Jump to content
  • 0

ON ou PN


Henrique Resende Leite

Pergunta

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
1 minute ago, Henrique Resende Leite disse:

Galera, estou começando a analisar empresas para construir minha primeira carteira. Mas por mais que eu leia sobre a empresa, a decisão final sobre ações ON ou PN tem me deixado com dúvidas de como decidir.

O que eu preciso considerar melhor para escolher entre 3 ou 4?

Boa tarde, Henrique!

Um bom ponto inicial é olhar se ambas possuem tag along e também junto a liquidez.

Um exemplo de um caso que temos na bolsa (não é recomendação de compra da empresa):

TRPL3 (ON)  e TRPL4 (PN)

TRPL4 não possui tag along que é um critério eliminatório para nós buy and holders. Então a princípio seria interessante investir em TRPL3. Todavia, TRPL3 possui baixa liquidez o que pode dificultar a entrada e a saída no papel além do fato de que papéis com pouca liquidez tendem a ter uma oscilação de preços muito mais brusca.

 

Após essa análise, você pode verificar quais ações estão com melhores indicadores para compra: P/L, P/VP e DY.

Aquela que estiver mais descontada poderá ser a que você pode adquirir.

Existe também o fato de direitos que cada tipo de papel nos dá. Uma tem direito a voto em assembléias, outra tem preferência no recebimento de dividendos mas não acho isso muito pertinente para nós investidores minoritários.

 

Por fim acho importante lembrar também que temos as ações UNIT com final 11 no ticker.

Elas representam um conjunto de ações tanto PN como ON a fins de a empresa aumentar a liquidez de alguns papéis que possuem poucas movimentações no mercado.