Jump to content
  • 0

Formando uma carteira


Ricardo Lopes De Abreu

Pergunta

Boa tarde! Tenho 44 anos, sou funcionário público, tenho uma renda de 15 mil mensal. Desejo ir para a reserva daqui a uns 10 - 15 anos. Ao ir para a reserva, me aposento com uma renda em torno de 18 mil mensal. Com os investimentos, pretendo apenas complementar a renda com uma retirada de uns 3 a 5 mil mensais. 

Partindo desse intenção, como devo dividir minha carteira:

1. Renda fixa, ações pagadoras de dividendos e FIIs? Caso sim, qual seria proporção ideal (percentual de investimento)? 50% RF, 25% ações brasileiras e 25% FIIs (quanto de tijolos e quanto de papel)?

2. Das ações, seria mais interessante que fossem todas BLUE ships, lucrativas ou poderia ter TB algumas MID Caps? Caso sim, qual o percentual de ações de crescimento?

3. No começo, qual uma quantidade razoável de ações e FIIs (caso fossem entrar na minha carteira)?

 

Grato,

 

Ricardo Abreu 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
10 minutes ago, Ricardo Lopes De Abreu disse:

1. Renda fixa, ações pagadoras de dividendos e FIIs? Caso sim, qual seria proporção ideal (percentual de investimento)? 50% RF, 25% ações brasileiras e 25% FIIs (quanto de tijolos e quanto de papel)?

Boa tarde @Ricardo Lopes De Abreu. Na minha opinião, para este intervalo de tempo, esta proporção estaria ok. Em relação aos fiis eu colocaria um percentual maior em fiis de tijolos 70 a 80%

11 minutes ago, Ricardo Lopes De Abreu disse:

2. Das ações, seria mais interessante que fossem todas BLUE ships, lucrativas ou poderia ter TB algumas MID Caps? Caso sim, qual o percentual de ações de crescimento?

A maior parte eu ja aportaria em empresas consolidadas e boas pagadoras de dividendos. Poderia colocar algumas mid caps mas em percentual menor

Ja em relação a small caps, para este intervalo de tempo eu evitaria ter em carteira, ou caso queira, colocar um percentual bem reduzido

14 minutes ago, Ricardo Lopes De Abreu disse:

3. No começo, qual uma quantidade razoável de ações e FIIs (caso fossem entrar na minha carteira)?

Não há um numero certo de ativos. Existem alguns estudos que mostram que a partir de 15 ativos a mitigação do risco não sistematico é bem reduzido.

O ideal é que seja um numero que voce se sinta confortavel em percentuais de exposição e que consiga acompanhar os resultados.

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Boa tarde Ricardo!!

 

Você já chegou no módulo 8? Se não, o PIAR vai te ajudar com boa parte dessas perguntas!

Te adianto que o ele vai dar respostas exatas, mas te ajudar a refletir um pouco sobre como monte.

Se você quer viver de renda dentro desse período mais curto, o ideal é focar sim em RF, FIIs e ações de empresas pagadoras de dividendos.

Não seria um bom momento pra escolher empresas sem lucro ou de crescimento, mas algumas midcaps não tem problema, embora o ideal é que sejam uma minoria (aí é um pouco pessoal e depende de QUAL midcap estamos falando, mas eu deixaria no máximo uns 20% da minha carteira de ações nisso, já que vc já vai estar "com o jogo ganho").

Entre FIIs de tijolo e papel não vejo tanto problema, acho que vale diversificar pra ter um bom retorno, e a divisão aí dentro tb pode ficar a seu critério. Dependendo do setor e do fundo de tijolo, ele pode ter até mais risco (imprevisibilidade) do que um fundo de papel.

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
9 minutes ago, Adriano Umemura disse:

Boa tarde @Ricardo Lopes De Abreu. Na minha opinião, para este intervalo de tempo, esta proporção estaria ok. Em relação aos fiis eu colocaria um percentual maior em fiis de tijolos 70 a 80%

A maior parte eu ja aportaria em empresas consolidadas e boas pagadoras de dividendos. Poderia colocar algumas mid caps mas em percentual menor

Ja em relação a small caps, para este intervalo de tempo eu evitaria ter em carteira, ou caso queira, colocar um percentual bem reduzido

Não há um numero certo de ativos. Existem alguns estudos que mostram que a partir de 15 ativos a mitigação do risco não sistematico é bem reduzido.

O ideal é que seja um numero que voce se sinta confortavel em percentuais de exposição e que consiga acompanhar os resultados.

Dos 15 ativos, refere-se a soma de ações e FIIs?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Ricardo Lopes De Abreu disse:

Dos 15 ativos, refere-se a soma de ações e FIIs?

