Jump to content

Score Serasa - Cancelar Cartão


Recommended Posts

Olá, tudo bem? Tenho 22 anos e meu Score é 1000, mas estou com a seguinte duvida.

Tenho atualmente 5 cartões de crédito (2 no Itau, 1 no Inter, 1 na Nubank e 1 no Banco do Brasil), sendo o mais novo do Banco do Brasil (setembro do ano passado. Quando me casei) e o mais antigo um do itau de quando eu tinha 16 anos (quase 7 anos atrás, foi junho de 2017).

Até pouco tempo atrás nenhum deles cobrava anuidade, porém o mais antigo de todos começou a cobrar R$11/mes (o que não consegui negociar com o banco por enquanto) e utilizo esse cartão para gastos com gasolina pra não ficar parado. Se eu cancelar esse cartão isso terá um grande impacto no meu score por ser o mais antigo? (Depois desse eu só fiz o da Nubank no final de 2019) 

Também fico com essa duvida de mudança no score caso possivelmente cancelar ou mudar o padrão de gastos em outros cartões quando lançar o cartão da AUVP 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

18 minutes ago, Enzo Erbert disse:

Olá, tudo bem? Tenho 22 anos e meu Score é 1000, mas estou com a seguinte duvida.

Tenho atualmente 5 cartões de crédito (2 no Itau, 1 no Inter, 1 na Nubank e 1 no Banco do Brasil), sendo o mais novo do Banco do Brasil (setembro do ano passado. Quando me casei) e o mais antigo um do itau de quando eu tinha 16 anos (quase 7 anos atrás, foi junho de 2017).

Até pouco tempo atrás nenhum deles cobrava anuidade, porém o mais antigo de todos começou a cobrar R$11/mes (o que não consegui negociar com o banco por enquanto) e utilizo esse cartão para gastos com gasolina pra não ficar parado. Se eu cancelar esse cartão isso terá um grande impacto no meu score por ser o mais antigo? (Depois desse eu só fiz o da Nubank no final de 2019) 

Também fico com essa duvida de mudança no score caso possivelmente cancelar ou mudar o padrão de gastos em outros cartões quando lançar o cartão da AUVP 

Boa noite, Enzo!

Cancelamentos de cartão não sei se implica em alterações do score necessariamente mas eu acredito que possa fazer alterações mas isso é somado a outros fatores como seus pagamentos estando em dia, o quanto você procura por crédito e afins.

Para se ter uma ideia e compartilhando uma breve experiência: eu tinha um score de 900 e lá vai paulada. Um cidadão veio oferecer planos de seguro de vida em uma ocasião e ao se fazer cotações para meu CPF, meu score derreteu para 400 e pouquinho. Olhei no aplicativo do serasa e lá estava constando essas consultas e isso fez o score ir pro vinagre.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Oi @Enzo Erbert,

Até onde eu sei,  cancelar cartão faz seu score do Serasa diminuir, muito pelo contrário, poderia até alterar para cima.  O que faz score derreter, em relação a cartões de crédito:  Contratação de novos cartões; não pagar a valor integral da fatura, atrasar pagamentos.  Em outras coisas, excesso de consultas mostra que você busca crédito.  No meu score, entre as coisas que aumentaram o meu score foram consultas de seguradoras (ao contrário da experiência que o @Edison Luis Paulini teve).

Enfim, a fórmula do Serasa Score é um meio mistério, mas em relação à sua dúvida, acho que o risco de reduzir por cancelamento é muito baixo...

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

8 horas atrás, Enzo Erbert disse:

Olá, tudo bem? Tenho 22 anos e meu Score é 1000, mas estou com a seguinte duvida.

Tenho atualmente 5 cartões de crédito (2 no Itau, 1 no Inter, 1 na Nubank e 1 no Banco do Brasil), sendo o mais novo do Banco do Brasil (setembro do ano passado. Quando me casei) e o mais antigo um do itau de quando eu tinha 16 anos (quase 7 anos atrás, foi junho de 2017).

Até pouco tempo atrás nenhum deles cobrava anuidade, porém o mais antigo de todos começou a cobrar R$11/mes (o que não consegui negociar com o banco por enquanto) e utilizo esse cartão para gastos com gasolina pra não ficar parado. Se eu cancelar esse cartão isso terá um grande impacto no meu score por ser o mais antigo? (Depois desse eu só fiz o da Nubank no final de 2019) 

Também fico com essa duvida de mudança no score caso possivelmente cancelar ou mudar o padrão de gastos em outros cartões quando lançar o cartão da AUVP 

@Enzo Erbert creio que somente por cancelar o cartão não afetará o score. Pelo que sei o Serasa faz alguns ajustes na metodologia, como por exemplo, com a entrada em vigor do Cadastro Positivo. Eu prefiro não aderir, mesmo perdendo score.

Com relação a gasolina, naovejo diferença pagar com cartão A ou B. O que vale é o gasto e o pagamento em dia das faturas.

Achei esta matéria no site do Serasa, talvez ajude.

https://www.serasa.com.br/score/blog/por-que-meu-score-baixou-do-nada-entenda-as-variacoes-do-score/

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

33 minutes ago, Flavio Prado disse:

@Enzo Erbert creio que somente por cancelar o cartão não afetará o score. Pelo que sei o Serasa faz alguns ajustes na metodologia, como por exemplo, com a entrada em vigor do Cadastro Positivo. Eu prefiro não aderir, mesmo perdendo score.

Com relação a gasolina, naovejo diferença pagar com cartão A ou B. O que vale é o gasto e o pagamento em dia das faturas.

Achei esta matéria no site do Serasa, talvez ajude.

https://www.serasa.com.br/score/blog/por-que-meu-score-baixou-do-nada-entenda-as-variacoes-do-score/

Então, mas cancelar o meu cartão mais antigo não pode dar ruim para o histórico de crédito (digo, evolução financeira na linguagem deles)? Assim como não usar os cartões que tenho?

pergunto tbm pq recentemente recebi essa informação como motivo do score ter aumentado ( é estranho a data, pq meu cartão mais antigo tem 6 anos e o segundo mais antigo tem 4 hahaha mas sla). Isso foi a informação de quando voltou pra 1000 (da pra ver a mensagem e o histórico recente do score)

 

IMG_1388.jpeg

IMG_1387.jpeg

Editado por Enzo Erbert
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...