Jump to content
  • 0

CAGR Lucro e CAGR Receitas - 5 anos x Crescimento Médio da Dívida


Thalyson Araujo

Pergunta

Boa tarde, galera!

 

Tudo bem com vocês? É o seguinte: estou fazendo minhas planilhas aqui para ESCOLHA de ações, e, dois itens são os CAGR lucro e CAGR receita, ambos constantes nos sites de análises mais famosos. Pois bem, curioso como sou, gostaria de entender como funciona o cálculo do CAGR 5 anos para replicá-lo no crescimento da dívida, e "criar" o CAGR endividamento, para comparar com o índice de lucro ou receita e entender a alavancagem da empresa por outra ótica, além da Divida/Patrimônio ou Dívida/EBITDA. Esse dado pode constar nos sites, mas eu não consegui localiza-lo com minhas chaves de busca padrões.

 

Tentei fazer o cálculo do CAGR e não obtive sucesso no comparativo de dados. Para simplificar e exemplificar o meu fracasso, vou utilizar um caso prático com a SAPR11:

 

Receita Líquida nos últimos 5 anos:

 

image.png.882f52b548bde62ef4bf248ac43fdc0e.png

 

CAGR Receita 5 anos:

 

image.png.9554e84844c4276666b159a7ef12fdaa.png

 

Ao fazer o calculo, abordei duas formas: a diferença da receita anual em porcentagem (de 2019 para 2020 - 4,72/4,8= crescimento de 1,6% - de 2020 para 2021 4,8/5,2= crescimento de 8,3% - de 2021 para 2022 - 5,67/5,2= crescimento de 9% - de 2022 para 2023 - 5,67/6,29= crescimento de 10,9%)

 

Ao obter esses valores aproximados, somei os 4 crescimentos e dividi por 4, o que gerou um crescimento MÉDIO de 7,45%, diferente do CAGR 5anos 5,91%.

Em seguida, fiz a comparação do último 2023 para o primeiro dos 5 anos, 2019 - 6,29/4,72= 33% de crescimento. 

Das duas formas, não cheguei no número de CAGR da fonte de consulta, e, como quero replicar esse crescimento para o crescimento da dívida, gostaria da explicação desse cálculo.

 

É isso, agradeço a quem puder ler essa Odisseia e me ajudar de alguma forma!

Forte abraço a todos e muitos frutos do esforço para nós!

 

Fonte de consulta: https://investidor10.com.br/acoes/sapr11/

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

A taxa é anual composta, você precisa multiplicar os valores de ano pra ano pra obter o CAGR, não somar e dividir por 2 pq dessa forma vc estará calculando uma taxa anual simples. Uma outra forma é pegar a diferença total do primeiro pro último ano e aplicar a raiz quinta na calculadora que ela vai te dar essa taxa (assim é mais fácil) 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Obs: tá faltando o crescimento de um ano anterior aí pra conta se eu não me engano, pq vc deu o crescimento de 4 períodos. 
 

Fiz a conta aqui e deu 5,8 pelo que vc apresentou. 
 

multiplicando tudo seu esse valor a baixo, basta apertar no raiz y de x e apertar o número de anos que vc tá contando. Se quiser meter o loco e fazer de 8, 10, 15 anos, esse é o procedimento 
 

IMG_2130.png.03c51bf8c338fbaf0bfbdab1ec224ba5.png

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
34 minutes ago, Thalyson Araujo disse:

Boa tarde, galera!

 

Tudo bem com vocês? É o seguinte: estou fazendo minhas planilhas aqui para ESCOLHA de ações, e, dois itens são os CAGR lucro e CAGR receita, ambos constantes nos sites de análises mais famosos. Pois bem, curioso como sou, gostaria de entender como funciona o cálculo do CAGR 5 anos para replicá-lo no crescimento da dívida, e "criar" o CAGR endividamento, para comparar com o índice de lucro ou receita e entender a alavancagem da empresa por outra ótica, além da Divida/Patrimônio ou Dívida/EBITDA. Esse dado pode constar nos sites, mas eu não consegui localiza-lo com minhas chaves de busca padrões.

