Jump to content
  • 0

Lula Poderia Retar os Dividendos de Outras Empresas Estatais?


Patrick Alves Do Carmo

Pergunta

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
2 horas atrás, Patrick Alves Do Carmo disse:

Olá, pessoal,

 

Na última semana, temos acompanhado os eventos relacionados à Petrobras, nos quais os dividendos foram retidos. Isso poderia acontecer também com BBAS3, BBSE3 e CXSE3? Digo, onde qualquer presidente poderia tomar essa e/outras medidas?

Penso ser um risco para qualquer estatal quando falamos de envolvimento político (independente de quem esteja governando).

A única que na minha opinião não sofreria seria a BB seguridade por se tratar de uma holding e possui uma estrutura um tanto particular onde o governo não exerce poder sobre ela.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Pois é, sou novo no mercado de ações e, quando comecei a investir, não tinha ideia de que tais acontecimentos seriam possíveis. Sendo assim, aloquei 43% em BBSE3, 8% em CXSE3 e 10% em BBAS3. Mas, diante desse cenário na Petrobras, não sei como agiria no futuro, daqui a aproximadamente 15 anos, quando almejaria estar me beneficiando dos investimentos e eles viessem faltar por conta de um maluco!

Diante disso, eis minha dúvida: seria o caso de já rebalancear esses valores ou parar de aportar em estatais com interferência direta de qualquer presidente (manter posição)?

 

No módulo 8, @Raul Sena falou sobre o rebalanceamento para investimentos abaixo de 20 mil reais; entretanto, possuo cerca de 40 mil. Portanto, estou com dúvida sobre se devo rebalancear BBSE3, que está bem desproporcional, já que estava seguindo a regra do jacaré.

Editado por Patrick Alves Do Carmo
citação
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
48 minutes ago, Patrick Alves Do Carmo disse:

Pois é, sou novo no mercado de ações e, quando comecei a investir, não tinha ideia de que tais acontecimentos seriam possíveis. Sendo assim, aloquei 43% em BBSE3, 8% em CXSE3 e 10% em BBAS3. Mas, diante desse cenário na Petrobras, não sei como agiria no futuro, daqui a aproximadamente 15 anos, quando almejaria estar me beneficiando dos investimentos e eles viessem faltar por conta de um maluco!

Diante disso, eis minha dúvida: seria o caso de já rebalancear esses valores ou parar de aportar em estatais com interferência direta de qualquer presidente (manter posição)?

 

No módulo 8, @Raul Sena falou sobre o rebalanceamento para investimentos abaixo de 20 mil reais; entretanto, possuo cerca de 40 mil. Portanto, estou com dúvida sobre se devo rebalancear BBSE3, que está bem desproporcional, já que estava seguindo a regra do jacaré.

Essa é uma decisão muito pessoal. Vai depender do que o investidor pensa sobre estatais.

Há quem passe longe, há quem invista mas considere como risco penalizando a nota no diagrama e há quem invista sem achar que seja um problema empresas sob controle do estado.

 

Aqui que o fator da diversificação seria o ponto crucial.

Ter uma carteira com outros ativos de diferentes setores e até mesmo eventualmente de outras empresas de um mesmo setor porém privadas é onde se diminui um pouco alguns cenários de volatilidade quando falamos das estatais.

 

Rebalanceamentos de carteira na minha opinião muda muito de acordo com valores para cada investidor.

Você comenta que possui 40mil distribuídos nessas empresas. Mas quanto é seu poder de aporte mensal?

Exemplo: caso fosse uns 3000, em um ano você praticamente já teria aportado o valor que possui hoje. Até digo isso pois acredito que fazer rebalanceamentos de carteira e ajustes na mesma sem realizar vendas sempre que possível é o melhor dos cenários.

Mas essa decisão entendo que deva ser tomada depois que se pensar em como lhe dar com as estatais.

Elas possuem seus riscos pois envolvem cunho político e isso deve ser friamente analisado antes de realizar tais investimentos. Um caso comum é a própria Petrobrás que conquistou muitos investidores com um DY absurdo e que olharam apenas para DY e/ou foram na onda do FOMO.

Sem um estudo prévio começa a ficar complicado. 

Então a depender da decisão, congelar os ativos na minha opinião seria a melhor alternativa.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Sim, hoje reconheço o risco que uma estatal pode representar para o futuro e, por isso, tenho refletido melhor sobre minha estratégia para aprimorar o que já consegui acumular.

Meu aporte mensal é de cerca de 5 mil reais, com expectativas de aumentar. Seguindo o PIAR, que é equilibrado, e também meus objetivos de curto prazo, minha meta é acumular patrimônio para dar entrada na casa própria. Portanto, estou focado em acumular patrimônio por meio do Tesouro Direto e renda fixa, com a intenção de juntar cerca de 200 mil reais nos próximos anos.

 

Contudo, ainda estou com dúvidas sobre os títulos da minha carteira. Não acho que esteja com uma seleção ruim, mas estou preocupado com as estatais. À primeira vista, congelar os investimentos nelas poderia ser uma boa ideia, mas tenho encontrado contradições nessa abordagem.

Pretendo estudar outros ativos e também diversificar melhor minha carteira. Atualmente, ela está composta por ITSA4 (16), KLBN4 (14), BBAS3 (12), BBSE3 (10), TAEE4 (8), TASA4 (6), CXSE3 (3), ticker e pontos.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, Patrick Alves Do Carmo disse:

Sim, hoje reconheço o risco que uma estatal pode representar para o futuro e, por isso, tenho refletido melhor sobre minha estratégia para aprimorar o que já consegui acumular.

Meu aporte mensal é de cerca de 5 mil reais, com expectativas de aumentar. Seguindo o PIAR, que é equilibrado, e também meus objetivos de curto prazo, minha meta é acumular patrimônio para dar entrada na casa própria. Portanto, estou focado em acumular patrimônio por meio do Tesouro Direto e renda fixa, com a intenção de juntar cerca de 200 mil reais nos próximos anos.

 

Contudo, ainda estou com dúvidas sobre os títulos da minha carteira. Não acho que esteja com uma seleção ruim, mas estou preocupado com as estatais. À primeira vista, congelar os investimentos nelas poderia ser uma boa ideia, mas tenho encontrado contradições nessa abordagem.

Pretendo estudar outros ativos e também diversificar melhor minha carteira. Atualmente, ela está composta por ITSA4 (16), KLBN4 (14), BBAS3 (12), BBSE3 (10), TAEE4 (8), TASA4 (6), CXSE3 (3), ticker e pontos.

Eu acho que você está seguindo uma boa linha de raciocínio.

Mesmo com relação as estatais, vejo duas formas de você proceder:

- a primeira seria de fato congelar elas e não fazer mais aportes. Assim, em cenários que a coisa fica ruim você fica mais tranquilo por não ter aportado mais dinheiro e ver a coisas oscilando. E quando der bom nas empresas, você não fica com aquela dor de corno (a gente sempre manda essa piadinha 😅) de ver a coisa indo pra frente e estarmos de fora. Por isso penso que congelar seria a melhor alternativa.

- a segunda opção seria penalizar as empresas estatais com uma.lergunta no diagrama do cerrado onde a empresa estatal vai levar um ponto negativo o que diminuiu consequentemente sua nota e seu aporte.

 

Digo destas alternativas ainda por eu seguir o viés de não venda que acredito ser a melhor das estratégias inclusive dados seus aportes que irão superar em breve o montante investido nessas empresas.

E dando um pitaquinho nas demais empresas que você tem, sua carteira é legal!

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...