Jump to content
  • 0

Contra fluxo


Pergunta

Boa noite amigos. Desculpa o texto longo.

Venho a vocês expert me ajudarem. 

Quando acho que entendi vejo que não, ou é necessário muito mais tempo de experiência. 

Questão: acredito que estejamos num momento de contra fluxo, porém como ainda não sou independente competente para uma exatidão nas tomadas de decisão, procuro informações aqui, em vídeos, etc... Vejo informações dando demanda para fixa, bolsa e dolarização, mas eu não vou no embalo e tenho algumas visões, será que está certa.?!

Acredito que a Selic vai descer um pouquinho mais, então (aproveitar aí e adquirir umas renda fixa de longo tempo), e acredito que depois de um curto tempo vai dar ruim devido nosso governo e ela vai subir onde vai render legal. Porém acredito que devido o governo, a bolsa vai descer também. juntos... Mas juntos??? Não é coerente né galera? Pois um é oposto do outro, correto?! E também estou pensando em dolarização na nomad, mas estão dizendo que o governo e suas dividas estão balançadas por lá, o que está bom é a inflação por lá... preciso fazer meus aportes e não sei, não sei o que fazer para melhor aproveitar o mercado galera. Haha ou estou colocando muito impecilho onde não há? De fato, sou iniciante e tenho muitas questões. Pensando em longo prazo dizem para fazermos nossos aportes em boa empresas, mas puxa, não queria ficar pegando picos altos né.. estou na pretensão de diversificação de Fii 20%, bolsa30%, exterior 20%, fixa 30%.

Pergunta:  sei que cada um tem seu perfil de tempo e não sigo indicação ou modinha, mas em questão de troca de ideias, em que momento estamos?

Isso é doidera galera hahaha, acho que peguei uma geração difícil de iniciar na bolsa, mas bom para quem entende a fundo, sei que não vou ser o melhor agora, mas tb não quero estar no montante dos que estão dando dinheiro para os bons..

 

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

@JONATHAS THIAGO MENDES DA SILVA

normal ter insegurança mas meu amigo você mandou “esse governo” seguidos! Não sei você mas moro no Brasil há 45 anos e é um entra e sai de políticos da mesma laia e isso já faz parte da equação Brasil (não adianta ficar se doendo por esse ou aquele governo ) temos que escolher boas empresas justamente por isso , elas sobrevivem a crises e governos !

você já tem suas % de classes definidas , então o mais saudável seria aportar mês a mês onde o diagrama sugerir … é o longo prazo e a consistência que vai te ajudar e não o preço da cotação atual !

eu comecei na poupança , era um péssimo investimento ? Pode ser que sim?  mas eu poupei assim mesmo e consegui um patrimônio que fui migrando pra renda fixa , e aqui quando migrei fiquei 100% em renda fixa , peguei um títulos horrorosos mas eu mantive os aportes e segui , somente há 2 anos que venho diversificar e melhorar a estratégia da minha carteira (ou seja só agora inclui renda variável e até criptomoedas ) bom mas olhando agora eu vejo que o que me ajudou mesmo foi não parar de aportar (chovendo , nevando , caindo meteoro ou fazendo sol )

e seguirei aportando mês a mês … e a tartaruga vai vencer o coelho sempre nesta estratégia !

relaxa cara e esquece um pouco governo e pensa na sua construção de patrimônio ! 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
11 minutes ago, JONATHAS THIAGO MENDES DA SILVA disse:

Boa noite amigos. Desculpa o texto longo.

Venho a vocês expert me ajudarem. 

Quando acho que entendi vejo que não, ou é necessário muito mais tempo de experiência. 

Questão: acredito que estejamos num momento de contra fluxo, porém como ainda não sou independente competente para uma exatidão nas tomadas de decisão, procuro informações aqui, em vídeos, etc... Vejo informações dando demanda para fixa, bolsa e dolarização, mas eu não vou no embalo e tenho algumas visões, será que está certa.?!

Acredito que a Selic vai descer um pouquinho mais, então (aproveitar aí e adquirir umas renda fixa de longo tempo), e acredito que depois de um curto tempo vai dar ruim devido nosso governo e ela vai subir onde vai render legal. Porém acredito que devido o governo, a bolsa vai descer também. juntos... Mas juntos??? Não é coerente né galera? Pois um é oposto do outro, correto?! E também estou pensando em dolarização na nomad, mas estão dizendo que o governo e suas dividas estão balançadas por lá, o que está bom é a inflação por lá... preciso fazer meus aportes e não sei, não sei o que fazer para melhor aproveitar o mercado galera. Haha ou estou colocando muito impecilho onde não há? De fato, sou iniciante e tenho muitas questões. Pensando em longo prazo dizem para fazermos nossos aportes em boa empresas, mas puxa, não queria ficar pegando picos altos né.. estou na pretensão de diversificação de Fii 20%, bolsa30%, exterior 20%, fixa 30%.

Pergunta:  sei que cada um tem seu perfil de tempo e não sigo indicação ou modinha, mas em questão de troca de ideias, em que momento estamos?

