Jump to content

Curitiba - Encontro de Empresários e Simpatizantes


Recommended Posts

15 minutes ago, Rafael Do Nascimento disse:

Fala, galera! Tudo bem?

Em praticamente todas as aulas ao vivo, vejo um constante interesse no assunto de empreendedorismo.

Graças ao @Raul Sena, iniciei (tardiamente, mas antes tarde que nunca) minha vida de empresário. Estou no meu primeiro negócio, uma franquia, e estou me fodendo todo. 🤣

Mas tem sido uma jornada muito interessante e de muitos aprendizados. Não tem dado certo (ainda) no sentido financeiro, mas descobri que gosto muito de empreender e não tenho planos de voltar atrás.

Também graças a AUVP, entendi o quão importante é tentar aumentar o ciclo de contato/amizade com pessoas que pensam e almejam o mesmo que você.

Por isso, gostaria de tentar marcar um encontro pra gente se conhecer e trocar ideia.

Meu intuito aqui é aumentar o networking, aprender com vocês e, com sorte, poder ajudar alguém também porque, como disse, tenho aprendido muito!

Se alguém tiver interesse, só mandar msg aew que é nois! = )

Que legal, Rafael!

Parabéns pela iniciativa!

 

Quero acompanhar o tópico para aprender também.

 

Que franquia você adquiriu?

Quais estão sendo as porradas?

Há quanto tempo nesse meio?

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

22 minutes ago, Edison Luis Paulini disse:

Que legal, Rafael!

Parabéns pela iniciativa!

 

Quero acompanhar o tópico para aprender também.

 

Que franquia você adquiriu?

Quais estão sendo as porradas?

Há quanto tempo nesse meio?

aehgiuae maravilha, meu amigo! vai ser um prazer contribuir com qualquer coisa que eu puder
até pq acredito que tb vou aprender demais tentando passar minha próprias experiências.

esse post aqui era mais pra tentar marcar um encontro, mas podemos usar ele pra trocar ideia tb. sinta-se a vontade.

peguei uma franquia de pipoca, há uns 4 meses. e esse é o tempo que tenho de empreendedor. como falei, é minha primeira experiência.

 

sobre os problemas, são infinitos. 
então é mais fácil eu começar com os primeiros aprendizados:

- analise a franquia. é conhecida? é uma marca que se vende sozinha? como é a operação? a operação demanda mto funcionário? qual o modelo de negócio? depende de venda muito ativa? bom mix de produto? é um produto sazonal?
tudo isso influencia inclusive na dificuldade de vc achar pessoas.

- comece com um caixa. eu e meu sócio resolvemos abrir as pressas no fim do ano pra pegar o "boom" de fim de ano e fazer nosso caixa pra passar o restante do ano com mais tranquilidade. a gente sabia do risco: acabar nao acontecendo. 
arriscamos mesmo assim e deu errado

- analise o ponto: qual o público? esse público que pagaria seu ticket medio sem se preocupar? o que tem ao redor? como é o movimento? movimento nao significa venda. o pessoal que passa, está passeando ou tá com pressa?
por exemplo: meu empreendimento é num shopping e num ponto de bastante fluxo, mas é um fluxo de gente que está indo embora. entao a grande maioria das pessoas está correndo pra sair. é mto difícil converter o povo

Editado por Rafael Do Nascimento
  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 30/03/2024 at 11:29, Rafael Do Nascimento disse:

sobre os problemas, são infinitos. 
então é mais fácil eu começar com os primeiros aprendizados:

- analise a franquia. é conhecida? é uma marca que se vende sozinha? como é a operação? a operação demanda mto funcionário? qual o modelo de negócio? depende de venda muito ativa? bom mix de produto? é um produto sazonal?
tudo isso influencia inclusive na dificuldade de vc achar pessoas.

- comece com um caixa. eu e meu sócio resolvemos abrir as pressas no fim do ano pra pegar o "boom" de fim de ano e fazer nosso caixa pra passar o restante do ano com mais tranquilidade. a gente sabia do risco: acabar nao acontecendo. 
arriscamos mesmo assim e deu errado

- analise o ponto: qual o público? esse público que pagaria seu ticket medio sem se preocupar? o que tem ao redor? como é o movimento? movimento nao significa venda. o pessoal que passa, está passeando ou tá com pressa?
por exemplo: meu empreendimento é num shopping e num ponto de bastante fluxo, mas é um fluxo de gente que está indo embora. entao a grande maioria das pessoas está correndo pra sair. é mto difícil converter o povo

Fala Rafael tudo bem?

