Jump to content

Dúvida no preenchimento do Orçamento Doméstico

Recommended Posts

Galera, estou com um pouco de dúvida na hora de preencher o meu orçamento. 

1 -  Eu não consigo diferenciar muito bem "Conforto" de "Prazer".

Por exemplo: Digamos que tem um gasto com Perfume, eu coloco como prazer ou conforto?

Eu também estou pagando um financiamento da minha moto, isso é gasto fixo ou conforto?

2 - Digamos que eu tenha uma despesa que é prazer, mas é uma despesa que foi dividida em várias vezes. Eu coloco como prazer ou como gasto fixo?

• Brabo 2
Link para compartilhar

Boa tarde, Cadu!

1 hora atrás, Cadu Moreira disse:

1 -  Eu não consigo diferenciar muito bem "Conforto" de "Prazer".

Normalmente visamos que o conforto é aquilo que você traz como facilidade na sua vida. Uma diarista ao invés de você fazer a faxina, um carro com algumas comodidades, uma academia ao invés de fazer exercícios em casa ou ao ar livre, dentre outros.

Prazer é aqui que normalmente pode ser até mesmo supérfluo e não necessário mas que te gere um prazer. Restaurantes, cinema, beber um vinho, uma cerveja mais cara, comer uma carne mais nobre, ter um carro ou artigo de luxo são alguns exemplos.

Lembrando que em alguns casos podemos ter um toque mais pessoal de acordo com a finalidade inclusive.

Esmiuçando a academia como exemplo:

- é necessário fazer atividades pois envolve um caso de saúde e bem estar? Custo fixo.

- se faz apenas por achar mais cômodo ter aparelhos para se exercitar e eventualmente dúvidas com um instrutor na academia? Conforto.

- faz porque gosta de ganhar músculo e quer ficar se olhar no espelho e se sentir satisfeito? Prazer.

2 horas atrás, Cadu Moreira disse:

Por exemplo: Digamos que tem um gasto com Perfume, eu coloco como prazer ou conforto?

Perfume eu vejo como um prazer.

E sempre lembrando que não há mal algum gastar com prazeres se te fazem bem de alguma maneira. A grande questão é saber dosar estes prazeres.

Eu também estou pagando um financiamento da minha moto, isso é gasto fixo ou conforto?

Qual a finalidade da moto? É uma necessidade e sai mais em conta ter uma do que ter um carro ou andar de uber ou transporte público? Custo fixo.

Consegue andar de uber ou transporte público mas prefere ter a moto por achar mais prático mesmo tendo outras opções que talvez até estariam mais em conta? Conforto.

A moto foi adquirida apenas por gostar de moto e comprou uma moto cara ao invés uma simples que teve para os lugares assim como qualquer outra moto mais barata também levaria? Prazer.

2 - Digamos que eu tenha uma despesa que é prazer, mas é uma despesa que foi dividida em várias vezes. Eu coloco como prazer ou como gasto fixo?

Se a despesa é prazer as parcelas referentes ao pagamento dela são prazeres também. 

Custo fixo entenda como aquilo que é essencial para o dia a dia (aluguel, luz, internet, farmácia, mercado, etc) e que não necessariamente precisam ser recorrentes (farmácia por exemplo).

Espero que ajude!

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

@Cadu Moreira, como você pode ver pelo que os colegas disseram acima, uma coisa ou outra pode divergir a categoria de acordo a necessidade pessoal. Mas o objetivo do orçamento doméstico é ter uma ideia geral em que está sendo gasto seu dinheiro e organizar para evitar desperdícios. Assim aproximando-se mais da liberdade financeira e evitando possíveis dívidas.

• Brabo 3
Link para compartilhar

On 10/05/2024 at 14:22, Edison Luis Paulini disse:

Boa tarde, Cadu!

Normalmente visamos que o conforto é aquilo que você traz como facilidade na sua vida. Uma diarista ao invés de você fazer a faxina, um carro com algumas comodidades, uma academia ao invés de fazer exercícios em casa ou ao ar livre, dentre outros.

