Jump to content
  • 0

Dúvida em Relação ROE x ROIC (Modulo 4 Aula 06)


Pergunta

EDIT: Talvez esse post meu deva ser movido para a seção de Dúvidas

Bom dia, primeiro post meu aqui na comunidade!

Estava reassistindo a aula 6 do modulo 4 (analisando ações) e percebi que quando o Raul fala sobre margem liquida e margem ebit ficou bem claro uma média interessante para industria (8%), serviços (20%), e que os bancos são fora da curva chegando acima de 100%.

Quando explicou ROE e ROIC deu pra entender bem o conceito do ROE e ROIC separadamente. Mas na hora de mostrar exemplos de ações de bancos por exemplo que ganham em cima do dinheiro dos outros, ITUB3 estava com ROE positivo e ROIC negativo e o Raul só disse:

"Olha só o Itaú, ROIC negativo, e ROE positivo, muito interessante, né?" 

Não entendi o que é interessante hahaha
Vocês sardinhas raiz poderiam elaborar mais sobre diferentes formas de observar ROE e ROIC em empresas de setores diferentes e quais conclusões interessantes podemos tirar? Queria muito entender mais sobre observação do ROE e ROIC na prática

Valeu!

Editado por Victor Augusto Barbosa
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Boa @Adriano Umemura consegui entender melhor a relação do ROIC negativo em bancos, tambem nao conhecia o WACC, vou pesquisar mais sobre.

Vou deixar aqui alguns entendimentos que eu tive sobre esses indicadores (Se puder, me corrija se eu estiver enganado por favor)

A grosso modo, dependendo do setor:

- ROE e ROIC são indicadores de mesma importancia quando estamos avaliando setores da industria (produtos) ou serviços que não são relacionados a tecnologia diretamente.

- ROE é mais importante que ROIC em bancos pois ROIC é distorcido em bancos

- ROIC é mais importante que ROE em empresas de tecnlogia pois o patrimonio de empresas de tecnologia distorce o indicador.

Faz sentido?

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 minute ago, Victor Augusto Barbosa disse:

- ROE e ROIC são indicadores de mesma importancia quando estamos avaliando setores da industria (produtos) ou serviços que não são relacionados a tecnologia diretamente.

Bom dia @Victor Augusto Barbosa. Eles podem ser utilizados como metricas comparativas entre empresas do mesmo setor, mas enquanto o ROE reflete o retorno para o acionista, o ROIC reflete o retorno para o acionista e credores

3 minutes ago, Victor Augusto Barbosa disse:

ROE é mais importante que ROIC em bancos pois ROIC é distorcido em bancos

Em instituições financeiras eu procuro avaliar somente o ROE. Alem disso, pelo fato da maior parte dos ativos serem marcados a mercado, o patrimonio liquido é mais fiel

5 minutes ago, Victor Augusto Barbosa disse:

ROIC é mais importante que ROE em empresas de tecnlogia pois o patrimonio de empresas de tecnologia distorce o indicador.

Não necessariamente. O impacto em relação ao patrimonio liquido no ROIC é o mesmo. Veja no diagrama que postei acima, enquanto o ROE é o retorno somente sobre o patrimonio liquido, o ROIC é o retorno sobre o patrimonio liquido + capital de terceiros. Então empresas de tecnologia, que podem ter um patrimonio liquido menor, terão tanto ROIC como ROE maiores, tomando como base o mesmo lucro

Por isso que a analise do indicador individualmente deve ser sempre alinhada com o entendimento da operação da empresa. Ja em termos de comparação, a mesma deve ser feita entre empresas do mesmo setor que terão as mesmas caracteristicas

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...