Jump to content
  • 0

Dúvida sobre contrafluxo


Matheus Passos Silva

Pergunta

Olá pessoal,

Vi hoje uma breve análise sobre o Relatório FOCUS dizendo o seguinte:

"As expectativas para 2024 e 2025 foram novamente elevadas de 3,76% para 3,80% e de 3,66% e 3,74%, respectivamente. Para 2026 e 2027, permaneceram em 3,50%."

1) Usando a ideia de contrafluxo, uma possível oportunidade seria investir em títulos indexados ao IPCA, correto?

Por outro lado, esta mesma análise dizia o seguinte sobre a Selic:

"A mediana das expectativas para a Selic de 2024 e 2027 foram elevadas, enquanto, para 2025 e 2026, permaneceram em 9,0%."

2) Novamente fundamentando-me no contrafluxo, faz sentido pensar em títulos indexados à Selic/CID?

3) Por fim, como seria possível - se é que seria possível - juntar estes dois contrafluxos (caso eles estejam corretos/façam sentido)?

Link para compartilhar
Share on other sites

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
11 horas atrás, Matheus Passos Silva disse:

Olá pessoal,

Vi hoje uma breve análise sobre o Relatório FOCUS dizendo o seguinte:

"As expectativas para 2024 e 2025 foram novamente elevadas de 3,76% para 3,80% e de 3,66% e 3,74%, respectivamente. Para 2026 e 2027, permaneceram em 3,50%."

1) Usando a ideia de contrafluxo, uma possível oportunidade seria investir em títulos indexados ao IPCA, correto?

Por outro lado, esta mesma análise dizia o seguinte sobre a Selic:

"A mediana das expectativas para a Selic de 2024 e 2027 foram elevadas, enquanto, para 2025 e 2026, permaneceram em 9,0%."

2) Novamente fundamentando-me no contrafluxo, faz sentido pensar em títulos indexados à Selic/CID?

3) Por fim, como seria possível - se é que seria possível - juntar estes dois contrafluxos (caso eles estejam corretos/façam sentido)?

Boa noite @Matheus Passos Silva. Um dos pontos a ser observado na escolha do titulo pelo contrafluxo, alem do ciclo de mercado é a taxa oferecida. Hoje mesmo no BTG tinha CDB pagando IPCA+8% para prazo de 3 anos. A taxa reflete a lei da oferta e da procura. Para aumentar a captação os emisores passam a oferecer taxas melhores.

Em relação a pergunta 2 e 3, sim, dependendo do momento do ciclo pode existir uma combinação entre indexadores na escolha do titulo, mas eu aportaria com percentuais diferentes baseado nas expectativa de mercado

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...