Jump to content

A dor do erro


Recommended Posts

9 horas atrás, Rodrigo Bonato disse:

Vou ter que retirar dinheiro de investimentos pois não fiz reserva de emergência........

Rodrigo, reforço o que nossos amigos disseram.

A venda de ativos inclusive pode causar dores de cabeça maior como pagamentos de imposto na venda caso se tenha lucro bem como mais detalhes a serem preenchidos na declaração. Não acho que vale a pena a dor de cabeça.

 

Suspender os aportes para se resolver é a melhor alternativa na minha opinião para ir arcando com a emergência e também formar uma para só depois voltar a investir.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

Esse seria um cenário onde você está passando por uma emergência @Rodrigo Bonato?

Se não for o caso, acredito que é o que o pessoal comentou acima, não precisa tirar dos teus investimentos para montar a reserva de emergência.

No meu caso eu também não tinha reserva de emergência enquanto investia e vi alguns vídeos mostrando o quanto seria importante, justamente para não afetar o patrimônio investido em uma emergência.

Como eu não estava em uma emergência enquanto montava a reserva não precisei parar de aportar, mas o que fiz foi pegar qualquer dinheiro extra que eu recebia e colocar na reserva de emergência. Fiz isso com o 13 salário e a PLR da empresa, e montei uma reserva de 6 meses.

Se você precisa urgentemente de uma reserva recomendo parar os aportes nos investimentos e juntar qualquer dinheiro extra que surgir.

Lembrando, você precisa fazer os cálculos corretos de custos que você tem para conseguir montar uma reserva que seja relevante e consiga te manter por pelo menos 6 meses e pelo menos 12 meses se você for empresário.

Eu gosto dessa vídeo do Raul, ajuda bastante:

 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...