Jump to content
  • 0

Cálculo de juros semestrais - CRI


Vitória Siqueira

Pergunta

Olá pessoa, boa tarde!
Minha dúvida é a seguinte: como realizo o cálculo do quanto vou receber de um investimento com pagamentos de juros semestrais? Tenho que descontar o IR referente ao tempo que o dinheiro rendeu, em cada semestre? 

Estou tentando calcular o rendimento total de um CRI prefixado a 13,55% com vencimento em 2029, com juros semestrais. Me parece ser um investimento bem rentável, apesar de todos os riscos, mas não consegui realizar o cálculo de acordo com os juros semestrais. Como faço, nesse caso? 

Por exemplo: Caso invista R$ 1.000,00, teria que fazer o cálculo de rendimento de cada semestre assim: 1.000 x 6,775% (- desconto do IR no semestre), e somar os rendimentos de todos os semestres até 2029?

 

 

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 1
2 horas atrás, Vitória Siqueira disse:

Olá pessoa, boa tarde!
Minha dúvida é a seguinte: como realizo o cálculo do quanto vou receber de um investimento com pagamentos de juros semestrais? Tenho que descontar o IR referente ao tempo que o dinheiro rendeu, em cada semestre? 

Estou tentando calcular o rendimento total de um CRI prefixado a 13,55% com vencimento em 2029, com juros semestrais. Me parece ser um investimento bem rentável, apesar de todos os riscos, mas não consegui realizar o cálculo de acordo com os juros semestrais. Como faço, nesse caso? 

Por exemplo: Caso invista R$ 1.000,00, teria que fazer o cálculo de rendimento de cada semestre assim: 1.000 x 6,775% (- desconto do IR no semestre), e somar os rendimentos de todos os semestres até 2029?

 

 

 

@Vitória Siqueira quando falamos de juros compostos não podemos dividir a rentabilidade anual por 2 para termos a rentabilidade no semestre. O cálculo é feito diário e vai se acumulando para render em 1 ano (252 dias úteis) o percentual contratado.

Quando falamos de CRI/CRA você vai encontrar todas as informações no documento chamado "Termo de Securitização". Nele o emissor vai listar em quais datas serão pagos os juros e amortizações.

Peguei um termo qualquer para você ver onde estão as informações. Na página 71 tem a programação de pagamento com as datas e o que será pago. E nas páginas seguintes o emissor fala dos valores.

https://orama-media.s3.amazonaws.com/bond_file/Termo_de_Securitização_-_Construtora_Tenda_-_21D0694886.pdf

Veja se ajuda a esclarecer suas dúvidas.

Vale lembrar que o pagamento semestral, por exemplo, não acontece 6 meses a partir da data que você faz o aporte. Conforme falado acima, as datas dos pagamentos já são pré-definidas, então você pode aportar este mês e daqui 2 meses já receber um pagamento "semestral".

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
56 minutes ago, Vitória Siqueira disse:

Olá pessoa, boa tarde!
Minha dúvida é a seguinte: como realizo o cálculo do quanto vou receber de um investimento com pagamentos de juros semestrais? Tenho que descontar o IR referente ao tempo que o dinheiro rendeu, em cada semestre? 

Estou tentando calcular o rendimento total de um CRI prefixado a 13,55% com vencimento em 2029, com juros semestrais. Me parece ser um investimento bem rentável, apesar de todos os riscos, mas não consegui realizar o cálculo de acordo com os juros semestrais. Como faço, nesse caso? 

Por exemplo: Caso invista R$ 1.000,00, teria que fazer o cálculo de rendimento de cada semestre assim: 1.000 x 6,775% (- desconto do IR no semestre), e somar os rendimentos de todos os semestres até 2029?

 

 

 

Boa tarde, Vitória!

1 hour ago, Vitória Siqueira disse:

Olá pessoa, boa tarde!
Minha dúvida é a seguinte: como realizo o cálculo do quanto vou receber de um investimento com pagamentos de juros semestrais? Tenho que descontar o IR referente ao tempo que o dinheiro rendeu, em cada semestre? 

