Jump to content
  • 0

Tesouro Direto


Pergunta

Boa tarde pessoal! Minha pergunta é a seguinte: Estou construindo minha reserva de emergência e estou em dúvida em relação a 2 títulos pré-fixados (Para eu poder ter uma diversidade e seguir o conceito de contra-fluxo). O primeiro título tem vencimento em 01/01/2027 com 10,36% pré-fixado e o outro, com vencimento em 01/01/2031 com 11,27%. Visto que não pretendo levar até o final e utilizar a marcação ao mercado, e além disso pelas projeções focus, a tendência é de a selic diminuir ainda mais, estou nesse dilema e na dúvida de qual compraria. 

Obs: Meu orçamento seria por volta dos  R$ 2.000,00.

ps: Até pensei em levar o título de 2027 ao vencimento, mas ainda estou em dúvida sobre.

Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
36 minutes ago, Pedro Henrique Dos Reis Franchito disse:

Boa tarde pessoal! Minha pergunta é a seguinte: Estou construindo minha reserva de emergência e estou em dúvida em relação a 2 títulos pré-fixados (Para eu poder ter uma diversidade e seguir o conceito de contra-fluxo). O primeiro título tem vencimento em 01/01/2027 com 10,36% pré-fixado e o outro, com vencimento em 01/01/2031 com 11,27%. Visto que não pretendo levar até o final e utilizar a marcação ao mercado, e além disso pelas projeções focus, a tendência é de a selic diminuir ainda mais, estou nesse dilema e na dúvida de qual compraria. 

Obs: Meu orçamento seria por volta dos  R$ 2.000,00.

ps: Até pensei em levar o título de 2027 ao vencimento, mas ainda estou em dúvida sobre.

Boa tarde! @Pedro Henrique Dos Reis Franchito Reserva de emergência não é nada interessante deixar em um tesouro prefixado ou algo assim, pois é para emergências e você pode precisar desse dinheiro a qualquer momento, e dependendo do momento você pode até perder dinheiro se sacar em um momento errado no tesouro direto.

Quando falamos em reserva de emergência devemos pensar em deixar no máximo metade no tesouro selic, e a outra metade em alguma conta corrente de algum bancão como: Santander, Bradesco, Itaú, Banco do Brasil,(excluindo bancos apenas digitais), etc.

Pois a qualquer momento precisaremos desse dinheiro e sacar de um "investimento" pode ser um verdadeiro tiro no pé.

Para reserva de emergência devemos pensar de 6 a 12 meses de seus GASTOS mensais, se você gasta 2000 reais todos os meses deve se construir uma reserva de emergência de pelo menos 12000 reais antes de começar a investir, ou pelo menos ir aportando metade desse valor para reserva e metade para investimentos realmente.

Espero ter ajudado, qualquer coisa pode rever os primeiros módulos que detalham bem melhor essas questões.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
56 minutes ago, Pedro Henrique Dos Reis Franchito disse:

Boa tarde pessoal! Minha pergunta é a seguinte: Estou construindo minha reserva de emergência e estou em dúvida em relação a 2 títulos pré-fixados (Para eu poder ter uma diversidade e seguir o conceito de contra-fluxo). O primeiro título tem vencimento em 01/01/2027 com 10,36% pré-fixado e o outro, com vencimento em 01/01/2031 com 11,27%. Visto que não pretendo levar até o final e utilizar a marcação ao mercado, e além disso pelas projeções focus, a tendência é de a selic diminuir ainda mais, estou nesse dilema e na dúvida de qual compraria. 

Obs: Meu orçamento seria por volta dos  R$ 2.000,00.

ps: Até pensei em levar o título de 2027 ao vencimento, mas ainda estou em dúvida sobre.

Boa tarde @Pedro Henrique Dos Reis Franchito. Para reserva de emergencia teria que ser no tesouro selic mesmo, que te possibilita resgatar a qualquer momento sem chance de perder rentabilidade.

Mesmo para a carteira de investimentos, o ideal seria aportar no titulo com o objetivo de levar até o vencimento. Caso surja a oportunidade de resgatar com ganhos na marcação, podera ser feito, mas não seria o objetivo principal.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Pedro Henrique Dos Reis Franchito disse:

Boa tarde pessoal! Minha pergunta é a seguinte: Estou construindo minha reserva de emergência e estou em dúvida em relação a 2 títulos pré-fixados (Para eu poder ter uma diversidade e seguir o conceito de contra-fluxo). O primeiro título tem vencimento em 01/01/2027 com 10,36% pré-fixado e o outro, com vencimento em 01/01/2031 com 11,27%. Visto que não pretendo levar até o final e utilizar a marcação ao mercado, e além disso pelas projeções focus, a tendência é de a selic diminuir ainda mais, estou nesse dilema e na dúvida de qual compraria. 

Obs: Meu orçamento seria por volta dos  R$ 2.000,00.

ps: Até pensei em levar o título de 2027 ao vencimento, mas ainda estou em dúvida sobre.

@Pedro Henrique Dos Reis Franchito para essa finalidade sua seria interessante pensar em ter uma reserva de oportunidade.

Para reserva de emergência seria melhor deixar em Tesouro Selic(com impossibilidade de saque em feriados e finais de semana) ou algum investimento atrelado ao CDI com liquidez diária, no pior dos cenários pensaria em Poupança. 

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...