Jump to content
  • 0

Taxa de juros com previsão de queda em junho nos USA.


Adelcio Nonato Lopes

Pergunta

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
57 minutes ago, Adelcio Nonato Lopes disse:

Bom dia!

Com previsão de  queda de juros nos USA a partir de julho, será que é hora de aportar lá e segurar um pouco os aportes aqui no Brasil?

 

Bom dia @Adelcio Nonato Lopes. Apesar de hoje 58,6% dos operadores acreditarem que o Federal Reserve (FED) iniciará um afrouxamento monetário com uma redução de 25 pontos-base na taxa de juros na reunião de junho, o cenario ainda é incerto. 

A inflação no atacado de fevereiro, medida pelo Producer Price Index (PPI), será divulgada na manhã desta quinta-feira (14). A mediana das projeções para fevereiro indica uma variação de 0,3 por cento, nível semelhante à oscilação de janeiro. No acumulado em 12 meses, a projeção é de uma aceleração para 1,1 por cento, acima dos 0,9 por cento registrados nos 12 meses até janeiro.

No caso do “núcleo” do PPI, que exclui os preços mais voláteis de alimentos e de energia, a expectativa é de uma desaceleração na inflação para 0,2 por cento, ante os 0,5 por cento de janeiro. No acumulado em 12 meses, a mediana das projeções também indica uma desaceleração para 1,9 por cento ante os 2,0 por cento nos 12 meses até janeiro.

É o segundo índice de inflação importante na semana. Na terça-feira (12) foi divulgado o Consumer Price Index (CPI) americano de fevereiro. A inflação no varejo variou 3,2 por cento no acumulado de 12 meses até fevereiro. O resultado veio acima da mediana das expectativas, que era de 3,1 por cento observados nos 12 meses até janeiro.

O “núcleo” do CPI desacelerou menos que o esperado. Recuou para 3,8 por cento nos 12 meses até fevereiro ante 3,9 por cento em janeiro. No entanto, a mediana das expectativas era de 3,7 por cento.

O PPI será a última divulgação de dados relevantes antes da reunião do Federal Open Market Committee (Fomc), equivalente americano do Copom, agendada para os dias 19 e 20 de março. Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (FED), o banco central americano, tem declarado insistentemente que a trajetória da política monetária vai depender da inflação.

Os membros do Fomc estão esperando que os índices comprovem o retorno da inflação à meta de 2 por cento ao ano antes de começarem a afrouxar a política monetária. O problema de vários trilhões de dólares é que não há sinais claros se a inflação está voltando ou não para a meta de 2 por cento ao ano.

Os índices recuaram bastante em relação aos picos de 2022, quando a inflação em 12 meses medida pelo CPI chegou a 9,9 por cento. No entanto, os percentuais seguem acima das metas e os indicadores tanto da atividade econômica quanto do mercado de trabalho mostram que a economia permanece em um ritmo de atividade vigoroso. Daí a importância dos índices para fornecer um pouco mais de previsibilidade ao mercado para os próximos passos da autoridade monetária.

Contudo a nossa metodologia é direcionado para aportes mensais em todas as classes de ativos, independente do momento economico. O que ira varia sera o percentual a qual sera calculado em cima das nossas metas e indicadores de risco. Tentar prever o que ira acontecer só nos deixa fora do mercado e nos faz perder rentabilidade da nossa carteira. Nesse 1 ano de taxa de juros alta nos EUA quem ficou de fora perdeu todo essse movimento do grafico abaixo.

Sendo assim, adicione suas metas no diagrama juntamente com seus criterios de risco e deixe o diagrama direcionar o aporte, tirando a nossa subjetividade das decisões ja que em 99% dos casos estara equivocada

 

Captura de Tela 2024-03-14 às 10.07.32.png

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...