Jump to content

Quanto custa meu sonho


Recommended Posts

Bom dia/tarde/noite! 

Me chamo Juan e estou fazendo meus 25 anos. Tenho um certo medo de chegar em meus objetivos quando já estiver velho e cansado. Aquilo que mais almejo é ter um lugarzinho tranquilo para morar e ter meu estudio para fazer uns som. Amo e sempre quis aprender a tocar vários intrumentos, mas por conta de não ter um espaço adequado e os equipamentos, me privo a ter apenas um violãozinho e uma guitara simples...Também gostaria de ter o privilégio de poder ponderar menos minhas comprar no mercado, assim tendo o prazer de comprar aquilo que gosto e sem precisar a toda hora virar um matemático para saber o que compensa mais comprar apenas pelo preço. 

Acredito que tenho um sonho pequeno, não sei... Atualmente consigo investir R$ 1.500,00 e fiquei na dúvida se meu sonho é pequeno de mais para onde eu posso chegar e gostaria de umas sugestões de quem já passou por essa mesma fase que estou. 

Desde já agradeço a todos que estão na comunidade, obrigado! 

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

5 minutes ago, Juan Bronzeri Dias disse:

Bom dia/tarde/noite! 

Me chamo Juan e estou fazendo meus 25 anos. Tenho um certo medo de chegar em meus objetivos quando já estiver velho e cansado. Aquilo que mais almejo é ter um lugarzinho tranquilo para morar e ter meu estudio para fazer uns som. Amo e sempre quis aprender a tocar vários intrumentos, mas por conta de não ter um espaço adequado e os equipamentos, me privo a ter apenas um violãozinho e uma guitara simples...Também gostaria de ter o privilégio de poder ponderar menos minhas comprar no mercado, assim tendo o prazer de comprar aquilo que gosto e sem precisar a toda hora virar um matemático para saber o que compensa mais comprar apenas pelo preço. 

Acredito que tenho um sonho pequeno, não sei... Atualmente consigo investir R$ 1.500,00 e fiquei na dúvida se meu sonho é pequeno de mais para onde eu posso chegar e gostaria de umas sugestões de quem já passou por essa mesma fase que estou. 

Desde já agradeço a todos que estão na comunidade, obrigado! 

Boa tarde @Juan Bronzeri Dias. Se possivel, tenta fazer como o Raul orientou na aula sobre liberdade financeira, e tente quantificar quanto voce necessitaria para alcançar o seu sonho e quanto necessitaria para mante-lo.

A partir deste ponto podemos começar a calcular o montante necessario e se é possivel baseado nos aportes mensais atingir este objetivo.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

3 minutes ago, Juan Bronzeri Dias disse:

Bom dia/tarde/noite! 

Me chamo Juan e estou fazendo meus 25 anos. Tenho um certo medo de chegar em meus objetivos quando já estiver velho e cansado. Aquilo que mais almejo é ter um lugarzinho tranquilo para morar e ter meu estudio para fazer uns som. Amo e sempre quis aprender a tocar vários intrumentos, mas por conta de não ter um espaço adequado e os equipamentos, me privo a ter apenas um violãozinho e uma guitara simples...Também gostaria de ter o privilégio de poder ponderar menos minhas comprar no mercado, assim tendo o prazer de comprar aquilo que gosto e sem precisar a toda hora virar um matemático para saber o que compensa mais comprar apenas pelo preço. 

Acredito que tenho um sonho pequeno, não sei... Atualmente consigo investir R$ 1.500,00 e fiquei na dúvida se meu sonho é pequeno de mais para onde eu posso chegar e gostaria de umas sugestões de quem já passou por essa mesma fase que estou. 

Desde já agradeço a todos que estão na comunidade, obrigado! 

Boa tarde, Juan!

Entendi que você fez aniversário bem recente então parabéns, carinha!

 

Nenhum sonho é pequeno. Cada pessoa tem sua grandeza e sua importância com seus sonhos. Não os desvalorize!

