Jump to content
  • 0

Meu imóvel - Vender ou manter alugado?


Pergunta

Boa noite Turma!

Gostaria da ajuda de vcs pra definir o melhor caminho para meus investimentos.

Em 2008 comprei meu primeiro imóvel por 195k com meu FGTS quitando em 5 anos, afim de melhorar meus rendimentos com alugueis na aposentadoria. 

Hoje fiz uma pesquisa de mercado em três imobiliárias para definir o preço do imóvel. A média de valor ficou em 850k, esse valor seria para venda imediata, porém o valor ficaria em 1.000k para espera de um comprador. O imóvel está alugado por 3k. Está rendendo 4,3% ao ano. 

Devo vender pelo valor de mercado 850k e melhorar o rendimento mensal ou colocar pelo valor de 1.000k e esperar a venda ocorrer? 

Tenho 54 anos e ainda pretendo trabalhar por mais 10 anos. Estou conhecendo o mercado agora, sou da turma 29. Estou capitalizando recursos para fazer minha reserva de emergência. Tenho dois carros sendo um de 32k (Sportagem 2009) quitado e outro financiado que resta 9x 1750,00 de valor final 65k (Jetta 2015) que coloquei a venda. E por último, moro em outro imóvel bem maior e confortável tb financiado com taxa de 4,9 + IPCA de valor atual de 1.200k que planejo quitar daqui uns 7 anos, (esse resta 640k e prestação de 4,5k e já paguei 4anos). Obrigado pela atenção de todos. Abçs!!! 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Bom dia mano, também sou turma 29 e ainda estou estudando...Mas pelas minhas contas esses 850k gerariam pouco pouco mais de 5,5k se fossem em dividendos de fundos imobiliários (levando em conta 8% ao ano)  e cerca de 5,8k se fosse na Selic já descontando os 22,5% de IR e como você já tem um imóvel para morar, acredito valer a pena a venda por 850k

Editado por Estêvão José Moschen Lima
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 15/03/2024 at 20:03, Guilherme Frederico Lanes Junior disse:

Boa noite Turma!

Gostaria da ajuda de vcs pra definir o melhor caminho para meus investimentos.

Em 2008 comprei meu primeiro imóvel por 195k com meu FGTS quitando em 5 anos, afim de melhorar meus rendimentos com alugueis na aposentadoria. 

Hoje fiz uma pesquisa de mercado em três imobiliárias para definir o preço do imóvel. A média de valor ficou em 850k, esse valor seria para venda imediata, porém o valor ficaria em 1.000k para espera de um comprador. O imóvel está alugado por 3k. Está rendendo 4,3% ao ano. 

Devo vender pelo valor de mercado 850k e melhorar o rendimento mensal ou colocar pelo valor de 1.000k e esperar a venda ocorrer? 

Tenho 54 anos e ainda pretendo trabalhar por mais 10 anos. Estou conhecendo o mercado agora, sou da turma 29. Estou capitalizando recursos para fazer minha reserva de emergência. Tenho dois carros sendo um de 32k (Sportagem 2009) quitado e outro financiado que resta 9x 1750,00 de valor final 65k (Jetta 2015) que coloquei a venda. E por último, moro em outro imóvel bem maior e confortável tb financiado com taxa de 4,9 + IPCA de valor atual de 1.200k que planejo quitar daqui uns 7 anos, (esse resta 640k e prestação de 4,5k e já paguei 4anos). Obrigado pela atenção de todos. Abçs!!! 

Bom dia, Guilherme!

Apenas complementando a resposta do nosso amigo @Estêvão José Moschen Lima.

Uma média que vemos sobre aluguéis de imóveis seria de uns 0,5% ao mês. No seu caso seria algo em torno de R$4250. Logo, olhando por este ponto o imóvel não rende o mínimo almejado e talvez seria mais sensato fazer a venda do mesmo já que não é seu imóvel de moradia.

 

Espero que ajude a refletir!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 15/03/2024 at 20:03, Guilherme Frederico Lanes Junior disse:

Boa noite Turma!

Gostaria da ajuda de vcs pra definir o melhor caminho para meus investimentos.

Em 2008 comprei meu primeiro imóvel por 195k com meu FGTS quitando em 5 anos, afim de melhorar meus rendimentos com alugueis na aposentadoria. 

Hoje fiz uma pesquisa de mercado em três imobiliárias para definir o preço do imóvel. A média de valor ficou em 850k, esse valor seria para venda imediata, porém o valor ficaria em 1.000k para espera de um comprador. O imóvel está alugado por 3k. Está rendendo 4,3% ao ano. 

Devo vender pelo valor de mercado 850k e melhorar o rendimento mensal ou colocar pelo valor de 1.000k e esperar a venda ocorrer? 

Tenho 54 anos e ainda pretendo trabalhar por mais 10 anos. Estou conhecendo o mercado agora, sou da turma 29. Estou capitalizando recursos para fazer minha reserva de emergência. Tenho dois carros sendo um de 32k (Sportagem 2009) quitado e outro financiado que resta 9x 1750,00 de valor final 65k (Jetta 2015) que coloquei a venda. E por último, moro em outro imóvel bem maior e confortável tb financiado com taxa de 4,9 + IPCA de valor atual de 1.200k que planejo quitar daqui uns 7 anos, (esse resta 640k e prestação de 4,5k e já paguei 4anos). Obrigado pela atenção de todos. Abçs!!! 

Bom dia @Guilherme Frederico Lanes Junior. O valor que voce esta recebendo de aluguel mensal é de 0,35% considerando o valor de R$850 mil e sem considerar IR. Na minha opinião é um valor baixo, comparado com a media que gira em torno de 0,5%

Este montante investido em fundos imobiliarios que irão manter a sua exposição no setor imobiliario, poderia gerar em torno de 0,8%am isento de IR, alem de uma liquidez maior

Contudo, caso decida realizar a venda do imovel, não considerou a quitação do seu financiamento? Se o seu financiamento esta indexado ao IPCA ele pode se tornar uma bomba futuramente. Alem disso, ao quitar o imovel alem da tranquilidade de eliminar essa divida, te proporcionara mais recursos para voce investir mensalmente

Alem de tudo isso, o ideal tambem seria avaliar o imposto a ser pago na venda do imovel.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...