Jump to content
  • 0

Cuidado no IR quando tiver aluguel de ações


Felipe Braz Sant'anna

Pergunta

Bom dia, ano passado foi o 1o ano que coloquei minhas ações para alugar, neste ano notei que a B3 manda o relatório ok para o IR (o que era uma preocupação que eu tinha - e foi um ponto positivo).

Porém também notei que nos informes fornecidos pelos escrituradores dos papeis, quando a ação está alugada o valor dos dividendos (no período do aluguel) não aparece e em alguns casos, se o papel virou o ano alugado, também não apareceu o numero de cotas/ações correto no final de 2023.

Queria saber se vocês também notaram isso.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
3 horas atrás, Felipe Braz Sant'anna disse:

Bom dia, ano passado foi o 1o ano que coloquei minhas ações para alugar, neste ano notei que a B3 manda o relatório ok para o IR (o que era uma preocupação que eu tinha - e foi um ponto positivo).

Porém também notei que nos informes fornecidos pelos escrituradores dos papeis, quando a ação está alugada o valor dos dividendos (no período do aluguel) não aparece e em alguns casos, se o papel virou o ano alugado, também não apareceu o numero de cotas/ações correto no final de 2023.

Queria saber se vocês também notaram isso.

@Felipe Braz Sant'anna exato, quando há pagamento de dividendos e o papel está alugado, quem repassa para você o valor dos dividendos é a B3. 

No informe de rendimentos das escrituradoras vai aparecer o valor pago pela empresa e você lança normalmente clicando no respectivo botão dentro do lançamento do ticker em Bens e Direitos. E fará outro lançamento, só que agora manual, colocando o CNPJ da B3 como sendo a fonte pagadora dos dividendos, e você faz um único lançamento do valor total que ele pagou.

Explicação: quando uma ação é alugada e está com ele na data.com, o tomador recebe os dividendos dela e a B3 debita a conta do tomador e credita a conta do doador, portanto para a Receita Federal quem é a fonte pagadora é a B3, e não mais a empresa.

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...