Jump to content
  • 0

Diagrama do Cerrado - Endividamento


Murillo Bertolini

Pergunta

Olá pessoal, estou com uma dúvida em relação à necessidade de uma pergunta no Diagrama do Cerrado.

Apesar de ter iniciado com as perguntas padrão, venho aos poucos adaptando conforme acredito que elas fazem ou não sentido para a montagem da minha carteira. Nesse ponto, estava em dúvida em relação à seguinte pergunta: 

"A dívida líquida da empresa é menor que o lucro líquido dos últimos 12 meses?"

Fico em dúvida se a pergunta acima não fica um pouco redundante com a seguinte pergunta, também presente no meu diagrama:

'Div. Líquida/EBITDA é menor que 2 nos últimos 5 anos?"

Penso que caso uma empresa passe no primeiro ponto, ela obrigatoriamente passaria no segundo, visto que Lucro Líquido < EBITDA (na maioria dos casos), logo de Lucro Líquido > DL, DL/EBITDA < 2.

Ou seja, além de usar como critério de filtragem o DL/EBITDA ser < 3, estaria colocando outras duas perguntas para pontuar, uma sendo menor que dois e outra +/- como se devesse ser menor que 1.

 

Estou correto no meu raciocínio? Faz sentido excluir uma das perguntas? O que acham?

Obrigado desde já!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
19 horas atrás, Murillo Bertolini disse:

"A dívida líquida da empresa é menor que o lucro líquido dos últimos 12 meses?"

Fico em dúvida se a pergunta acima não fica um pouco redundante com a seguinte pergunta, também presente no meu diagrama:

'Div. Líquida/EBITDA é menor que 2 nos últimos 5 anos?"

Penso que caso uma empresa passe no primeiro ponto, ela obrigatoriamente passaria no segundo, visto que Lucro Líquido < EBITDA (na maioria dos casos), logo de Lucro Líquido > DL, DL/EBITDA < 2.

Bom dia @Murillo Bertolini. Eu párticularmente utilizo a divida liquida / ebitda tomando como base de que, o lucro operacional sera direcionado para pagar o capital de terceiros e o capital proprio, enquanto que o lucro liquido vai somente para o sócio (capital proprio)

Como eu ja procuro escolher empresas que possuem a divida liquida / ebitda menor do que 3 eu adaptei a pergunta do diagrama avaliando se a mesma aumentou ou diminuiu no ultimo exercicio

Voce pode tambem utilizar uma avaliação para divida liquida / patrimonio liquido que para credores acaba sendo um indicador importante em caso de garantia para a divida

Alem disso tenho uma pergunta relacionado a geração de caixa no exercicio, ja que, na minha opinião os problemas relacionados a dividas não são diretamente relacionados a solvencia, mas sim a capacidade de geração de caixa da mesma. Voce pode avaliar a geração de caixa juntamente com o cronograma de amortização da divida e verificar como o mesmo impacta no caixa da empresa.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 13/03/2024 at 07:41, Adriano Umemura disse:

Como eu ja procuro escolher empresas que possuem a divida liquida / ebitda menor do que 3 eu adaptei a pergunta do diagrama avaliando se a mesma aumentou ou diminuiu no ultimo exercicio

Voce pode tambem utilizar uma avaliação para divida liquida / patrimonio liquido que para credores acaba sendo um indicador importante em caso de garantia para a divida

Alem disso tenho uma pergunta relacionado a geração de caixa no exercicio, ja que, na minha opinião os problemas relacionados a dividas não são diretamente relacionados a solvencia, mas sim a capacidade de geração de caixa da mesma. Voce pode avaliar a geração de caixa juntamente com o cronograma de amortização da divida e verificar como o mesmo impacta no caixa da empresa.

Bom dia, Adriano!

Interessante, gostei do seu ponto de vista, obrigado pela resposta! Ao meu ver, faz sentido manter uma pergunta sobre DL/EBITDA < 2, uma vez que pra mim, acima disso já liga um sinal de alerta, que seria mais ou menos a tendência que você analisa de crescimento ou diminuição da mesma.

No entanto, a outra pergunta acredito que vou reescrever um pouco na linha que você falou. Além da posição de endividamento, a geração de caixa é um fator interessante para avaliar a capacidade/facilidade de pagamento daquela dívida nos próximos anos. Nessa linha, teria alguma métrica interessante para compartilhar que eu poderia utilizar? Algo como DL/geração de caixa < 3 anos, ou algo assim?

 

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 minute ago, Murillo Bertolini disse:

No entanto, a outra pergunta acredito que vou reescrever um pouco na linha que você falou. Além da posição de endividamento, a geração de caixa é um fator interessante para avaliar a capacidade/facilidade de pagamento daquela dívida nos próximos anos. Nessa linha, teria alguma métrica interessante para compartilhar que eu poderia utilizar? Algo como DL/geração de caixa < 3 anos, ou algo assim?

Um deles é a propria divida liquida / ebitda, ja que o ebitda reflete o potencial de geração de caixa da empresa.

Alem dele eu não uso indicadores, mas avalio no resultado anual se houve geração ou dreno de caixa alem de jogar o cronograma de amortização na planilha para verificar o impacto no caixa nos proximos anos.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
10 minutes ago, Adriano Umemura disse:

Alem dele eu não uso indicadores, mas avalio no resultado anual se houve geração ou dreno de caixa alem de jogar o cronograma de amortização na planilha para verificar o impacto no caixa nos proximos anos.

hmm entendi. E como você faz essa avaliação do impacto do caixa junto do cronograma de amortização?


Algo como: "a empresa gerou X nesse ano, para pagar o que promete nos próximos 3 anos, teria que gerar, no mínimo 3X por ano, logo não é bom sinal"?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Murillo Bertolini disse:

hmm entendi. E como você faz essa avaliação do impacto do caixa junto do cronograma de amortização?


Algo como: "a empresa gerou X nesse ano, para pagar o que promete nos próximos 3 anos, teria que gerar, no mínimo 3X por ano, logo não é bom sinal"?

Eu faço o valuation da empresa e projeto os fluxos de caixa. Adiciono então o cronograma de amortização.

Em empresas da bolsa, principalmente as bem estruturadas, o impacto nos casos que estudei não é relevante

Mas ja fiz estudos de empresas de varejo ou de empresas menores em processos de M&A que o caixa vira depois de 3 exercicios 😅

Nestes casos se a empresa não contrai dividas novas ou rola a divida a chance de quebrar é enorme

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...