Jump to content
  • 0

Empresas na B3


Rodrigo Moretto Da Silva

Pergunta

Olá pessoal,

Queria abrir uma discussão pra entender, se houver, quais seriam os motivos para a quantidade "limitada" de empresas na bolsa brasileira, quando se compara com os EUA.

É difícil o processo de se realizar um IPO, as empresas brasileiras ainda são atrasadas nessa área, o quê acontece? 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 1

Bom dia @Rodrigo Moretto Da Silva. Primeiramente temos que rever alguns conceitos relacionados aos motivos a qual uma empresa abre o seu capital na bolsa. Para isso temos que entender o processo de financiamento das empresas

Toda empresa para crescer precisa realizar investimentos em sua operação. Seja aumentando estoques, adquirindo novos equipamentos, realizando processos de M&A (Fusões e Aquisições). Sem estes investimentos alem de não haver perspectivas de aumento do lucro, é bem provavel que esta empresa seja engolida pelas suas concorrentes. Contudo, para realizar estes investimentos a empresa precisa de um financiamento.

Inicialmente as empresas iniciam este processo de financiamento da forma mais basica. Reinvestindo parte dos seus lucros. Imagine que a empresa teve um lucro de R$10mil ao fim do mes. Ela determina um percentual deste lucro, ou as vezes até a sua totalidade, para reinvestir na sua operação. Porém, chega uma hora em que esse processo acaba limitado pelos proprios valores a serem reinvestidos. Desta forma a empresa parte para a segunda opção de financiamento que seriam os emprestimos, titulos de dividas, ou como chamamos, capital de terceiros

O capital de terceiros pode ser um emprestimo bancario ou a emissão de uma debenture por exemplo. É feito um estudo para realizar uma comparação entre a taxa a ser paga e o retorno a ser alcançado com o investimento do montante. Se for viavel para a empresa ela passa a alem de se financiar com os seus lucros, se financiar tambem com o capital de terceiros. Contudo, como as dividas possuem um cronograma de amortização, ela gera uma pressão no caixa da empresa, ja que existe um prazo para o montante ser pago. Desta forma chega um ponto em que a divida começa a aumentar o risco da empresa. Com um risco maior os credores passam a exigir uma taxa maior para emprestar dinheiro, deixando inviavel captar mais dinheiro desta forma. A partir daí a opção de financiamento passa a ser a abertura de capital e o aporte dos acionistas.

O aporte de capital de acionistas oferece a empresa as melhores condições financeiras de viabilização de seus projetos dado que: 

1 - a natureza de captação é permanente, ou seja, a empresa não precisa recomprar uma ação ou devolver o seu dinheiro em um prazo definido. Você compra então uma ação de uma empresa porque você tem a expectativa de que ela cresça e dê os retornos que você espera como acionista

2 - Há um baixo comprometimento de caixa, diferente de quando capta dinheiro de terceiros

3 - Reduz o grau de alavancagem da empresa

Contudo, o custo de capital próprio (capital do acionista) é maior do que o custo do capital de terceiros. Imagine que quando voce adquire sócios voce obrigatoriamente tera que dividir todos os fluxos de caixa futuros. Desta forma é necessario um estudo por parte da empresa relacionada a sua estrutura de capital, com o objetivo de determinar os percentuais relacionados a capital proprio + capital de terceiros que seja considerado "ideal". 

Decidido então que compensa realizar a abertura de capital, deve então ser realizado um IPO. O IPO é a operação pela qual a sociedade emitente coloca seus valores mobiliários no mercado primário, mediante intermediação de uma instituição financeira (em geral um banco de investimentos). Contudo, todo IPO possui um custo. 

Em um IPO vai existir um banco de investimentos que estrutura todo o processo de subscrição da ação, verificando se a empresa atende os requisitos obrigatórios que a CVM exige, realizando o valuation para determinar o valor da empresa que os acionistas aceitariam pagar e que está alinhada com o que a empresa almeja, realiza o processo de reserva ou underwriting assim como o marketing para ser apresentado aos investidores. Além dos custos de todo este processo existe a comissão paga ao banco de investimentos. 

Fora isso é necessario que os investidores acreditem que vale a pena investir o seu dinheiro na empresa. Alem da empresa ter que demonstrar que ira conseguir resultados com os valores investidos, é necessario que o mercado possua pessoas com esta visão de sócio/acionista. 

Desta forma, na minha opinião, o motivo de termos ainda um mercado infinitamente menor do que de paises como os EUA, é devido a um conjunto de fatores. São poucas as empresas que conseguem atingir o ponto de conseguir se vender para o investidor, ja que a grande maioria quebra nos primeiros anos de operação. Alem disso o proprio investidor brasileiro ainda não tem a visão de que o crescimento da economia é reflexo do aumento da produtividade, esta que é entregue pelas nossas empresas.

Por outro lado, por sermos um mercado ainda embrionario, o mesmo tem um potencial de crescimento enorme, tanto em relação as empresas como em relação a maturidade do investidor.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...