Post popular Rodrigo Bonato Postado 21 de Maio Post popular Compartilhar Postado 21 de Maio Vou ter que retirar dinheiro de investimentos pois não fiz reserva de emergência........ 6 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Flavio Prado Postado 21 de Maio Post popular Compartilhar Postado 21 de Maio 8 horas atrás, Rodrigo Bonato disse: Vou ter que retirar dinheiro de investimentos pois não fiz reserva de emergência........ @Rodrigo Bonato não necessariamente. Uma opção seria suspender os aportes e focar na formação da reserva de emergência. 7 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Henrique Magalhães Postado 21 de Maio Post popular Compartilhar Postado 21 de Maio 9 horas atrás, Rodrigo Bonato disse: Vou ter que retirar dinheiro de investimentos pois não fiz reserva de emergência........ @Rodrigo Bonato pensa assim “você já viveu até hoje sem reserva de emergência”. Então use dinheiro novo , e vai montando sua reserva aos poucos , de preferência acelere até ter um mês de seus gastos mensais e depois poderia dividir entre aportar e reserva ! não seria preciso liquidar investimentos não … 6 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Edison Paulini Postado 21 de Maio Compartilhar Postado 21 de Maio 9 horas atrás, Rodrigo Bonato disse: Vou ter que retirar dinheiro de investimentos pois não fiz reserva de emergência........ Rodrigo, reforço o que nossos amigos disseram. A venda de ativos inclusive pode causar dores de cabeça maior como pagamentos de imposto na venda caso se tenha lucro bem como mais detalhes a serem preenchidos na declaração. Não acho que vale a pena a dor de cabeça. Suspender os aportes para se resolver é a melhor alternativa na minha opinião para ir arcando com a emergência e também formar uma para só depois voltar a investir. 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Lucas Cruz Wottrich Postado 21 de Maio Compartilhar Postado 21 de Maio Esse seria um cenário onde você está passando por uma emergência @Rodrigo Bonato? Se não for o caso, acredito que é o que o pessoal comentou acima, não precisa tirar dos teus investimentos para montar a reserva de emergência. No meu caso eu também não tinha reserva de emergência enquanto investia e vi alguns vídeos mostrando o quanto seria importante, justamente para não afetar o patrimônio investido em uma emergência. Como eu não estava em uma emergência enquanto montava a reserva não precisei parar de aportar, mas o que fiz foi pegar qualquer dinheiro extra que eu recebia e colocar na reserva de emergência. Fiz isso com o 13 salário e a PLR da empresa, e montei uma reserva de 6 meses. Se você precisa urgentemente de uma reserva recomendo parar os aportes nos investimentos e juntar qualquer dinheiro extra que surgir. Lembrando, você precisa fazer os cálculos corretos de custos que você tem para conseguir montar uma reserva que seja relevante e consiga te manter por pelo menos 6 meses e pelo menos 12 meses se você for empresário. Eu gosto dessa vídeo do Raul, ajuda bastante: 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts