Jump to content
  • 0

aposentadoria com o mínimo de qualidade de vida


Carlos Augusto Borges

Pergunta

me aposentei recentemente, recebo pelo inss apenas R$ 4600. Consegui ao longo do tempo acumular um patrimonio de R$ 1.000.000. Tenho casa própria e um carro antigo porém muito bem conservado.

Estou muito aflito pois após o meu desligamento da minha antiga empresa perdi o plano de saúde e com a minha idade os valores são um verdadeiro absurdo

será que com este capital vou conseguir vencer os 20 e poucos anos que me resta?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Oi @Carlos Augusto Borges,

Isso tudo vai depender dos seus gastos mensais...  Com um milhão bem investidos, você deve conseguir tirar uns 5-6mil por mês sem perder muito do valor principal para a inflação, somados aos 4600 do INSS soma uns 10mil por mes.  Se o seu orçamento couber nessa verba, deve ser tranquilo, senão vai precisar se adaptar dentro da sua realidade de aposentado.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Opa! Olha Carlos realmente pra responder a pergunta "quanto preciso ganhar" pra estar satisfeito depende de quanto você precisa para viver satisfeito. Esse 1 milhao inclui a casa e o carro? Ou é valor já investido e que gera renda?

Bem, seu salário do INSS irá encolher com o tempo, pois nessa faixa de redimento você não terá o mesmo reajuste do salário mínimo. Infelizmente temos de considerar mais essa desvantagem da pensão pública. Sobre seu patrimônio é necessário encontrar um rol de investimentos capazes de adicionar renda extra para você. Ações com dividendos, FIIs...

Sobre a saúde, eu entendo que o serviço é mais caro a medida em qe avançamos na idade. Uma sugestão que faço, caso você já não seja praticante, é de promover hábitos de preservação da saúde, como, alimentar bem (um nutricionista com consulta virtual é razoavelmente barato); atividade física sem custos, como caminhar, pedalar, praticar algum esporte do seu gosto, ginástica em casa com equpamentos básicos; tratar bem não só dos múculos, mas da mente, lendo o que te atrai atenção, convicer com pessoas que tem um pensamento semelhante ao seu, atividades tranquilas no dia a dia pra não se estressar por pouca coisa. E finalmente, procurar um plano mais pra emergencia, como casos de cirurgia ou internação (que é o mais caro). Veja se na sua região tem um serviço chamado MedSenior. Não é um plano de saúde de alto nível. Tem médicos mais novos, convenio com hospitais e laboratórios de avaliação média em qualidade, mas é melhor que SUS e é mais barato que um plano completo de alto nível. Pra você não ficar desamparado em caso de emergência. E tratando da saude preventivamente, basta fazer um check up anual pra controlar as coisas. Vida feliz a frente.

Felicidades!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 03/03/2024 at 14:59, Carlos Augusto Borges disse:

me aposentei recentemente, recebo pelo inss apenas R$ 4600. Consegui ao longo do tempo acumular um patrimonio de R$ 1.000.000. Tenho casa própria e um carro antigo porém muito bem conservado.

Estou muito aflito pois após o meu desligamento da minha antiga empresa perdi o plano de saúde e com a minha idade os valores são um verdadeiro absurdo

será que com este capital vou conseguir vencer os 20 e poucos anos que me resta?

Cara, não sei o que vc fazia e o que pretende em termos de gastos mensais e lazer etc. Mas uma coisa é certa, o valor do INSS vai ficar defasado (vai perder poder aquisitivo) então tente buscar uma renda adicional para fazer aportes em seus investimentos por mais uns 5 anos pelo menos, antes de começar a consumir os rendimentos... Senão a questão pode ficar crítica... melhor se antecipar e prever o pior, para que não seja pego de surpresa... Estude e planeje-se bem em seus investimentos, a melhor ferramenta vc já tem - AUVP.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 03/03/2024 at 14:59, Carlos Augusto Borges disse:

me aposentei recentemente, recebo pelo inss apenas R$ 4600. Consegui ao longo do tempo acumular um patrimonio de R$ 1.000.000. Tenho casa própria e um carro antigo porém muito bem conservado.

Estou muito aflito pois após o meu desligamento da minha antiga empresa perdi o plano de saúde e com a minha idade os valores são um verdadeiro absurdo

será que com este capital vou conseguir vencer os 20 e poucos anos que me resta?

@Carlos Augusto Borges primeiro, parabéns pela aposentadoria e pelo patrimônio alcançado.

Vou complementar as respostas dos colegas falando especificamente do plano de saúde. Até um tempo atrás, quando a empresa mandava embora um funcionário e a empresa oferecia plano de saúde o ex-funcionário poderia permanecer no plano assumindo 100% do valor mensal. Por exemplo, o valor do plano era de R$700,00 e a empresa pagava R$70% e você 30% ou então a empresa pagava 100%, você poderia continuar no plano pagando você os 100%. 

Não sei dizer se funciona no caso de desligamento por aposentadoria, mas vale olhar. Entra em contato com o Departamento Pessoal/RH para falar sobre este assunto, e caso eles não queiram ajudar, eu entraria em contato com a Ouvidoria do plano de saúde fazendo este questionamento, e faria o mais rápido possível, pois tem prazo para solicitar a permanência no plano da empresa.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...