Jump to content
  • 0

Tesouro Selic como reserva de emergência...

Pergunta

Ignorando todas as recomendações do Raul de manter a reserva de emergência em algo que possamos sacar na hora e supondo que entendi e convenci todos vocês que vou deixar a reserva de emergência no tesouro selic, dado esse cenário:

Vocês deixam esse tesouro junto com os investientos todos na corretora? Deixam apartado no seu bancão por exemplo? Consideram esse valor no diagrama do serrado? Se precisar sacar para uma, emergência, obvio, vocês sentem quee stão vendendo um investimento?

• Brabo 2
Link para compartilhar

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
1 hora atrás, Habib Georges Jarrouge Neto disse:

Ignorando todas as recomendações do Raul de manter a reserva de emergência em algo que possamos sacar na hora e supondo que entendi e convenci todos vocês que vou deixar a reserva de emergência no tesouro selic, dado esse cenário:

Vocês deixam esse tesouro junto com os investientos todos na corretora? Deixam apartado no seu bancão por exemplo? Consideram esse valor no diagrama do serrado? Se precisar sacar para uma, emergência, obvio, vocês sentem quee stão vendendo um investimento?

Tenho parte de minha reserva no tesouro selic também. Eu só tenho reserva no tesouro selic, deixo em uma das corretora que uso pra renda fixa e FIIs. Isso não faz parte do diagrama do cerrado. Se precisar sacar, não entendo que estou vendendo um investimento. Reverva de emergência não é invetimento.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
7 horas atrás, Habib Georges Jarrouge Neto disse:

Bom dia!

Reserva de emergência não entra no diagrama pois não é investimento. Dentro do diagrama do cerrado só controlamos o que é investimento mesmo.

O risco de se deixar a reserva toda no tesouro é a liquidez. Apesar de o tesouro garantir a liquidez podemos ter em alguma situações um saque do valor para um período D+. Aos finais de semana por exemplo, você não consegue sacar o valor. A depender do horário no dia você também só terá acesso ao valor no dia seguinte. Por isso não é recomendável ter toda reserva no tesouro.

Sobre deixar  a corretora, se você utiliza a AUVP investimentos como corretora é possível utilizar por lá a criação de carteiras onde você pode criar uma carteira com os valores da reserva deixando separados da carteira da liberdade financeira.

Espero que ajude!

• Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0

Reserva de emergência tem de ser colocado onde você terá uma maior celeridade de acesso a ela (altíssima liquidez). Por exemplo, é mais rápido você sacar o dinheiro que está na Caixa Econômica Federal, onde você pode ir lá na lotérica da esquina com seu CPF e sacar ou em uma corretora que você vai ter de ter um acesso a internet, fazer a transferência para um banco para depois você ter acesso ao dinheiro.

Você tem de pensar é que você tem de fazer o mínimo de esforço para conseguir esse dinheiro. Quanto mais passos você tiver de ter, mais a probabilidade de um evento catastrófico acontecer devido a conjuntura das coisas, por exemplo. Sem internet, sem celular, corretora fechada, banco fechado.

Se quer colocar no Tesouro, coloque de forma que você consiga acessar ela da forma mais tranquila possível.

Minha reserva fica parte no banco em que eu opero e parte no que minha esposa opera, justamente para não dar treta e tido com D+0 que consigo retirar no fim de semana. Mas já cogito colocar uma parte inclusive na poupança.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...