 

1500 em minha opinião é um aporte interessante. 20 anos investindo pensando que você é jovem vai chegar perto do primeiro milhão e te geraria uma renda de aproximadamente 5000 por mês. Isso a uma taxa conservadora de 8% acima da inflação.

 

Saberia dizer se isso lhe seria suficiente como poder aquisitivo sem trabalhar mais e vivendo dessa renda?

Outra coisa que é importante é estipular pelo menos uma média de valores. Alguns exemplos simples mais para te ajudar a pensar:

Você comenta querer ter um cantinho proprio seu. Mas que cantinho seria esse? Um apê? Uma casona de 8 cômodos? Uma casa de 4 cômodos? Um fazenda?

Isso te dá um norte em quesito de valores.

Além disso podemos até explorar os instrumentos que você comenta. Uma coisa é ter uma guitarrinha estilo uma fender de 400 mango, outra coisa é ter uma Gibson SG (minha guitarra favorita 😅) de não sei quantos mil.

 

Esses pontos para você iniciar a pensar poderão lhe dar uma ideia de quanto custará seus sonhos.

 

Dá uma pensada aí e conta pra gente as conclusões que chegar.

E vamos nos ajudando!

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

38 minutes ago, Edison Luis Paulini disse:

Boa tarde, Juan!

Entendi que você fez aniversário bem recente então parabéns, carinha!

 

Nenhum sonho é pequeno. Cada pessoa tem sua grandeza e sua importância com seus sonhos. Não os desvalorize!

 

1500 em minha opinião é um aporte interessante. 20 anos investindo pensando que você é jovem vai chegar perto do primeiro milhão e te geraria uma renda de aproximadamente 5000 por mês. Isso a uma taxa conservadora de 8% acima da inflação.

 

Saberia dizer se isso lhe seria suficiente como poder aquisitivo sem trabalhar mais e vivendo dessa renda?

Outra coisa que é importante é estipular pelo menos uma média de valores. Alguns exemplos simples mais para te ajudar a pensar:

Você comenta querer ter um cantinho proprio seu. Mas que cantinho seria esse? Um apê? Uma casona de 8 cômodos? Uma casa de 4 cômodos? Um fazenda?

Isso te dá um norte em quesito de valores.

Além disso podemos até explorar os instrumentos que você comenta. Uma coisa é ter uma guitarrinha estilo uma fender de 400 mango, outra coisa é ter uma Gibson SG (minha guitarra favorita 😅) de não sei quantos mil.

 

Esses pontos para você iniciar a pensar poderão lhe dar uma ideia de quanto custará seus sonhos.

 

Dá uma pensada aí e conta pra gente as conclusões que chegar.

E vamos nos ajudando!

 

Fiz umas pesquisas aqui e deixei mais claro meu sonho...

 

Sonho:

casa própria em Jundiaí - R$ R$ 550.000,00

carro Onix - R$ 85.000,00

bike - 17.000,00

 

Cantinho do trabalho 

PC phoda - 22.000,00

decorações - 5.000,00

 

utensílios para cozinha - 20.000,00

 

academia em casa - 15.000,00

 

estúdio em casa
bateria - 20.000,00

guitarra Gibson Les Paul Standard Slash Vermillion - 44.000,00

violão Gibson G200 EC - 27.000,00

equipamentos de som / pedaleiras - 20.000,00

Total: 825.000,00
 

Custos para manter 

casa - 800,00

carro - 600,00

custos fixos - 3.500,00



Fiz a conta dos juros compostos e cheguei a um resultado de R$ 1.373.759,15 em 25 anos. Descontando o valor do meu sonho ficaria com  R$548.759,00 com uma renda passiva de R$3.530,73 (Isso nos meus 50 anos de vida). Continuando a investir por mais 10 anos, conseguiria ter uma aposentadoria com 60 anos já com tudo o que sempre quis e ainda tendo uma renda passiva para aproveitar a vida :classic_biggrin:
Acredito que ainda tenho que melhorar esses valores para ficar mais acertivo, mas olha... já fiquei feliz só em saber que ter tudo isso que coloquei na minha meta é alcançável. 