 

Tentei fazer o cálculo do CAGR e não obtive sucesso no comparativo de dados. Para simplificar e exemplificar o meu fracasso, vou utilizar um caso prático com a SAPR11:

 

Receita Líquida nos últimos 5 anos:

 

image.png.882f52b548bde62ef4bf248ac43fdc0e.png

 

CAGR Receita 5 anos:

 

image.png.9554e84844c4276666b159a7ef12fdaa.png

 

Ao fazer o calculo, abordei duas formas: a diferença da receita anual em porcentagem (de 2019 para 2020 - 4,72/4,8= crescimento de 1,6% - de 2020 para 2021 4,8/5,2= crescimento de 8,3% - de 2021 para 2022 - 5,67/5,2= crescimento de 9% - de 2022 para 2023 - 5,67/6,29= crescimento de 10,9%)

 

Ao obter esses valores aproximados, somei os 4 crescimentos e dividi por 4, o que gerou um crescimento MÉDIO de 7,45%, diferente do CAGR 5anos 5,91%.

Em seguida, fiz a comparação do último 2023 para o primeiro dos 5 anos, 2019 - 6,29/4,72= 33% de crescimento. 

Das duas formas, não cheguei no número de CAGR da fonte de consulta, e, como quero replicar esse crescimento para o crescimento da dívida, gostaria da explicação desse cálculo.

 

É isso, agradeço a quem puder ler essa Odisseia e me ajudar de alguma forma!

Forte abraço a todos e muitos frutos do esforço para nós!

 

Fonte de consulta: https://investidor10.com.br/acoes/sapr11/

Boa tarde @Thalyson Araujo. A formula para se calcular o CAGR (Compound Annual Growth Rate ou Taxa de Crescimento Anual Composta) vou deixar no print abaixo. 

Valor Final é o valor do ultimo exercicio
Valor Inicial é o valor do primeiro exercicio
n é o número de periodos e não de anos, ou seja, para 5 anos são 4 periodos

Para o caso de Sanepar o resultado é de 7,44%. Provavelmente esta tendo um erro na base de dados do investidor10

 

Captura de Tela 2024-03-27 às 14.16.07.png

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
11 minutes ago, Adriano Umemura disse:

Boa tarde @Thalyson Araujo. A formula para se calcular o CAGR (Compound Annual Growth Rate ou Taxa de Crescimento Anual Composta) vou deixar no print abaixo. 

Valor Final é o valor do investimento no final do período.
Valor Inicial é o valor do investimento no início do período.
n é o número de periodos e não de anos, ou seja, para 5 anos são 4 periodos

Para o caso de Sanepar o resultado é de 7,44%. Provavelmente esta tendo um erro na base de dados do investidor10

Opa... Essa foi exatamente a mesma taxa que deu quando fiz do jeito burro, somando o crescimento de um período para outro e tirando a média por 4, número de períodos. Então se é um erro na base do site, legal. Pra mim facilitou bastante agora para replicar o CAGR dívida líquida e comparar. Muito obrigado!

 

21 minutes ago, Rodrigo Aguiar Queiroz disse:

Uma outra forma é pegar a diferença total do primeiro pro último ano e aplicar a raiz quinta na calculadora que ela vai te dar essa taxa (assim é mais fácil) 

Nesse caso o cálculo seria 6,29 (2023) - 4,72 (2019) = 1,57B elevado à raiz 5, que daria 9,4%, enquanto elevado à raiz 4 daria 11,93%.

 

23 minutes ago, Rodrigo Aguiar Queiroz disse:

Obs: tá faltando o crescimento de um ano anterior aí pra conta se eu não me engano, pq vc deu o crescimento de 4 períodos. 
 

Fiz a conta aqui e deu 5,8 pelo que vc apresentou

 

Poderia postar o cálculo? Ainda não achei onde errei e matemática não é meu ponto forte kk

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Rodrigo Aguiar Queiroz disse:

O composto de 4 anos = 7,4%
o composto de 5 anos considerando que o lucro do primeiro e do segundo foram iguais (só pra facilitar mesmo) = 5,9%
 

image.jpg.21cb2bc2e44e2251c6066eb945cedad2.jpg

Boa noite @Rodrigo Aguiar Queiroz. Sua explicação está correta. Contudo, quando transpomos o CAGR para analise de ações, o CAGR de 5 anos representa o resultado de 5 exercicios. Desta forma, para sabermos o crescimento do primeiro ao quinto exercicio, temos 4 variacoes. Sendo assim é calculado com base 4

  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
16 horas atrás, Adriano Umemura disse:

Boa noite @Rodrigo Aguiar Queiroz. Sua explicação está correta. Contudo, quando transpomos o CAGR para analise de ações, o CAGR de 5 anos representa o resultado de 5 exercicios. Desta forma, para sabermos o crescimento do primeiro ao quinto exercicio, temos 4 variacoes. Sendo assim é calculado com base 4

Verdade Adriano, fui fazer aqui usando outra empresa e vi que é essa conta mesmo kkkkk valeu! 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...