Prazer é aqui que normalmente pode ser até mesmo supérfluo e não necessário mas que te gere um prazer. Restaurantes, cinema, beber um vinho, uma cerveja mais cara, comer uma carne mais nobre, ter um carro ou artigo de luxo são alguns exemplos.

Lembrando que em alguns casos podemos ter um toque mais pessoal de acordo com a finalidade inclusive.

Esmiuçando a academia como exemplo:

- é necessário fazer atividades pois envolve um caso de saúde e bem estar? Custo fixo.

- se faz apenas por achar mais cômodo ter aparelhos para se exercitar e eventualmente dúvidas com um instrutor na academia? Conforto.

- faz porque gosta de ganhar músculo e quer ficar se olhar no espelho e se sentir satisfeito? Prazer.

Perfume eu vejo como um prazer.

E sempre lembrando que não há mal algum gastar com prazeres se te fazem bem de alguma maneira. A grande questão é saber dosar estes prazeres.

Qual a finalidade da moto? É uma necessidade e sai mais em conta ter uma do que ter um carro ou andar de uber ou transporte público? Custo fixo.

Consegue andar de uber ou transporte público mas prefere ter a moto por achar mais prático mesmo tendo outras opções que talvez até estariam mais em conta? Conforto.

A moto foi adquirida apenas por gostar de moto e comprou uma moto cara ao invés uma simples que teve para os lugares assim como qualquer outra moto mais barata também levaria? Prazer.

Se a despesa é prazer as parcelas referentes ao pagamento dela são prazeres também. 

Custo fixo entenda como aquilo que é essencial para o dia a dia (aluguel, luz, internet, farmácia, mercado, etc) e que não necessariamente precisam ser recorrentes (farmácia por exemplo).

Espero que ajude!

Fala, Edison. Muito obrigado, meu amigo agora as coisas ficaram mais claras. 

• Brabo 1
Link para compartilhar

On 10/05/2024 at 19:25, Ricardo Ochoa Pachas disse:

Calma pequeno gafanhoto, vamos tentar simplificar tudo, nao complicar, a ideia do app ("planilha") é identificar para onde vai nosso usado dinheiro... entao, dito isso, vamos lá...

Primeiro vamos identificar o "custo fixo"

Custo fixo, é aquilo que você não abre mão, caso fique desempregado e tenha que cortar todos os "superfluos", "extras" etc... chame como preferir, em quanto esta empregado e com dinheiro, para uma mulher pode ser fazer as unhas, ele não abre mao disso, então ela pode considerar como custo fixo, pois para ela não existe vida sem isso. Então o custo fixo, não são as parcelas fixas de coisa nenhuma, não é porque é fixo que vira custo fixo (apenas o nome que confunde)

Prazeres, é tudo aquilo que você corta assim que o dinheiro começa a faltar, jantar fora, viagens, cinema, bar...

E no meio dos dois está o conforto, que da para viver sem, mas como você tem um salario que te permite pagar, você acaba gastando com aquilo, então conforto é um netflix, uma cervejinha em casa, um taxi de aplicativo (que quando aperta vira ônibus)

Para mim, perfume seria prazer e um desodorante seria custo fixo, mas se voce nao sai para a rua sem um perfume, e nao abre mao, para voce seria um custo fixo, ou se voce usa apenas em ocasiones especiais, seria um conforto.

Financiamento da moto, se ta economizando no transporte, pode ser um coforto, mas se vc trabalha com entregas, seria um custo fixo, pois voce nao poderia ficar sem ela. Ela comprou uma moto cara, seria um "prazer", uma moto media seria um conforto e uma basica seria um custo fixo.

Prazer parcelado, continua sendo prazer...

Rapaz, tu deu foi uma aula aqui heheheh muito ficou mais claro agora. Muito obrigado 🫂 

Editado por Cadu Moreira
  • Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...