Jump to content
  • 0

Marcação a Mercado


Pergunta

Olá! 

Gente, até aqui foi bem tranquilo acompanhar as aulas, mas vou admitir que não entendi quase nada de marcação a mercado. Preciso de uma ajuda, por gentileza!

Coloquei em "🟣" os tópicos que a princípio tenho certeza (podem estar equivocados, por favor, me corrijam!) e em "🔴" os tópicos que tenho dúvida. Vamos a linha de raciocínio:

 

🟣 O título tem que valer R$1.000,00 no vencimento.

🟣A taxa de inflação (IPCA) se altera diariamente. Cada vez que a taxa altera o valor do título tem que se alterar também para que ele valha os R$1.000,00 no vencimento.

🟣 Quando a taxa de inflação (IPCA) aumenta, o preço cai. Quando a taxa de inflação (IPCA) diminui, o preço sobe. 

🟣 Existe uma tabela para acompanharmos o andamento desse título. Nela é apresentada o preço teórico (quanto ele deveria estar se estivesse de acordo com as taxas e valores do dia em que você comprou) e o preço real (quanto ele de fato está valendo hoje já ajustado a atual taxa de inflação (IPCA) e ao valor.

1.png.03a3ad1b6263348f4e84e7bb6af3a0b5.png

🟣 Neste exemplo da tabela, em 02/06/2020 o preço teórico seria de R$11.991,07 e o preço real de R$12.209,48.

🔴 Este título foi comprado em 25/05/2020 por R$11.994,43 com data de vencimento em 01/01/2026. Tiraram print da tabela no dia 02/06/2020 e o título estava valendo R$12.209,48 (mais do que o previsto para essa data na hora da compra).
Aconteceu isso (o aumento no valor do título) porque a taxa de inflação (IPCA) aumentou, correto?

🟣 Embora o valor tenha aumentado consideravelmente, ainda não valia a pena ele vender este titulo pois se passaram apenas 8 dias entre a data de compra e esse print e, com isso, o IOF estava muito alto (8 dias = 73%). Com o IOF tão alto, acabaria com a rentabilidade...

2.png.b0f9350b6d3dd33ba5c06422c6fd8d78.png

🟣 Além do IOF, na hora da venda ele teria que observar a tabela da Alíquota do Imposto de renda. Vendo essa tabela (menos que 180 dias = 22,50%) ficou menos vantajoso ainda.

3.png.5dcbcd08b8c0c4650abe16728390d70e.png

🔴 O Raul faz uma simulação no site do Tesouro Direto (minuto 02:40 da aula 07 - Marcação a mercado) onde ele insere alguns dados.
Para que serve essa simulação? Pergunto porque depois sim ele faz uma simulação de venda. 

A taxa no papel na compra (%aa) inserida foi de 6,76%. A simulação dá como resultado a rentabilidade bruta de 6,76% e ele fala "olha que interessante!". Não entendi... Esses números são exatamente iguais. A taxa no papel na compra e a rentabilidade bruta obtida na simulação são iguais? Porque ele disse "que interessante"? 

🔴A simulação também trás como dado a alíquota média de imposto de renda como 15%. Não seria 22,50% já que se passaram apenas 8 dias?

🔴 Ele faz uma nova simulação de venda antecipada e insere a Taxa no Papel da Venda. Para obter esse dado ele tem que:
1. Ir o site do tesouro direto
2. Clicar em "Títulos" e depois em "Preços e Taxas"
3. Clicar em "Ver Cards"
4. Clicar em "Resgatar"
5. Escolher o título que comprou (DÚVIDA: se eu comprei esse titulo 5 anos atrás, ele continuará aparecendo ali?
6. Ver: Rentabilidade anual. Essa taxa (que no caso do vídeo é de 6,37%) você tem que inserir lá na simulação que está fazendo em " Taxa no Papel da Venda"

🔴 Pelo que entendi você não escolhe qual título quer vender. Quando for vender o sistema do tesouro direto simplesmente vende o seu título mais antigo. Tenho certeza que o Raul tem outros títulos comprados (mais antigos) além desse.

Ele comprou esse título em 05/2020. Vamos supor que esse título tenha rendido muito mais e está valendo muito a pena vender agora. 
Vamos supor também que ele comprou outro título em 05/2015 e que hoje está inclusive abaixo do esperado. Raul está tranquilo porque sabe que o título tem que valer R$1.000,00 no vencimento, mas jamais venderia agora. 

Como ele faz para vender o de 05/2020? 

🔴 Quais os números que eu tenho que cruzar para analisar se é uma boa hora de vender o título? 

Rentabilidade bruta acumulada e Rentabilidade contratada? (são as únicas coisas que ele menciona nessa parte do vídeo (minuto 04:55 da aula 07 - Marcação a mercado). 

Olhamos para o "valor líquido aproximado" (que já contabiliza IOF mas não a Alíquota do Imposto de Renda, isso?) 

Como comparar? Basta ver que a linha mais clara está muito acima da linha mais escura? Não entendi... 

4.png.e820e833db291c1efa5a99f58c225d5f.png

Editado por Maria Eduarda Brasiliense Webber
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

×
×
  • Criar novo...