Que bom saber que deu certo (ou está em vias de dar) seus negócios, lembro lá tras quando falamos e continuo aqui torcendo por você.

Agora que você já mergulhou no negócio todo aprendizado que obtiver vai ser valioso, vai precisar aprender a como ser mais eficiente, a como gerir melhor tanto pessoas quanto $... ou seja eh uma nova fase de descobertas na sua vida...

De fato, existem diversos fatores diferentes a serem analisados ao abrir um negócio e lendo os pontos que você elencou me fez lembrar justamente do que eu havia comentado nesse outro tópico aqui:

 

 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

14 horas atrás, Fabiano Gomes disse:

Fala Rafael tudo bem?

Que bom saber que deu certo (ou está em vias de dar) seus negócios, lembro lá tras quando falamos e continuo aqui torcendo por você.

Agora que você já mergulhou no negócio todo aprendizado que obtiver vai ser valioso, vai precisar aprender a como ser mais eficiente, a como gerir melhor tanto pessoas quanto $... ou seja eh uma nova fase de descobertas na sua vida...

De fato, existem diversos fatores diferentes a serem analisados ao abrir um negócio e lendo os pontos que você elencou me fez lembrar justamente do que eu havia comentado nesse outro tópico aqui:

 

 

Fala, my friend! Tudo bem?

Pois é, cara, esse aprendizado tem sido o máximo.
Estou afunilando cada vez mais os problemas e hoje tenho boas hipóteses do problema, que se resume basicamente na adesão do público ao produto.

É possível que uma movimentação dentro do próprio shopping (o negócio é um quiosque) ajude nisso, por diversos motivos que talvez não valha citar nessa resposta pra não ficar mto extensa e confusa.

O treinamento do time é necessário também, mas é algo que, na minha visão, vai ajudar a mitigar o problema, mas não resolver.
Um time mais capaz consegue converter mais, mas se o público não é o ideal pro negócio, o problema vai persistir. O máximo que conseguiremos é diminuir um pouco o dano.

Se não der certo a movimentação interna, então a opção vai ser mudar o shopping mesmo.

 

E sim, cara, estou mergulhado nisso! hahaha
tá sendo mto cansativo, mas muito enriquecedor.

Tá demandando muito, por isso não tenho comparecido muito às aulas ao vivo, apesar de sempre assistir a gravação depois.

outra coisa muito positiva é que descobri que gosto de empreender, coisa que eu, declaradamente, nunca quis fazer.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

21 horas atrás, Rafael Do Nascimento disse:

Fala, my friend! Tudo bem?

Pois é, cara, esse aprendizado tem sido o máximo.
Estou afunilando cada vez mais os problemas e hoje tenho boas hipóteses do problema, que se resume basicamente na adesão do público ao produto.

É possível que uma movimentação dentro do próprio shopping (o negócio é um quiosque) ajude nisso, por diversos motivos que talvez não valha citar nessa resposta pra não ficar mto extensa e confusa.

O treinamento do time é necessário também, mas é algo que, na minha visão, vai ajudar a mitigar o problema, mas não resolver.
Um time mais capaz consegue converter mais, mas se o público não é o ideal pro negócio, o problema vai persistir. O máximo que conseguiremos é diminuir um pouco o dano.

Se não der certo a movimentação interna, então a opção vai ser mudar o shopping mesmo.

 

E sim, cara, estou mergulhado nisso! hahaha
tá sendo mto cansativo, mas muito enriquecedor.

Tá demandando muito, por isso não tenho comparecido muito às aulas ao vivo, apesar de sempre assistir a gravação depois.

outra coisa muito positiva é que descobri que gosto de empreender, coisa que eu, declaradamente, nunca quis fazer.

Sim, com certeza entender bem seu produto, o público alvo do mesmo e o ponto onde o mesmo estará disponível eh fundamental...

Lembrei de um case que estudamos no MBA, basicamente foi aberto um restaurante em uma praça de alimentação de um shopping, o que não foi levado em consideração é que as praças de alimentação possuem na maioria das vezes um restaurante onde o ticket eh baixo tipo Giraffas e um restaurante onde o ticket eh alto tipo Mania de Churrasco, Divino Fogão, etc.

