Jump to content
  • 1

Tesouro Selic


Pergunta

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 1
46 minutes ago, Alessandra Cristina De Carvalho Silva disse:

Boa noite.

Na aula o Raul fala que o titulo tem que valer R$ 1.000 no vencimento, não entendi, pois tem títulos que valem mais do que este valor?

Boa noite, Alessandra!

Essa regra se vale para o tesouro prefixado. Ele tem uma métrica de que o título compra irá valer em seu vencimento o valor bruto de R$1000.

Um exemplo hipotético: um título comprado hoje ao valor de R$ 750 a uma taxa de aproximadamente 10,1% e vencimento para 3 anos, o título irá valer R$1000 no vencimento. É uma regra deste tipo de tesouro.

 

Depois nós temos também o tesouro IPCA+ também tem essa regra de se ter um valor no vencimento que no caso seria de R$1000 corrigidos pela inflação. Hoje mesmo o tesouro IPCA está valendo no vencimento aproximadamente  R$4250 que seriam os 1000 corrigidos.

  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1
12 horas atrás, Fenando Carvalho disse:

Boa noite, Edson.

Assisti à vídeo aula e ainda estou com a mesma dúvida!

Então, para confirmar se entendi corretamente: Se eu investi R$ 750,00, ao final do período terei um lucro de R$ 250,00, totalizando R$ 1.000,00, correto? E se eu adicionar mais dinheiro, como R$ 5.000,00, ao final terei R$ 6.000,00, com um lucro de R$ 1.000,00?

Minha linha de raciocínio está correta ou estou viajando na maionese?

Desde já, agradeço.

Bom dia @Fernando Carvalho. A primeira coisa que temos que ter em mente é que, os titulos que irão valer exatamente R$1mil no vencimento são os titulos prefixados. Baseado nesta informação, quando voce for comprar um titulo, o seu valor sera calculado baseado na rentabilidade oferecida e no fato de ao vencimento ter que ser entregue os R$1mil

Por exemplo, o tesouro prefixado com vencimento em 2027 esta valendo hoje R$764,47 com uma taxa de 10,29%. Se voce colocar este valor de R$764,47 em uma calculadora de juros compostos a uma taxa de 10,29% e vencimento em 01.01.27 o valor final sera de R$1mil

Mas e se eu quiser aportar um valor acima do valor do titulo, como por exemplo R$1mil? O tesouro possibilita uma compra fracionada. Desta forma, ao aportar R$1mil voce estara adquirindo 1,31 titulos do tesouro prefixado e recebera no vencimento R$1310,00

Em relação aos outros titulos do tesouro o raciocinio é o mesmo, mas o valor final a ser entregue esta sendo reajustado pelo IPCA nos titulos IPCA e pela SELIC no tesouro selic. Desta forma, hoje o tesouro IPCA vale no vencimento R$4.253,40 e o tesouro selic R$14.661,73

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Alessandra Cristina De Carvalho Silva disse:

Boa noite.

Na aula o Raul fala que o titulo tem que valer R$ 1.000 no vencimento, não entendi, pois tem títulos que valem mais do que este valor?

Boa noite @Alessandra Cristina De Carvalho Silva. Somente complementando o @Edison Luis Paulini. O titulo do tesouro  que ira valer R$1mil no vencimento é o tesouro prefixado. O tesouro IPCA e o Tesouro selic irão ter o seu valor de vencimento reajustado pelo indexador, ou seja, pelo IPCA e pela selic.

Devido a isso o valor no vencimento do tesouro IPCA é de R$4.250,09 e do tesouro selic R$14.626,45

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 25/03/2024 at 20:42, Edison Luis Paulini disse:

Boa noite, Alessandra!

Essa regra se vale para o tesouro prefixado. Ele tem uma métrica de que o título compra irá valer em seu vencimento o valor bruto de R$1000.

Um exemplo hipotético: um título comprado hoje ao valor de R$ 750 a uma taxa de aproximadamente 10,1% e vencimento para 3 anos, o título irá valer R$1000 no vencimento. É uma regra deste tipo de tesouro.

 

Depois nós temos também o tesouro IPCA+ também tem essa regra de se ter um valor no vencimento que no caso seria de R$1000 corrigidos pela inflação. Hoje mesmo o tesouro IPCA está valendo no vencimento aproximadamente  R$4250 que seriam os 1000 corrigidos.

Boa noite, Edson.

Assisti à vídeo aula e ainda estou com a mesma dúvida!

Então, para confirmar se entendi corretamente: Se eu investi R$ 750,00, ao final do período terei um lucro de R$ 250,00, totalizando R$ 1.000,00, correto? E se eu adicionar mais dinheiro, como R$ 5.000,00, ao final terei R$ 6.000,00, com um lucro de R$ 1.000,00?

Minha linha de raciocínio está correta ou estou viajando na maionese?

Desde já, agradeço.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
12 horas atrás, Fenando Carvalho disse:

Boa noite, Edson.

Assisti à vídeo aula e ainda estou com a mesma dúvida!

Então, para confirmar se entendi corretamente: Se eu investi R$ 750,00, ao final do período terei um lucro de R$ 250,00, totalizando R$ 1.000,00, correto? E se eu adicionar mais dinheiro, como R$ 5.000,00, ao final terei R$ 6.000,00, com um lucro de R$ 1.000,00?

Minha linha de raciocínio está correta ou estou viajando na maionese?

Desde já, agradeço.

Bom dia, Lucas!

Vai depender um pouco do título. Mas vamos exemplificar primeiro com um exemplo de um título do tesouro prefixado.

Vamos imaginar que cada título então esteja sendo comprado a R$750 como no seu exemplo. Este é o preço de cada título e ele vai valer sim R$1000 no vencimento vide seu raciocínio.

Ao se aplicar R$5000 você estaria comprando aproximadamente 6,6 títulos. Sim, é possível se comprar frações do título. E cada título terá seu valor equivalente no vencimento.

Esse ponto de comprar frações é importante entender pois valerá para os demais tesouros.

O tesouro Selic hoje está valendo aproximadamente R$ 14.618,18. Ou seja, ao se aplicar R$5000 você estaria comprando aproximadamente 0,34 título.

 

Espero que ajude no entendimento e qualquer dúvida que tenha ficado manda aí para tentarmos ajudar!

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
9 horas atrás, Adriano Umemura disse:

Bom dia @Fernando Carvalho. A primeira coisa que temos que ter em mente é que, os titulos que irão valer exatamente R$1mil no vencimento são os titulos prefixados. Baseado nesta informação, quando voce for comprar um titulo, o seu valor sera calculado baseado na rentabilidade oferecida e no fato de ao vencimento ter que ser entregue os R$1mil

 

Obrigada por explicar! Também estava com isto em mente, pois até na aula 07 (módulo 03) é enfatizado que "todo título de tesouro vai valer R$ 1.000,00 no vencimento", ou seja, eu também estava acreditando que eram realmente todos e não apenas o prefixados.  

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Morgana Nunes Corrêa disse:

Obrigada por explicar! Também estava com isto em mente, pois até na aula 07 (módulo 03) é enfatizado que "todo título de tesouro vai valer R$ 1.000,00 no vencimento", ou seja, eu também estava acreditando que eram realmente todos e não apenas o prefixados.  

É que os titulos indexados ao IPCA e a selic tem o valor de R$1mil reajustado pelo indexador. Devido a isso o valor no vencimento é superior aos R$1mil

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...