Jump to content
  • 0

DÚVIDA QUANTO AO CRA ADQUIRIDO DA MINERVA


Pergunta

Adquiri em Março/2024 um CRA da Minerva Foods (R$50.000,00 investido).

A taxa na época segundo o assessor da XP era PRÉ-FIXADA em 12,16% a.a. (equivalendo na ocasião 110% do CDI)

No App da XP diz que os Juros são semestrais, Amortização no Vencimento, Liquidez, Carência e Vencimento em 17/03/2031

Eu não fazia ideia do que isso significava, mas a informação era que com a taxa de juros básica caindo, esse investimento seria uma proteção contra a queda da taxa de juros...

 

MAS HOJE no App da XP quando entro para olhar esse CRA, ele mostra que desde o investimento realizado, o rendimento é de R$ - 502,52 (rentabilidade -1,20%) e meu patrimônio final no momento é R$49.497,48

 

SE a Taxa Selic caiu para 10,5% hoje, e a taxa desse CRA é Pré-Fixada em 12,16% a.a., por que estou vendo um rendimento negativo?

E OUTRA DÚVIDA, eu considero que ter esse título seja bom por estar com essa taxa acima da Selic, apesar da Minerva não estar tão bem das pernas (avaliando conforme o Raul mostra ali na aula de CRA sobre avaliar a empresa). OU estou enganado?

Teria outras opções melhores? (tenho poucos investimentos ainda - CDB, LCI, LCA, CRA e 1 Fundo de investimento infelizmente - por estar aprendendo no Módulo 3 no momento e parei de investir até ter mais conhecimento)

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
2 horas atrás, Djeison Mikael Campanher disse:

Adquiri em Março/2024 um CRA da Minerva Foods (R$50.000,00 investido).

A taxa na época segundo o assessor da XP era PRÉ-FIXADA em 12,16% a.a. (equivalendo na ocasião 110% do CDI)

No App da XP diz que os Juros são semestrais, Amortização no Vencimento, Liquidez, Carência e Vencimento em 17/03/2031

Eu não fazia ideia do que isso significava, mas a informação era que com a taxa de juros básica caindo, esse investimento seria uma proteção contra a queda da taxa de juros...

 

MAS HOJE no App da XP quando entro para olhar esse CRA, ele mostra que desde o investimento realizado, o rendimento é de R$ - 502,52 (rentabilidade -1,20%) e meu patrimônio final no momento é R$49.497,48

 

SE a Taxa Selic caiu para 10,5% hoje, e a taxa desse CRA é Pré-Fixada em 12,16% a.a., por que estou vendo um rendimento negativo?

 

Boa noite @Djeison Mikael Campanher. CRIs, CRAs e debentures são marcados a mercado, sendo que, a taxa oferecida não é influenciada somente pela taxa basica de juros, mas tambem pelo risco da empresa e pela propria lei da oferta e da procura.

Contudo, voce levando este titulo até o vencimento tera a taxa contratada

2 horas atrás, Djeison Mikael Campanher disse:

E OUTRA DÚVIDA, eu considero que ter esse título seja bom por estar com essa taxa acima da Selic, apesar da Minerva não estar tão bem das pernas (avaliando conforme o Raul mostra ali na aula de CRA sobre avaliar a empresa). OU estou enganado?

 

Um bom investidor ira sempre avaliar primeiro o risco e ver se a taxa oferecida é condizente e compara-la com outros ativos. Por exemplo, se na mesma epoca estivesse sendo oferecido um CDB com proteção do FGC com taxa liquida de 11,16%, o pagamento de 1% pagaria o risco de investir sem proteção?

Um outro fator a ser considerado. Todo investimento com pagamento de cupons periódicos, na fase de crescimento do patrimonio possuem o risco de reinvestimento, que seria não encontrar a mesma taxa oferecida no titulo para reinvestir e dar continuidade aos juros compostos.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Djeison Mikael Campanher disse:

Adquiri em Março/2024 um CRA da Minerva Foods (R$50.000,00 investido).

A taxa na época segundo o assessor da XP era PRÉ-FIXADA em 12,16% a.a. (equivalendo na ocasião 110% do CDI)

No App da XP diz que os Juros são semestrais, Amortização no Vencimento, Liquidez, Carência e Vencimento em 17/03/2031

Eu não fazia ideia do que isso significava, mas a informação era que com a taxa de juros básica caindo, esse investimento seria uma proteção contra a queda da taxa de juros...

 

MAS HOJE no App da XP quando entro para olhar esse CRA, ele mostra que desde o investimento realizado, o rendimento é de R$ - 502,52 (rentabilidade -1,20%) e meu patrimônio final no momento é R$49.497,48

 

SE a Taxa Selic caiu para 10,5% hoje, e a taxa desse CRA é Pré-Fixada em 12,16% a.a., por que estou vendo um rendimento negativo?

E OUTRA DÚVIDA, eu considero que ter esse título seja bom por estar com essa taxa acima da Selic, apesar da Minerva não estar tão bem das pernas (avaliando conforme o Raul mostra ali na aula de CRA sobre avaliar a empresa). OU estou enganado?

Teria outras opções melhores? (tenho poucos investimentos ainda - CDB, LCI, LCA, CRA e 1 Fundo de investimento infelizmente - por estar aprendendo no Módulo 3 no momento e parei de investir até ter mais conhecimento)

Boa noite, Djeison!

CRAs são títulos que são marcados a mercado. Logo, é possível que sei título esteja marcado para baixo fazendo com que o valor dele  o momento esteja abaixo e isso ocorre não só devido a variação da taxa básica de juros (Selic).

O CRA por conta do alto risco podemos dizer que obrigatoriamente ele deverá estar pagando um prêmio maior que quaisquer outros títulos que possuem menor risco se não, nao valeria a pena o investimento.

 

Títulos melhores é difícil de dizer pois cada tipo de investimento na renda fixa tem sua função e seu fator risco X retorno.

Como ainda está estudando, o melhor a fazer no seu caso é não mexer nos investimentos que já possui até concluir todos os módulos. Se tiver dinheiro que seria seu aporte mensal, aporte no máximo em um tesouro Selic onde você tem segurança, liquidez e não terá marcação a mercado a mercado.

Espero que contribua!

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...