Jump to content

Divisões de percentuais para negócio próprio


Recommended Posts

Bom dia, sardinhas!

 

Ao pessoal que tem seu negócio próprio independente de qual seja queria entender um pouco da forma de pensamento e até mesmo de cálculos com seus negócios.

Por exemplo, o Raul sempre comenta que ao menos 10% do lucro deve ser reinvestido em marketing. O demais percentuais? Exemplo: 20% foca de lucro, os 50% restante reinvestido para compra de insumos e os 20 restante para os pagamentos de contas como energia, água, etc.

Obviamente sei que não existem números mágicos e que isso pode variar de negócio para negócio.

Mas a minha maior questão é um pouco de insegurança em ter bons números nessas divisões, se estou no caminho certo.

Estou repensando em criando forças (além de um pouquinho de vergonha na cara) em retomar algum tipo de negócio próprio para eu fazer um extra se não nossos custos fixos em casa especialmente os médicos vão quebrar tudo  ;/

 

Se alguém puder contribuir e me ajudar criar mais linhas de raciocínio eu agradeço muito!

 

PS: já teve um mini negócio onde eu fazia um controle muito arcaico e acredito que totalmente errôneo. Experiência de primeira viagem empreendendo então as burradas eram deveras suscetíveis  😅

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu já tive uma academia de luta (franquia) e uma software house(negócio proprio)

 

Sinceramente depende bastante se negócio é serviço ou produto ? Seu negócio é B2B ou B2C?

Algumas dicas geralmente é se você tem um negócio B2B é tentar fechar um cliente até mesmo antes da abertura do seu negócio como fiz com um software house por exemplo, e fechar uma fidelidade de 12 meses ou até divir o valor total em 12 meses. Com base nesse número você já consegue fazer algum planejamento, com base na parcela desse cliente.

 

Agora no segundo caos é mais complicado um B2C geralmente necessita de um investimento antes de conseguir lucrar algo, o que recomendo seria 30% do valor ser investido em marketing pelo menos nos 3 ou 4 primeiros meses do negócio e depois ir diminuindo.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

29 minutes ago, Victor Hugo Liboni Abrão disse:

Eu já tive uma academia de luta (franquia) e uma software house(negócio proprio)

 

Sinceramente depende bastante se negócio é serviço ou produto ? Seu negócio é B2B ou B2C?

Algumas dicas geralmente é se você tem um negócio B2B é tentar fechar um cliente até mesmo antes da abertura do seu negócio como fiz com um software house por exemplo, e fechar uma fidelidade de 12 meses ou até divir o valor total em 12 meses. Com base nesse número você já consegue fazer algum planejamento, com base na parcela desse cliente.

 

Agora no segundo caos é mais complicado um B2C geralmente necessita de um investimento antes de conseguir lucrar algo, o que recomendo seria 30% do valor ser investido em marketing pelo menos nos 3 ou 4 primeiros meses do negócio e depois ir diminuindo.

Valeu pelas colocações, Victor!

No meu caso é B2C. Até a pouco tempo estava com uma pequena produção de bebidas artesanais (licores). Por algumas questões de saúde na família tive deixar o projeto de lado.

Agora estou planejando novamente uma empreitada. Não decidi ainda se continuarei com as bebidas e/ou incluirei novos produtos que serão alimentícios por fazer parte da minha atual área que é a gastronomia.

Link para compartilhar
Share on other sites

invest
×
×
  • Criar novo...