Jump to content
  • 0

Apuração mensal de Resultados para o IRPF. Dúvida de Lançamento no Programa IRPF 2024.


Gurgel Gonçalves

Pergunta

Boa tarde Pessoa!

Antes de fazer o curso eu cheguei a fazer swing trade no ano de 2023, muito stress para pouco resultado. Estou agora colhendo os frutos disso...🥲. Surgiu uma dúvida na minha declaração. Eu tive um prejuízo com OIBR3 em 01/12/2023 de R$693,18 e tive um lucro de TRPL4 e VIVT3 de R$877,40. Como declaro isso? Após assistir o módulo de IRPF ainda fiquei com dúvida. Opção 1: Eu teria que fazer a diferença entre o lucro e prejuízo do mês e declarar R$46,05 reais de lucro na Aba de Rendimentos Isentos e Não tributáveis? Opção 2: Ou teria que declarar um prejuízo de R$693,18 na aba de operações no mês de Dezembro e um lucro isento de R$877,40 (pois o total de todas as alienações no mês calendário não superaram 20 mil reais)?

Observações:

- Total vendido de Ações no mês de Dezembro (Mês Calendário): R$2926,89

- Prejuízo OIBR3: R$693,18

- Lucro TRPL4 e VIVT3: R$877,40

- Não comprei e nem vendi nenhum dos ativos no mesmo dia.

Captura de Tela 2024-04-16 às 15.02.28.png

Editado por Gurgel Gonçalves
Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
56 minutes ago, Gurgel Gonçalves disse:

Boa tarde Pessoa!

Antes de fazer o curso eu cheguei a fazer swing trade no ano de 2023, muito stress para pouco resultado. Estou agora colhendo os frutos disso...🥲. Surgiu uma dúvida na minha declaração. Eu tive um prejuízo com OIBR3 em 01/12/2023 de R$693,18 e tive um lucro de TRPL4 e VIVT3 de R$877,40. Como declaro isso? Após assistir o módulo de IRPF ainda fiquei com dúvida. Opção 1: Eu teria que fazer a diferença entre o lucro e prejuízo do mês e declarar R$46,05 reais de lucro na Aba de Rendimentos Isentos e Não tributáveis? Opção 2: Ou teria que declarar um prejuízo de R$693,18 na aba de operações no mês de Dezembro e um lucro isento de R$877,40 (pois o total de todas as alienações no mês calendário não superaram 20 mil reais)?

Observações:

- Total vendido de Ações no mês de Dezembro (Mês Calendário): R$2926,89

- Prejuízo OIBR3: R$693,18

- Lucro TRPL4 e VIVT3: R$877,40

- Não comprei e nem vendi nenhum dos ativos no mesmo dia.

Captura de Tela 2024-04-16 às 15.02.28.png

@Gurgel Gonçalves no seu post você diz que as vendas de OIBR3, TRPL4 e VIVT3 não teve day trade, você comprou antes de 01/12/2023, então basta somar a última coluna do seu print para saber se no mês você teve lucro ou prejuízo.

Temos 3 possíveis resultados, e pelo print você se encaixa no item 3:

1) Total de Venda com Prejuízo: você vai lançar na aba Renda Variável, no mês da venda o valor do prejuízo. O valor é com o sinal de menos.

2) Total de Venda com Lucro tributável: na mesma aba do item acima, porém sem o sinal de menos, afinal foi lucro rsrsrsrs

3) Total de Venda com Lucro isento: na aba Rendimento Isento e Não Tributável você vai lançar o lucro que teve.

 

Espero ter ajudado.

  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Show, acho que entendi. Pelo o que eu entendi, primeiro eu faço o fechamento do mês, no caso o somatório deu lucro e aí eu lançaria esse resultado positivo na aba de ˜Investimentos Isentos e não tributáveis" com lucro isento pois foram vendas totais abaixo de 20 mil reais (Item 3). Ajudou demais! Faltou só um: " Vá e não peques mais!"...kkkk. 

  • HAHAHAHA 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
6 horas atrás, Gurgel Gonçalves disse:

Show, acho que entendi. Pelo o que eu entendi, primeiro eu faço o fechamento do mês, no caso o somatório deu lucro e aí eu lançaria esse resultado positivo na aba de ˜Investimentos Isentos e não tributáveis" com lucro isento pois foram vendas totais abaixo de 20 mil reais (Item 3). Ajudou demais! Faltou só um: " Vá e não peques mais!"...kkkk. 

Exato @Gurgel Gonçalves, faz o somatório do mês para saber se deu lucro ou prejuízo, e depois vê para onde vai o lançamento.

Lembrando que no seu post você está falando de ações. Se você também tivesse falando de FII e ETF, para estes dois não há a isenção e o lucro/prejuízo não se misturam com o lucro/prejuízo das Ações. Cada um no seu "quadrado".

Então Vá e não peques mais kkkkk

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...