Jump to content

Quanto custa meu sonho? (Módulo 1. Aula 5 - Independência financeira)


Recommended Posts

Então vamo lá!

 

Esse é minha primeira publicação na comunidade, vamos para os números dos sonhos:

- Casa: 500.000,00 (Maranhão é mais barato mesmo, acho que esse valor já compra uma boa casa por aqui) 

- Carro: 90.000,00 (Carro pra mim é só pra não pegar chuva)

- Moto: 30.000,00 (Não muito pequena, mas também não muito grande)

- Investimentos: 1.500.000,00 

PATRIMÔNIO: 2.120.000,00

 

Custo manter:

Manutenção/seguros automóveis: 1000

Custo fixo de vida: 7000

 

Hoje tenho 100 mil reais e 29 anos, e partindo desse valor para alcançar o patrimônio acima precisaria de 3000 reais por mais 20 anos. No entanto hoje consigo aportar no máximo 1000 reias. Não quero demorar mais que 20 anos, na verdade queria bem menos que isso. 

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

8 horas atrás, Saniel Barros Alves disse:

Então vamo lá!

 

Esse é minha primeira publicação na comunidade, vamos para os números dos sonhos:

- Casa: 500.000,00 (Maranhão é mais barato mesmo, acho que esse valor já compra uma boa casa por aqui) 

- Carro: 90.000,00 (Carro pra mim é só pra não pegar chuva)

- Moto: 30.000,00 (Não muito pequena, mas também não muito grande)

- Investimentos: 1.500.000,00 

PATRIMÔNIO: 2.120.000,00

 

Custo manter:

Manutenção/seguros automóveis: 1000

Custo fixo de vida: 7000

 

Hoje tenho 100 mil reais e 29 anos, e partindo desse valor para alcançar o patrimônio acima precisaria de 3000 reais por mais 20 anos. No entanto hoje consigo aportar no máximo 1000 reias. Não quero demorar mais que 20 anos, na verdade queria bem menos que isso. 

Bom dia @Saniel Barros Alves. Aportando o valor de R$1mil por mes voce conseguiria atingir o seu objetivo em 29 anos. Se aumentar para R$2mil diminuiria para 24 anos.

Hoje qual seria a sua renda?

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 3 semanas depois...

Cara infelizmente com o dinheiro que você vem aportando atualmente e com o prazo que você deseja... Terá que rever seus sonhos. Considerando o que você já tem investindo e seus aportes levariam pouco mais de 28 anos para atingir o patrimônio desejado. A menos que você tenha algum imóvel que possa vender e investir o valor do mesmo, ou se trocar um carro ou moto (caso possua) por um de menor valor para investir a diferença... A única solução seria aguardar o tempo fazer sua "mágica" 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

On 05/03/2024 at 00:22, Saniel Barros Alves disse:

- Carro: 90.000,00 (Carro pra mim é só pra não pegar chuva)

Se me permite um comentário:

"Só pra não pegar chuva" da pra fazer com muito menos do que isso e ainda ter um conforto legal.

Tem muita opção de carro usado, carro de leilão e etc, onde pode conseguir um veículo decente por um preço acessível.

 

Eu penso isso também, carro pra mim é só pra não pegar chuva. Comprei um carro ano 2006 em um leilão em 2018 por 12k, gastei 2k na época com retífica do motor (200mil km) e até hoje gastei em média 1k por ano em manutenção, além do IPVA e combustível.

Ele me leva pra todo lado, faço inclusive viagens curtas e algumas entregas com ele.

 

Sei que o valor do carro perto do resto de patrimônio que está buscando é pequeno (4%), mas é bem fácil dele tirar teu foco e acabar entrando em um financiamento e se endividar ou desmontar parte do que já conquistou pra pegar um carro além daquele que precisa.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

16 horas atrás, Mikhail Koslowski disse:

Se me permite um comentário:

"Só pra não pegar chuva" da pra fazer com muito menos do que isso e ainda ter um conforto legal.

Tem muita opção de carro usado, carro de leilão e etc, onde pode conseguir um veículo decente por um preço acessível.

 

Eu penso isso também, carro pra mim é só pra não pegar chuva. Comprei um carro ano 2006 em um leilão em 2018 por 12k, gastei 2k na época com retífica do motor (200mil km) e até hoje gastei em média 1k por ano em manutenção, além do IPVA e combustível.

Ele me leva pra todo lado, faço inclusive viagens curtas e algumas entregas com ele.

 

Sei que o valor do carro perto do resto de patrimônio que está buscando é pequeno (4%), mas é bem fácil dele tirar teu foco e acabar entrando em um financiamento e se endividar ou desmontar parte do que já conquistou pra pegar um carro além daquele que precisa.

Tem razão, um carro mais barato faz sentido. Já pensei em tentar um leilão, mais não tive coragem de me meter nisso ainda, pois não entendo muito de carro e tenho receio de comprar uma bomba e perder dinheiro.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

Idade: 29 anos. 

Investimentos    
Duração (anos)    20
Juros a.a.    8%
Investimento Inicial    $40,000.00

Investimento Mensal $2,500.00

Custo dos Sonhos:

Terreno e Casa: $500,000.00 (1/2 com meu esposo)
Custo Fixo Mensal $10,000.00 (somente meu)
Viagens Internacionais  (por viagem - somente minha parte) $30,000.00

Carro dos sonhos: Já tenho, não troco (e inclusive não pago IPVA)

Inicialmente queria fazer 4 viagens ao ano, reduzi para apenas uma. Coloquei o custo alto pois me da mais prazer viajar sem precisar me organizar (preferencia pessoal). Outra alternativa seria reduzir meus custos mensais atuais e investir 5k em 15 anos, daria um valor proximo. 

 

Editado por Ana P S
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...