Isso é doidera galera hahaha, acho que peguei uma geração difícil de iniciar na bolsa, mas bom para quem entende a fundo, sei que não vou ser o melhor agora, mas tb não quero estar no montante dos que estão dando dinheiro para os bons..

 

 

Boa noite, Jonathas!

Acho que o mais importante dentro do que você apresentou seria captar o contrafluxo quando falamos da renda fixa.

Em suma, é a ideia de comprar títulos que não são bons no momento da compra mas que beneficiarão no futuro nos trazendo altos ganhos. Segue um exemplo de um dos cenários apenas para ilustrar a iria e depois vamos detalhar mais o tema:

Vamos imaginar um cenário de quase 4 anos atrás onde a Selic estava a 2%. É uma taxa nada atrativa pois é muito baixa. Logo, os investidores não a compram devido aos rendimentos serem baixos e provavelmente se teria melhores opções em outros indexadores na renda fixa ou até mesmo mais aportes em bolsa de valores a depender do cenário macroeconomico. Então os emissores para tentarem vender esses títulos começam a oferecer taxas altas para tentar melhorar um pouco a oferta. Títulos de CDB pagando 140% do CDI. Isso em cima da Selic de 2% traria uma rentabilidade de pouco menos de 2,8%. Ainda é baixo mas a tentativa as vezes é até atrair pelo percentual de 140%.

Porém, apesar deste título não ser nada rentável no momento da compra, é aí que nós como entendedores de contrafluxo entramos. Quanto menos pessoas comprando esses títulos nessa fase, melhores são as taxas e as compramos para ter o percentual de rentabilidade elevado.

Sabemos que o mercado é feito de ciclos. A Selic a 2% em dado momento vai subir. Vamos agora imaginar um cenário onde a Selic se elevou aos 13% e ainda temos aquele CDB pagando 140% do CDI. Nossa rentabilidade seria de pouco menos de 18,2%. Ou seja, um ganho excelente Eno momento onde você talvez mal teria títulos pagando 100% do CDI e travamos uma rentabilidade já nos precavendo deste ciclo de alta.

Essa ideia vale para os demais indexadores que seriam o IPCA e o prefixado.

Mas quando usar cada um deles?

Temos os seguintes cenários:

- Taxa de juros baixa com expectativa de alta, títulos indexados a Selic e ao CDI;
- Taxa de juros alta com expectativa de baixa, títulos prefixados para travar uma rentabilidade superior ao que poderá ser oferecido futuramente;
- Inflação baixa com expectativa de alta, títulos indexados ao IPCA.

 

Com isso pelo menos metade do que você pontuou já se resolve.

Outra parte da resolução na minha opinião vem do diagrama do cerrado que vai lhe ajudar a fazer um balanceamento de aportes entre renda fixa e variável de forma mais racional do que nós indo no lado emocional da coisa tendo nossas opiniões, expectativas e vieses sobre cenários políticos e econômicos. O diagrama faz com que você não entre nos picos que comentou.

 

Por fim, para investimentos no exterior é necessário ponderar dois fatores:

- investimentos no exterior como proteção patrimonial . Talvez este seja o principal motivo de se fazer esse tipo de investimento como, por exemplo, no dólar que é uma moeda historicamente mais forte que o real;

- ter a possibilidade de diversificar a carteira com ativos e/ou ETFs de setores que no Brasil não são tão proeminentes.

 

Espero que ajude a pensar no tema e te esclareça um pouco mais!

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Se você seguir o Diagrama (deveria pelo menos.....rs) ele que vai definir onde você vai aportar, o contra fluxo que você precisará saber é: quando o diagrama indicar renda fixa, ai você escolhe o que estiver melhor pro longo prazo, se SELIC estiver baixa os títulos que pagam 140% CDI, se SELIC estiver alta trava um prefixado para marcação a mercado, todo o resto o diagrama faz para você desde que bem preenchido.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Acredito que a galera explicou muito bem, só pra deixar mais visual, este eh o gráfico de CDI e IPCA dos últimos 10 anos. Assim fica mais fácil de visualizar os momentos para o contra fluxo. 

Nos momentos de fundo, seria a hora de contratar CDI+X, nos topos, os juros fixos, tendem a renderem mais, caso a curva siga o comportamento normal. IPCA segue a mesma logica. Porem o IPCA, tende a ter uma volatilidade maior, o que encurta os ciclos de fluxo.

image.png.01527bd34e0a67e42441e9904ba93b9d.pngimage.png.e449c8b516e83f9390f36d6e5a5bb739.png

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Para um exemplo pratico, acredito que esta lamina ajude mais ate do que avaliar os períodos de 10 anos, então montei com 5 anos, utilizando IPCA +7% no fundo e IPCA +3% no topo. Lembrando que os exemplos eu tirei da minha imaginação, a mecânica é o que importa.

Ou seja, o momento de contratar IPCA+ é quando o IPCA esta baixo e o mercado se predispõem a pagar um premio maior pelo dinheiro, aumentando a rentabilidade conforme o IPCA sobe, a priori, parece uma burrice e de fato é caso o IPCA não suba, mas pela logica e histórico, ele tende a subir quando esta baixo, salve em casos de resseção.

image.png.547fad2437d651eefa701ecf259266e3.png

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...