Não, seria de ativos pertencentes a mesma classe. Mas veja que trata-se somente de um estudo que demonstra que a partir deste numero a mitigação de risco vai perdendo o efeito, mas não necessariamente voce precisa ter 15 ativos em cada classe

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 24/04/2024 at 16:37, Adriano Umemura disse:

Boa tarde @Ricardo Lopes De Abreu. Na minha opinião, para este intervalo de tempo, esta proporção estaria ok. Em relação aos fiis eu colocaria um percentual maior em fiis de tijolos 70 a 80%

A maior parte eu ja aportaria em empresas consolidadas e boas pagadoras de dividendos. Poderia colocar algumas mid caps mas em percentual menor

Ja em relação a small caps, para este intervalo de tempo eu evitaria ter em carteira, ou caso queira, colocar um percentual bem reduzido

Não há um numero certo de ativos. Existem alguns estudos que mostram que a partir de 15 ativos a mitigação do risco não sistematico é bem reduzido.

O ideal é que seja um numero que voce se sinta confortavel em percentuais de exposição e que consiga acompanhar os resultados.

Boa noite!

Partindo do princípio que irei aportar em empresas consolidadas e boas pagadoras de dividendos (BLUE CHIPS), em razão do que foi explanado acima;

Levando em consideração que, em pequenas quantidades, poderei aportar em MID Caps;

Levando em consideração que, em percentual bem reduzido, poderei aportar em small caps;

Levando em consideração que não há uma grande quantidade de BLUE Chips na B3 que se enquadrem em empresas lucrativas, robustas e pagadoras de dividendos;

Seguem algumas perguntas:

1. Com relação às BLUE Chips, posso ter na carteira ações do mesmo Setor ou subsetor?

2. Entre 4 e 6 seria uma quantidade razoável (para minha carteira) de BLUE Chips? 

3. Poderia, caso optasse, colocar apenas essas 4 a 6 ações (BLUE Chips) na minha carteira (não optando em colocar nem MID nem small  CAPs)?

4. Caso optasse, na minha carteira, no que tange a mid caps, uma quantidade entre 2 e 3 seria razoável?

5. Caso optasse, na minha carteira, no que tange a small caps, uma quantidade entre 1 e 2 seria razoável?

Obs.: VALE SALIENTAR QUE TODAS AS AÇÕES PASSARIAM POR UMA ANÁLISE RIGOROSA, além de utilizar a ferramenta analítica e respondendo às perguntas da carteira.

Obs.: Não consegui pesquisar nenhum Banco no site do FUNDAMENTEI para verificar o nível de governança, tag along etc... há algum impedimento dessa pesquisa para brancos?

 

Grato,

 

Ricardo Abreu.

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 minutes ago, Ricardo Lopes De Abreu disse:

1. Com relação às BLUE Chips, posso ter na carteira ações do mesmo Setor ou subsetor?

Boa noite @Ricardo Lopes De Abreu. Depende da sua analise e do quanto voce esta disposto a se expor no setor. Em relação a analise voce tera que ter um motivo que diferencia as 2 ou mais empresas, ja que se a atuação e o modelo de negócios for muito semelhante elas estão competindo pelo mesmo marketshare e  provavelmente o aumento de lucro de uma podera ser a diminuição do lucro da outra.

Em relação a exposição, suponhamos que voce tenha decidido ter 25% da sua carteira em ações e ela seja composta por 5 empresas, dentre elas 2 do mesmo setor. Aproximadamente voce tera uma exposição a cada empresa de 5% e do setor em 10%. Se para voce este numero é confortavel em termos de gestão de risco não haveria problema. Com o diagrama do cerrado esta proporção provavelmente sera diferente, ja que ele quantificara os percentuais baseado na gestão de risco, mas o exemplo serve de parametro para entender o raciocinio

7 minutes ago, Ricardo Lopes De Abreu disse:

2. Entre 4 e 6 seria uma quantidade razoável (para minha carteira) de BLUE Chips? 

Respondido acima relacionado a exposição e gestão de risco

7 minutes ago, Ricardo Lopes De Abreu disse:

3. Poderia, caso optasse, colocar apenas essas 4 a 6 ações (BLUE Chips) na minha carteira (não optando em colocar nem MID nem small  CAPs)?

Na minha opinião, para um horizonte de tempo de 10 anos não seria problema.

8 minutes ago, Ricardo Lopes De Abreu disse:

4. Caso optasse, na minha carteira, no que tange a mid caps, uma quantidade entre 2 e 3 seria razoável?

5. Caso optasse, na minha carteira, no que tange a small caps, uma quantidade entre 1 e 2 seria razoável?

Tudo isso esta relacionado a gestão de risco que no caso sera voce que irá determinar. Não vai haver um numero determinado, ja que para cada investidor tanto a estratégia como a gestão de risco será diferente

11 minutes ago, Ricardo Lopes De Abreu disse:

Obs.: Não consegui pesquisar nenhum Banco no site do FUNDAMENTEI para verificar o nível de governança, tag along etc... há algum impedimento dessa pesquisa para brancos?

Fui dar uma olhada e parece ser uma conduta do site, que disponibiliza somente para assinantes. Voce conseguira estas informações em outros sites como investidor10 ou status invest. Alem disso o RI das empresas é uma fonte rica e a mais confiavel para se ter acesso a todos os tipos de dados que sejam relacionados a atividade principal e demonstrativos financeiros.

  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Convidado
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Criar novo...