Jump to content
  • 0

[Compra de Imovel] Idade avancada + Apartamento na planta


Kauan Hasimoto

Pergunta

Fala galera! (texto/livro completamente sem acentuacao pois uso teclado americano, entao relevem este detalhe haha)

Assunto muito pessoal, mas gostaria da sincera opiniao dos senhores adultos ja que a unica coisa que eu ganhei com a idade foram dores nas costas 😅

Parte nao importante:

Quote

Agora que completei 30 anos, acredito que seja um bom momento da minha vida para a compra de um pedaco de terra para chamar de meu e hoje foi o pre-lancamento de um condominio que sera construido em uma regiao que muito me interessa, por isso da criacao deste topico (gostaria de ouvir outras opinioes considerando o meu perfil / idade / salario e evitar de agir no impulso)

Riva Incorporadora esta lancando 3 condominios em frente ao Shopping Dom Pedro (Le Monde): um em fase avancada de construcao, um segundo que vai comecar a construcao ainda (meu interesse), e um terceiro que sera de alto padrao sem data ainda.

Parte importante:

  • Idade: 30 anos
  • Programador a 6 anos na mesma multinacional
  • Salario atual: ~R$ 15.000,00 CLT (aqui contando com R$ 1.8k de VA/VR)
  • Patrimonio: R$ 130.000,00 (50% IVVB11 / 50% divididos em acoes/fiis/fiagro) (sim, comecei a investir bem tarde)
    • + R$ 30.000,00 em caixa + R$ 42.000,00 de FGTS acumulado
  • Solteiro, sem filhos (que eu saiba, toc-toc-toc na madeira)
  • Atualmente pago R$ 3.200,00 de aluguel + R$ 480,00 de condominio

Sobre o imovel: Prev. entrega: Dez/2027 - 58m2 / 2 dormitorios (1 suite)  - R$ 650.000,00, sendo:

  • 35% entrada
    • 10% no ato: R$ 65.000,00
    • 5% nas chaves: R$ 32.500,00
    • 20% em 37 meses durante a construcao: ~R$ 3.500,00 (+ INCC)
  • 65% financiamento na entrega das chaves: R$ 422.500,00

Durante esse tempo que pagaria a entrada durante a construcao + aluguel, eu pararia completamente meus aportes mensais (apenas reinvestir os dividendos).

Loucura? Faz sentido? Deveria tirar tudo que tenho investido e multiplicar ele no jogo do bixo para depois comprar a vista?

Super agradeco toda e qualquer opiniao, seja priorizando o financeiro ou o emocional 😁

 

PS: Eu nao tenho necessidade de ter um imovel proprio, mas com certeza me deixaria mais feliz do que continuar pagando aluguel. Por conta disso, nao considero a compra de um apartamento "de entrada / "baixo custo" ", mas sim um apartamento para passar bons anos nele.

PS2: Talvez eu tenha exagerado no titulo sobre "idade avancada", mas minhas costas doem, entao nao esta de todo errado haha

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Recommended Posts

  • 0
On 04/05/2024 at 11:13, Kauan Hasimoto disse:

Bom dia, pessoal! Vindo para dar uma atualizacao sobre o assunto rs

Eu gostaria de SUPER agradecer a todos que tiraram um tempo para comentar aqui, dando suas opinioes, levantar pontos a serem considerados e compartilhar suas experiencias, muito obrigado! 

Eu decidi por nao seguir com a compra do imovel, eu percebi que estava indo pela emocao e nao havia considerado todos os pros e cons, e depois de colocar tudo na ponta do lapis (pontos como o ap/condominio atrasarem, o que me geraria um custo extra de ~R$ 5.000,00 (aluguel reajustado) por mes, ou a possibilidade de problemas na entrega que trariam custos extras, ambos que eu sequer tinha considerado), alem de sair de um saldo positivo (pequeno, mas positivo) para uma divida milionaria seria um atraso gigantesco nos meus planos para atingir a liberdade financeira.

Eu me conhecendo, eu com certeza absoluta teria ido no impulso e feito esta besteira e muito provavelmente me arrependido no futuro.

Voces sao demais, e novamente, muito obrigado! 

Congratulações Kauan pela excelente tomada de decisão (deixando a paixão de lado). Cabeça fria, com o dinheiro em mãos (investindo com os conhecimentos da plataforma, ajuda do Cardume - opiniões isentas), vc irá tirar melhor e maior proveito do fruto do teu trabalho. 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 04/05/2024 at 11:13, Kauan Hasimoto disse:

Bom dia, pessoal! Vindo para dar uma atualizacao sobre o assunto rs

Eu gostaria de SUPER agradecer a todos que tiraram um tempo para comentar aqui, dando suas opinioes, levantar pontos a serem considerados e compartilhar suas experiencias, muito obrigado! 

Eu decidi por nao seguir com a compra do imovel, eu percebi que estava indo pela emocao e nao havia considerado todos os pros e cons, e depois de colocar tudo na ponta do lapis (pontos como o ap/condominio atrasarem, o que me geraria um custo extra de ~R$ 5.000,00 (aluguel reajustado) por mes, ou a possibilidade de problemas na entrega que trariam custos extras, ambos que eu sequer tinha considerado), alem de sair de um saldo positivo (pequeno, mas positivo) para uma divida milionaria seria um atraso gigantesco nos meus planos para atingir a liberdade financeira.

Eu me conhecendo, eu com certeza absoluta teria ido no impulso e feito esta besteira e muito provavelmente me arrependido no futuro.

Voces sao demais, e novamente, muito obrigado! 

Fico feliz por sua decisão. Já considerava a mais adequada e diante de uma aula que vi hoje sobre financiar na AUVP, tenho mais certeza que fez o melhor para seu momento de vida. 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...