, acabará sendo sim um passivo. É que é algo que eu realmente escolhi viver com, mesmo sabendo que será passivo. A minha dúvida é mais sobre se vale a pena esperar mais e ficar um bom tempo tendo uma vida bem ruim pela falta de liberdade e a dependência de terceiros para locomoção e até mesmo não poder mais viajar durante tanto tempo, ou se eu pego o que já juntei e que está nos investimentos, compro o carro e começo de novo a carteira.

Editado por Antonio Neiva
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 minutes ago, Henrique Magalhães disse:

Entendi Antônio, cara bota esse carro como meta é persegue ! Realmente de você teve carro por 10 anos deve estar sentindo pacas mesmo! 
sobre a dívida espero q consiga resolver , abraços 

Pois é, eu jurava que ia conseguir passar mais um tempo sem, mas como eu nunca havia ficado sem carro, acho que não tinha noção do quanto é difícil kkkkk valeu, amigo, abraço!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 20/02/2024 at 17:13, Antonio Neiva disse:

então até dá pra ficar sem carro

Amigo, você mesmo respondeu. Fica aí onde eu concordo com você.

  • Monte uma reserva de emergência
  • Quite suas dívidas
  • Vá com calma

Dependendo da cidade que você mora da pra viver muito bem com Uber e carro de aluguel.

Às vezes precisamos descer uns degraus para chegar em um ponto que seja possível descansar para continuar subindo.

Boa sorte.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 20/02/2024 at 14:35, Antonio Neiva disse:

Na empolgação financiei o meu último carro com uma parcela beem salgada, resultado: quando as coisas apertaram eu simplesmente não consegui pagar e tive que fazer uma "entrega amigável" do carro para a financeira: fiquei sem carro, quebrado, meu CPF que era lindo, uma beleza e aprovava até compra de helicóptero, hoje não aprova nem para o cadastro da água mineral na esquina. Com uma dívida do carro que nem tenho mais. Mas tudo tem um lado bom, o fato da minha vida ter virado de ponta cabeça e do céu ao inferno em 3 meses, foi o que me ascendeu uma luzinha pra começar a estudar sobre dinheiro e finanças pessoais, e o resultado é esse: cursando a AUVP. Mas ocorre que agora vivo um dilema, preciso de um carro, mas sem crédito, só à vista, então: pego tudo que já investí, que dá pra comprar um usadinho pra não ficar a pé nem dependendo dos outros? Gostaria de saber opinião de vocês.

@Antonio Neiva as sugestões e trocas de ideias os pessoal já colocou. Eu particularmente iria para ficar sem carro no momento usando Uber e alugando carro quando necessário, porém um uso consciente, pois a vontade de ter um carro por conforto pode nos enganar e piorar a situação.

O que não ficou claro para mim foi: se você entregou o carro para a financeira, sua dívida não foi quitada? Fico dívida ainda? Não teve volta de valor? Como não sabemos mais detalhes do financiamento do carro, então não dá para saber. Dependendo das condições e do ocorrido com a devolução do carro, pode caber uma ação questionando eventual dívida remanescente.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
10 horas atrás, Flavio Prado disse:

@Antonio Neiva as sugestões e trocas de ideias os pessoal já colocou. Eu particularmente iria para ficar sem carro no momento usando Uber e alugando carro quando necessário, porém um uso consciente, pois a vontade de ter um carro por conforto pode nos enganar e piorar a situação.

O que não ficou claro para mim foi: se você entregou o carro para a financeira, sua dívida não foi quitada? Fico dívida ainda? Não teve volta de valor? Como não sabemos mais detalhes do financiamento do carro, então não dá para saber. Dependendo das condições e do ocorrido com a devolução do carro, pode caber uma ação questionando eventual dívida remanescente.

Valeu, Flávio. O carro foi vendido (ou melhor: dado rsrs) em leilão. Cara, tô estudando uma ação justamente por isso: eles venderam por um valor tão abaixo da Fipe, que não deu pra sobrar saldo pra mim, e ainda fiquei devendo, segundo os cálculos deles. Já estou há 6 meses sem carro e tá sendo uma dureza, pois moramos em zona rural e quando precisamos ir à cidade: ônibus ou carona. De todo modo com a restrição no CPF nem consigo alugar carro. O que penso em fazer é comprar um usado bem mais barato à vista, tentarei não mexer ao menos no que tenho em renda variável rsrs

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
19 horas atrás, Antonio Neiva disse:

Valeu, Flávio. O carro foi vendido (ou melhor: dado rsrs) em leilão. Cara, tô estudando uma ação justamente por isso: eles venderam por um valor tão abaixo da Fipe, que não deu pra sobrar saldo pra mim, e ainda fiquei devendo, segundo os cálculos deles. Já estou há 6 meses sem carro e tá sendo uma dureza, pois moramos em zona rural e quando precisamos ir à cidade: ônibus ou carona. De todo modo com a restrição no CPF nem consigo alugar carro. O que penso em fazer é comprar um usado bem mais barato à vista, tentarei não mexer ao menos no que tenho em renda variável rsrs

@Antonio Neiva entendi. Sacanagem venderem a um valor que nem liquidava o saldo devedor. Não entendo dos jurídico, mas acho que vale um processo sim. Chegou a consultar o PROCON para saber o que eles entendem do caso? 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...