Jump to content
  • 0

Compreensão do "XP Movida 2029 RF IPCA – Cupom Semestral"


Pergunta

Boa tarde,

Ainda estou aprendendo sobre Renda Fixa, mas vi este cupom disponível. Pelo que entendi ele não possui garantia do FGC, mas queria garantir alguns conceitos.

 

1: Ele seria um CRI/ CRA? (não achei essa info)
2: Pelo fato de estar escrito "cupom semestral", significa pagamentos semestral (e por consequência menor rendimento a longo prazo)?
3: Qual é uma boa calculadora de investimentos para rendimentos com retorno semenstral?
4: Existe alguma outra info sobre esse cupom que acha interessante eu saber? Pelo fato de ser da XP (um banco com bom nome), mesmo sem FGC, ao que aparenta, achei "seguro"

 

Obrigado,

Leonardo Scholl Sternberg

https://conteudos.xpi.com.br/coe/xp-movida-2029-rf-ipca-cupom-semestral/

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
14 horas atrás, Leonardo Scholl Sternberg disse:

1: Ele seria um CRI/ CRA? (não achei essa info)

Bom dia @Leonardo Scholl Sternberg. Seria necessario o regulamento referente ao investimento. Teria como voce disponibilizar para darmos uma olhada? Contudo, pelo menos a primeira vista esta parecendo um COE

15 horas atrás, Leonardo Scholl Sternberg disse:

2: Pelo fato de estar escrito "cupom semestral", significa pagamentos semestral (e por consequência menor rendimento a longo prazo)?

Sim, significa que os juros são pagos semestralmente. Se for um titulo isento de IR não teremos problemas com tributação. Ja para titulos que são cobrados o IR perdemos parte da rentabilidade ja que nos primeiros titulos a aliquota é maior.

Outro problema de titulos que pagam cupons periodicos na fase de crescimento de patrimonio, seria o risco de reinvestimento. Ao receber o cupom e tentarmos reinvestir o montante podemos não conseguir a mesma taxa do investimento principal, comprometendo tambem a nossa rentabilidade

15 horas atrás, Leonardo Scholl Sternberg disse:

3: Qual é uma boa calculadora de investimentos para rendimentos com retorno semenstral?

Teremos que considerar como juros simples, ja que não sabemos em que taxa o valor dos cupons seria reinvestido

15 horas atrás, Leonardo Scholl Sternberg disse:

4: Existe alguma outra info sobre esse cupom que acha interessante eu saber? Pelo fato de ser da XP (um banco com bom nome), mesmo sem FGC, ao que aparenta, achei "seguro"

Teria que avaliarmos qual seria o investimento. Mas se for realmente um COE como citei acima, 99% das vezes sendo otimista não é um bom investimento.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Boa tarde,

Quote

Seria necessario o regulamento referente ao investimento. Teria como voce disponibilizar para darmos uma olhada? Contudo, pelo menos a primeira vista esta parecendo um COE

Procurei pelo regulamento no site deles https://conteudos.xpi.com.br/coe/xp-movida-2029-rf-ipca-cupom-semestral/caracteristicas/ mas não consegui encontrar muitas informações. No rodapé está escrito que é um COE (preciso ainda entender o que seria um e.e), mas confirma a sua hipótese. Teria mais alguma informação que iria necessitar?

Quote

Teria que avaliarmos qual seria o investimento. Mas se for realmente um COE como citei acima, 99% das vezes sendo otimista não é um bom investimento.

De forma breve, saberia dizer porquê não seria um bom investimento? Sou leigo, mas aos meus olhos ele apresenta uma boa rentabilidade e é da XP Investimentos (um banco com bom nome). Mesmo sem proteção do FGC, teria hipóteses do motivo de não ser um bom investimento COE?

Quote

Outro problema de titulos que pagam cupons periodicos na fase de crescimento de patrimonio, seria o risco de reinvestimento. Ao receber o cupom e tentarmos reinvestir o montante podemos não conseguir a mesma taxa do investimento principal, comprometendo tambem a nossa rentabilidade

Estes cupons podem depois ser retirado em dinheiro e ser reinvestido em outro investimento? Penso em obter investimentos de longo prazo, mas se este for o que apresenta uma boa rentabilidade talvez faça sentido igual, não?

 

Obrigado,

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
59 minutes ago, Leonardo Scholl Sternberg disse:

Procurei pelo regulamento no site deles https://conteudos.xpi.com.br/coe/xp-movida-2029-rf-ipca-cupom-semestral/caracteristicas/ mas não consegui encontrar muitas informações. No rodapé está escrito que é um COE (preciso ainda entender o que seria um e.e), mas confirma a sua hipótese. Teria mais alguma informação que iria necessitar?