Estou tentando calcular o rendimento total de um CRI prefixado a 13,55% com vencimento em 2029, com juros semestrais. Me parece ser um investimento bem rentável, apesar de todos os riscos, mas não consegui realizar o cálculo de acordo com os juros semestrais. Como faço, nesse caso? 

Por exemplo: Caso invista R$ 1.000,00, teria que fazer o cálculo de rendimento de cada semestre assim: 1.000 x 6,775% (- desconto do IR no semestre), e somar os rendimentos de todos os semestres até 2029?

 

 

 

Boa tarde, Vitória!

Salvo engano, o cálculo basicamente é feito com base no valor final de vencimento do título. Neste seu exemplo, seriam os valores de 6,775% por semestre em cima do valor final (também conhecido como valor face).

E não há necessidade de fazer o desconto do IR uma vez que os CRIs e CRAs são isentos de imposto.

 

Espero que ajude!

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Edison Luis Paulini disse:

Boa tarde, Vitória!

Boa tarde, Vitória!

Salvo engano, o cálculo basicamente é feito com base no valor final de vencimento do título. Neste seu exemplo, seriam os valores de 6,775% por semestre em cima do valor final (também conhecido como valor face).

E não há necessidade de fazer o desconto do IR uma vez que os CRIs e CRAs são isentos de imposto.

 

Espero que ajude!

Não entendi Edison! (sou de biomédicas rsrsrs)

Vocês quis dizer que o juros compostos agiriam a cada semestre? E não a cada ano? Tem como calcular com aquela calculadora de juros compostos?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
9 minutes ago, Flavio Prado disse:

@Vitória Siqueira quando falamos de juros compostos não podemos dividir a rentabilidade anual por 2 para termos a rentabilidade no semestre. O cálculo é feito diário e vai se acumulando para render em 1 ano (252 dias úteis) o percentual contratado.

Flavio, neste caso então quer dizer que diariamente vão se acumulando os juros até o final de 1 ano dar a taxa contratada? Por exemplo: a taxa é de 10%a.a. no primeiro dia a taxa é de 0,02% (percentual fictício) e isso vai subindo até o final de 1 ano chegar aos 12%. entendi certo?

Eu li o documento e acabei ficando meio perdido sobre o que eu achava do funcionamento desse cálculo  😅

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Edison Luis Paulini disse:

Flavio, neste caso então quer dizer que diariamente vão se acumulando os juros até o final de 1 ano dar a taxa contratada? Por exemplo: a taxa é de 10%a.a. no primeiro dia a taxa é de 0,02% (percentual fictício) e isso vai subindo até o final de 1 ano chegar aos 12%. entendi certo?

Eu li o documento e acabei ficando meio perdido sobre o que eu achava do funcionamento desse cálculo  😅

@Edison Luis Paulini acho que no seu exemplo você digitou errado. Fala em 10%aa e ao final de 1 ano tem 12%aa.

Se você tem 12%aa se dividir por 12 meses dará 1%aa. Se fizermos 1%aa em juros compostos ao final dos 12 meses teremos 12,68%aa e não os 12%aa.

O Mercado tem como praxe anualizar a rentabilidade para que facilite a comparação. Por este motivo se temos um CDB que vence em 8 meses a taxa será anual e não dos 8 meses. Para isto "funcionar" a atualização dos títulos se dá diariamente convertendo a taxa anual em taxa diária e o ano tem 252 dias úteis.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Flavio Prado disse:

Se você tem 12%aa se dividir por 12 meses dará 1%aa. Se fizermos 1%aa em juros compostos ao final dos 12 meses teremos 12,68%aa e não os 12%aa.

Verdade, foi falha de digitação minha.

1 hour ago, Flavio Prado disse:

O Mercado tem como praxe anualizar a rentabilidade para que facilite a comparação. Por este motivo se temos um CDB que vence em 8 meses a taxa será anual e não dos 8 meses. Para isto "funcionar" a atualização dos títulos se dá diariamente convertendo a taxa anual em taxa diária e o ano tem 252 dias úteis.

Agora ficou bem mais claro.

Mas ainda assim vou voltar a estudar esse tema pois me faltam algumas peças nele.

Obrigado pelos esclarecimentos, Flavio!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...