Obrigado pelo seu tempo, espero trocar mais ideias contigo!

E sim, um dos meus maiores custos é uma guitarra, para alguns é só um pedaço de madeira maciça kkkkkkkkk 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hour ago, Juan Bronzeri Dias disse:

Fiz umas pesquisas aqui e deixei mais claro meu sonho...

 

Sonho:

casa própria em Jundiaí - R$ R$ 550.000,00

carro Onix - R$ 85.000,00

bike - 17.000,00

 

Cantinho do trabalho 

PC phoda - 22.000,00

decorações - 5.000,00

 

utensílios para cozinha - 20.000,00

 

academia em casa - 15.000,00

 

estúdio em casa
bateria - 20.000,00

guitarra Gibson Les Paul Standard Slash Vermillion - 44.000,00

violão Gibson G200 EC - 27.000,00

equipamentos de som / pedaleiras - 20.000,00

Total: 825.000,00
 

Custos para manter 

casa - 800,00

carro - 600,00

custos fixos - 3.500,00



Fiz a conta dos juros compostos e cheguei a um resultado de R$ 1.373.759,15 em 25 anos. Descontando o valor do meu sonho ficaria com  R$548.759,00 com uma renda passiva de R$3.530,73 (Isso nos meus 50 anos de vida). Continuando a investir por mais 10 anos, conseguiria ter uma aposentadoria com 60 anos já com tudo o que sempre quis e ainda tendo uma renda passiva para aproveitar a vida :classic_biggrin:
Acredito que ainda tenho que melhorar esses valores para ficar mais acertivo, mas olha... já fiquei feliz só em saber que ter tudo isso que coloquei na minha meta é alcançável. 

Obrigado pelo seu tempo, espero trocar mais ideias contigo!

E sim, um dos meus maiores custos é uma guitarra, para alguns é só um pedaço de madeira maciça kkkkkkkkk 

Cara, que legal!
Fazer essas estimativas já lhe dão um norte.

E também não vamos esquecer o fato de que você pode aumentar seus aportes com uma renda extra ou até mesmo em aumentos salariais.

Está no caminho!

 

PS: casa em jundiaí? Somos quase vizinhos Huhauhaha  Estou em Várzea Paulista!

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

E aí Juan, tudo bom?

Mano eu penso que devemos seguir um caminho paralelo, aportando para a aposentaria e ao mesmo tempo aplicando em sonhos de modo a realizá-los no meio do caminho. O valor que você tem disponível para investir é bom, e tende a aumentar a medida de você for evoluindo na carreira profissional. Não ficou claro com o que você trabalha atualmente, mas o estúdio de som pode ser um negócio, ou seja, ser um ativo. Dessa forma o custo dos equipamentos perdem um pouco o peso no cálculo que fizestes, pois passariam a colocar grana do seu bolso.

Editado por Saniel Barros Alves
Deixar mais claro
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

11 horas atrás, Saniel Barros Alves disse:

E aí Juan, tudo bom?

Mano eu penso que devemos seguir um caminho paralelo, aportando para a aposentaria e ao mesmo tempo aplicando em sonhos de modo a realizá-los no meio do caminho. O valor que você tem disponível para investir é bom, e tende a aumentar a medida de você for evoluindo na carreira profissional. Não ficou claro com o que você trabalha atualmente, mas o estúdio de som pode ser um negócio, ou seja, ser um ativo. Dessa forma o custo dos equipamentos perdem um pouco o peso no cálculo que fizestes, pois passariam a colocar grana do seu bolso.

Eae Saniel! Estou bem cara, obrigado.

Eu trabalho como programador, e realmente meus aportes irão aumentar com certeza. 

Obrigado pela dica, realmente o estúdio pode ser um ativo. Vou me empenhar para isso!

Valeu cara, até mais :classic_wink:

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...