Jump to content
  • 0

Tesouro Pré-fixado 2027


Guilherme Delgado

Pergunta

Bom dia a todos!

Estou com uma dúvida em relação ao Tesouro Pré-fixado 2027 e gostaria da opinião de vocês.

Tenho observado que o valor do Tesouro Pré-fixado 2027 está atualmente maior que a taxa SELIC. Geralmente, ele tende a estar um pouco abaixo da SELIC, mas essa inversão me deixou intrigado.

Estava pensando em adquiri-lo, considerando a marcação a mercado e a expectativa de queda na taxa SELIC. No entanto, esse movimento contrário me fez repensar minha estratégia.

Alguém poderia me ajudar a entender esse fenômeno sobre a situação atual do Tesouro Pré-fixado 2027?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
22 minutes ago, Guilherme Delgado disse:

Bom dia a todos!

Estou com uma dúvida em relação ao Tesouro Pré-fixado 2027 e gostaria da opinião de vocês.

Tenho observado que o valor do Tesouro Pré-fixado 2027 está atualmente maior que a taxa SELIC. Geralmente, ele tende a estar um pouco abaixo da SELIC, mas essa inversão me deixou intrigado.

Estava pensando em adquiri-lo, considerando a marcação a mercado e a expectativa de queda na taxa SELIC. No entanto, esse movimento contrário me fez repensar minha estratégia.

Alguém poderia me ajudar a entender esse fenômeno sobre a situação atual do Tesouro Pré-fixado 2027?

Bom dia, Guilherme!

Um dos cenários que temos quando falamos de contrafluxo é quando a taxa de juros está alta com expectativa de queda. Isso faz obviamente com que a Selic caia. Dentro deste cenário, os títulos prefixados tendem a oferecer taxas melhores para aquele momento bem como para travar taxas que tendem a ser superiores as que se teremos futuramente pois a tendência da taxa de juros é cair e quando isso acontece também pode significa que a inflação está controlada, ou seja, baixa também.

Acredito que no tesouro tenhamos este caso.

 

Um adendo a seu raciocínio. Lembre-se que os fatores que influenciam nas taxas para marcação a mercado não é apenas a taxa Selic. Ela é sim um dos pontos que fazem as taxas de mercado variar mas não o único.

Inflação, cenários da macroeconomia, expectativas de mercado e PIB são outros pontos que o mercado se influencia para a variação da taxa.

 

Espero que ajude a pensar!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Guilherme Delgado disse:

Bom dia a todos!

Estou com uma dúvida em relação ao Tesouro Pré-fixado 2027 e gostaria da opinião de vocês.

Tenho observado que o valor do Tesouro Pré-fixado 2027 está atualmente maior que a taxa SELIC. Geralmente, ele tende a estar um pouco abaixo da SELIC, mas essa inversão me deixou intrigado.

Estava pensando em adquiri-lo, considerando a marcação a mercado e a expectativa de queda na taxa SELIC. No entanto, esse movimento contrário me fez repensar minha estratégia.

Alguém poderia me ajudar a entender esse fenômeno sobre a situação atual do Tesouro Pré-fixado 2027?

Bom dia @Guilherme Delgado. Pelos dados do DI futuro, no vertice de janeiro de 2027, o mercado sinaliza um DI de 10,38%, alinhado com a taxa oferecida de 10,45%. Este valor ainda esta abaixo da Selic

Via de regra, a taxa definida para um titulo do tesouro, bem como para os demais titulos de renda fixa, reflete alem da taxa basica de juros a expectativa do mercado. Isso significa que o mercado esta sinalizando que para 2027 baseado em suas expectativas, pode ser que em algum momento deste periodo ocorra uma reversão da curva. Pela curva de juros, esta reversão "poderia" acontecer a partir do vertice de março de 2025. Contudo, veja que são somente expectativas, mas o mercado precifica baseado nelas. 

Porém , quando realizamos aportes mensais, isso é normal. Nenhum titulo que pegarmos ira ter uma rentabilidade extraordinaria até o vencimento. Devido a isso a estratégia mais sólida é manter os aportes pelo contrafluxo, que ira garantir no conjunto uma rentabilidade acima da média. Se voce acredita que, o cenario de cortes na taxa de juros ainda ira se manter, baseado nas informações macroeconomicas, o titulo indicado pelo contrafluxo continuam a ser os prefixados.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...