Jump to content
  • 0

CDB XP


Lucas Amaral

Pergunta

Boa tarde galera do bem! Estou começando o meu primeiro aporte hoje depois de ter completado o módulo 3.

Analisei alguns CDBs para minha reserva de emergência e encontrei um título na XP pagando 230% do CDI com o vencimento em 27/04/2024. Neste caso, esse título seria interessante visto que o vencimento está próximo e sofre o efeito do IR?

Editado por Lucas Amaral
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
23 minutes ago, Lucas Amaral disse:

Boa tarde galera do bem! Estou começando o meu primeiro aporte hoje depois de ter completado o módulo 3.

Analisei alguns CDBs para minha reserva de emergência e encontrei um título na XP pagando 230% do CDI com o vencimento em 27/04/2024. Neste caso, esse título seria interessante visto que o vencimento está próximo e sofre o efeito do IR?

Boa tarde @Lucas Amaral. Para reserva de emergencia o ideal seria deixar uma parte em conta corrente e outra parte no tesouro selic, ja que o objetivo é ter segurança e liquidez.

Acredito que este CDB a que voce se refere não seja de liquidez diaria, ou seja, voce só consegue ter o valor disponivel na data de vencimento. Alem disso, ao resgatar voce estara apagando aliquota maxima de IR o que consumira boa parte da rentabilidade.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

oi @Lucas Amaral,

Além do que o @Adriano Umemura informou, essa taxa de 230% é válida para um valor pequeno por prazo curto.  O que a XP está querendo é ter você como cliente.  Nesse primeiro investimento, por prazo curto e valor baixo, ele te remunera bem, depois vão tentar te empurrar um monte de investimentos ruins e ainda colocarem um assessor para te oferecer tudo que paga comissão alta para a XP e assessor, sendo normalmente péssimos para o investidor.  Acho que não vale a pena...

Essa é minha opinião; espero ter ajudado.

Abraço!

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Adriano Umemura obrigado pela informação foi de grande ajuda. Verifiquei e realmente não é de liquidez diária. Hoje meu dinheiro está alocado na PicPay, rendendo 102% do CDI, mas com essa ideia que me deu de alocar uma parte no Tesouro Selic julgo ser mais prudente para um primeiro investimento, ainda mais pensando em ser para reserva de emergência. Vou analisar melhor as possibilidades amanhã pela manhã no Tesouro, pois também cometi o erro de olhar os títulos apenas na corretora XP. Falando nisso... quais outras corretoras além da Rico e XP seriam interessantes para se ter uma conta? 

OBS: Fiz a minha conta na AUVP hoje.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@William Redigobrigado pela visão que me proporcionou, o menino novo aqui quase que cai numa furada então. Aquela famosa frase de quando a esmola é demais, todo santo desconfia... Vou ficar mais atento a esses casos e buscar outras corretoras para que eu possa analisar outras ofertas títulos mais atrativas. O que me fez pensar melhor e perguntar sobre esse título foi justamente oferecem um prazo curto e a rentabilidade ser consumida pelo IR. Vivendo e aprendendo sobre essas particularidades dos investimentos!

Abraços

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Lucas Amaral disse:

Boa tarde galera do bem! Estou começando o meu primeiro aporte hoje depois de ter completado o módulo 3.

Analisei alguns CDBs para minha reserva de emergência e encontrei um título na XP pagando 230% do CDI com o vencimento em 27/04/2024. Neste caso, esse título seria interessante visto que o vencimento está próximo e sofre o efeito do IR?

Boa tarde, Lucas!

Apenas complementando as colocações do pessoal, Raul já fez um vídeo sobre esse tema. Vale a pena conferir!

 

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
19 minutes ago, Lucas Amaral disse:

@William Redigobrigado pela visão que me proporcionou, o menino novo aqui quase que cai numa furada então. Aquela famosa frase de quando a esmola é demais, todo santo desconfia... Vou ficar mais atento a esses casos e buscar outras corretoras para que eu possa analisar outras ofertas títulos mais atrativas. O que me fez pensar melhor e perguntar sobre esse título foi justamente oferecem um prazo curto e a rentabilidade ser consumida pelo IR. Vivendo e aprendendo sobre essas particularidades dos investimentos!

Abraços

Uma verdade quase absoluta:  Se o banco está te oferecendo, é porque é bom para ele, não para você.  Se fosse pescaria, diria que é um engodo....

Nota:  se ainda não assistiu a todas as aulas, deixa a grana parada no Tesouro Selic ou num CDB que te pague 100% do CDI até que saiba onde investir.

Abraço, e bons investimentos!

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...