O restaurante aberto nem mto caro e tbm não mto barato, o negócio não deu certo e acabou por fechar, ele ficou justamente naquilo que chamamos de "Stuck in the Middle", onde não foi avaliado o público alvo daquele shopping e acabava que a maior parte do público tinha uma clara preferência por um dos extremos, e a outra parte na maior parte das vezes se dirigia a outra ponta...

Ou seja, avaliar o público, o local onde vc está ofertando e tbm se o local eh adequado ao tipo de venda que você está fazendo eh essencial e precisa ser mto bem definido no Business Plan e posteriormente no Market Plan.

 

 

 

 

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 30/03/2024 at 10:55, Rafael Do Nascimento disse:

Fala, galera! Tudo bem?

Em praticamente todas as aulas ao vivo, vejo um constante interesse no assunto de empreendedorismo.

Graças ao @Raul Sena, iniciei (tardiamente, mas antes tarde que nunca) minha vida de empresário. Estou no meu primeiro negócio, uma franquia, e estou me fodendo todo. 🤣

Mas tem sido uma jornada muito interessante e de muitos aprendizados. Não tem dado certo (ainda) no sentido financeiro, mas descobri que gosto muito de empreender e não tenho planos de voltar atrás.

Também graças a AUVP, entendi o quão importante é tentar aumentar o ciclo de contato/amizade com pessoas que pensam e almejam o mesmo que você.

Por isso, gostaria de tentar marcar um encontro pra gente se conhecer e trocar ideia.

Meu intuito aqui é aumentar o networking, aprender com vocês e, com sorte, poder ajudar alguém também porque, como disse, tenho aprendido muito!

Se alguém tiver interesse, só mandar msg aew que é nois! = )

Parabéns por ter conseguido dar esse pontapé inicial, Rafael. E quem é que não gosta de uma pipoca, né mesmo, ainda mais se for daquelas cheias de queijo e outras coisas mais. Legal também é a experiência qu8e você está adquirindo com esse primeiro negócio. Quanto ao errar e acertar, creio estar sendo de grande valia. Lhe desejo sucesso.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

5 horas atrás, Fabiano Gomes disse:

Sim, com certeza entender bem seu produto, o público alvo do mesmo e o ponto onde o mesmo estará disponível eh fundamental...

Lembrei de um case que estudamos no MBA, basicamente foi aberto um restaurante em uma praça de alimentação de um shopping, o que não foi levado em consideração é que as praças de alimentação possuem na maioria das vezes um restaurante onde o ticket eh baixo tipo Giraffas e um restaurante onde o ticket eh alto tipo Mania de Churrasco, Divino Fogão, etc.

O restaurante aberto nem mto caro e tbm não mto barato, o negócio não deu certo e acabou por fechar, ele ficou justamente naquilo que chamamos de "Stuck in the Middle", onde não foi avaliado o público alvo daquele shopping e acabava que a maior parte do público tinha uma clara preferência por um dos extremos, e a outra parte na maior parte das vezes se dirigia a outra ponta...

Ou seja, avaliar o público, o local onde vc está ofertando e tbm se o local eh adequado ao tipo de venda que você está fazendo eh essencial e precisa ser mto bem definido no Business Plan e posteriormente no Market Plan.

 

 

 

 

cara, muito obrigado por compartilhar esse conhecimento.

meio que estou percebendo e aprendendo esse tipo de coisa ao longo do caminho, ne? então o que vc me disse meio que já vinha se formatando na minha cabeça.

mas foi muito legal vc ter compartilhado. até mandei sua resposta pro meu sócio; foi muito interessante!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

5 horas atrás, Marco José Pereira disse:

Parabéns por ter conseguido dar esse pontapé inicial, Rafael. E quem é que não gosta de uma pipoca, né mesmo, ainda mais se for daquelas cheias de queijo e outras coisas mais. Legal também é a experiência qu8e você está adquirindo com esse primeiro negócio. Quanto ao errar e acertar, creio estar sendo de grande valia. Lhe desejo sucesso.

opa marcão!

obrigado, querido! tá sendo uma aventura e tanto mesmo.

muito aprendizado. tive o prazer de perceber que gosto disso. Tenho certeza que vou fazer funcionar. seja esse empreendimento ou algum outro.

Por enquanto, ainda estou tentando descobrir o que fazer pra reverter o prejuízo alto e constante, mas já tenho algumas coisas pra testar.

o que ficou claro pra mim (e posso estar errado) é que o maior ofensor é o shopping e/ou o ponto.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...