Jump to content
  • 0

Ações ON, PN e UNIT: como escolher?

Murillo Augusto Bertolini

Pergunta

Fala pessoal, tudo bem?

Tenho estudado o setor de saneamentos, e a Sanepar tem se destacado e possivelmente vai entrar na minha carteira caso o estudo específico da empresa se encaixe no meu perfil.

No entanto, me deparo com uma dúvida que já vi em outros posts aqui, mas que nesse caso não parece tão simples (ou talvez seja haha): devo comprar SAPR3, SAPR4 ou SAPR11?

Sei que normalmente a Unit é uma ON e uma PN, mas hoje a cotação da Unit tá mais que o dobro das outras duas somadas, então fiquei em dúvida se estou deixando passar algo.

Além disso, entre a ON e PN, alguma diferença prática na compra? Lembro do Raul ter comentado que ele sempre prefere a ON (caso preço igual) por ser a do controlador, mas tendo o mesmo Tag Along esse argumento ainda faz sentido?

Obrigado desde já!

• Brabo 1
Link para compartilhar

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
On 21/02/2024 at 10:18, Murillo Bertolini disse:

Sei que normalmente a Unit é uma ON e uma PN, mas hoje a cotação da Unit tá mais que o dobro das outras duas somadas, então fiquei em dúvida se estou deixando passar algo.

Bom dia @Murillo Bertolini. No caso da Sanepar a composição das units é de 1 ON + 4 PN

On 21/02/2024 at 10:18, Murillo Bertolini disse:

Além disso, entre a ON e PN, alguma diferença prática na compra? Lembro do Raul ter comentado que ele sempre prefere a ON (caso preço igual) por ser a do controlador, mas tendo o mesmo Tag Along esse argumento ainda faz sentido?

As 2 tendo tag along voce pode tambem avaliar a liquidez e o free float, o que na minha opinião para Sanepar estaria ok tanto para ON quanto para PN. Geralmente existe uma precificação com valor maior para as PNs devido ao pagamento um pouco superior em relação aos dividendos. Se este não for um fator relevante para voce, no caso de Sanepar voce pode escolher aquela que esta mais descontada.

Ainda em relação as units, comparando com o preço atual das ações individualizadas, ela se encontra mais cara, o que geralmente acontece com as units devido a maior liquidez.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
On 21/02/2024 at 10:29, Adriano Umemura disse:

Bom dia @Murillo Bertolini. No caso da Sanepar a composição das units é de 1 ON + 3 PN

Boa tarde Adriano!

Obrigado pelo esclarecimento, não sei porque tinha na cabeça que toda Unit era sempre 1 ON + 1 PN. Fui ver aqui, e no caso da SAPR11, é 1 ON + 4 PN.

On 21/02/2024 at 10:29, Adriano Umemura disse:

As 2 tendo tag along voce pode tambem avaliar a liquidez e o free float, o que na minha opinião para Sanepar estaria ok tanto para ON quanto para PN. Geralmente existe uma precificação com valor maior para as PNs devido ao pagamento um pouco superior em relação aos dividendos. Se este não for um fator relevante para voce, no caso de Sanepar voce pode escolher aquela que esta mais descontada.

Ainda em relação as units, comparando com o preço atual das ações individualizadas, ela se encontra mais cara, o que geralmente acontece com as units devido a maior liquidez.

Obrigado pela explicação. Na cotação atual, realmente a Unit ainda fica mais cara (coisa de centavos, mas ainda sim). A ação ON tá bem descontada, muito pela liquidez que você comentou.

Obrigado mais uma vez!

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...