Cada COE possui uma regra. Teria que avaliar as condições e regulamento do produto

 

1 hour ago, Leonardo Scholl Sternberg disse:

De forma breve, saberia dizer porquê não seria um bom investimento? Sou leigo, mas aos meus olhos ele apresenta uma boa rentabilidade e é da XP Investimentos (um banco com bom nome). Mesmo sem proteção do FGC, teria hipóteses do motivo de não ser um bom investimento COE?

Quando falamos em COEs, a grande maioria reflete uma aposta que beneficia o emissor. Se puder me trazer o regulamento eu posso analisar para voce.

1 hour ago, Leonardo Scholl Sternberg disse:

Estes cupons podem depois ser retirado em dinheiro e ser reinvestido em outro investimento? Penso em obter investimentos de longo prazo, mas se este for o que apresenta uma boa rentabilidade talvez faça sentido igual, não?

Se o investimento possuir tributação normal, o que eu acredito que ira obedecer a aliquota regressiva de IR, Os primeiros cupons pagos irão sofrer uma aliquota maior de imposto. Somente isso ja compromete a rentabilidade. E como citei acima temos ainda o risco de reinvestimento.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Olá,

Procurei no site da XP, no Google e em diversas plataformas pelas condições e regulamentos e não consegui encontrar. Não sei exatamente o que seria os regulamentos. Saberia onde procurar? Talvez seja algum destes links:
https://www.xpi.com.br/documentos/ofertas-coe/

https://conteudos.xpi.com.br/coe/xp-movida-2029-rf-ipca-cupom-semestral/

https://conteudos.xpi.com.br/aprenda-a-investir/relatorios/coe/

 

Teria uma sugestão de local para procurar? Abri o site da B3 e não encontrei mais infos sobre esta COE.

 

Obrigado,

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
10 horas atrás, Leonardo Scholl Sternberg disse:

Olá,

Procurei no site da XP, no Google e em diversas plataformas pelas condições e regulamentos e não consegui encontrar. Não sei exatamente o que seria os regulamentos. Saberia onde procurar? Talvez seja algum destes links:
https://www.xpi.com.br/documentos/ofertas-coe/

https://conteudos.xpi.com.br/coe/xp-movida-2029-rf-ipca-cupom-semestral/

https://conteudos.xpi.com.br/aprenda-a-investir/relatorios/coe/

 

Teria uma sugestão de local para procurar? Abri o site da B3 e não encontrei mais infos sobre esta COE.

 

Obrigado,

Bom dia @Leonardo Scholl Sternberg

O COE, para ser distribuído, precisa de um documento chamado DIE, Documento de Informações Essenciais. Como o nome sugere, é um documento que tem todas as informações necessárias para subsidiar a decisão do investidor.

O DIE deve conter:

⯀ informações verdadeiras, completas, consistentes e que não induzam o investidor a erro;

 ⯀ ser escrito em linguagem simples, clara, objetiva, concisa e adequada a sua natureza e complexidade; 

⯀ ser útil à avaliação de investir no COE; 

⯀ nome do emissor e seu número do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas – CNPJ; 

⯀ aviso de que o recebimento dos montantes devidos ao investidor está sujeito ao risco de crédito do emissor do certificado;

 ⯀ investimento inicial mínimo, ou valor nominal, se houver; 

⯀ as condições de pagamentos periódicos dos rendimentos, quando houver; 

⯀ a data de vencimento ou o prazo da operação; 

⯀ a parcela do valor do investimento protegida, com aviso sobre a necessidade da imobilização do capital por determinado período para a existência desta proteção, quando for o caso; 

⯀ os ativos subjacentes utilizados como referenciais e informações sobre os meios de obtenção dos valores dos índices, taxas ou cotações destes por parte dos investidores;

 ⯀ aviso de que não se trata de investimento direto no ativo subjacente; 

⯀ dados completos sobre todos os cenários possíveis de desempenho do COE em resposta às alternativas de comportamento dos ativos subjacentes, incluindo aviso de que tais resultados são válidos no vencimento; 

⯀ a especificação dos direitos e das obrigações do titular e do emissor, respectivamente, que possam influenciar as condições de remuneração; 

⯀ as condições de recompra ou resgate antes do vencimento pactuado; 

⯀ aviso sobre as condições de entrega física de ativo subjacente, quando for o caso; 

⯀ aviso sobre as condições que impliquem na extinção dos certificados antes do vencimento pactuado, quando for o caso; 

⯀ aviso sobre as condições de liquidez do investimento, incluindo informações sobre a admissão à negociação do COE em mercado secundário e sobre o formador de mercado, se houver; 

⯀ indicação e uma breve descrição dos principais fatores de risco; 

⯀ aviso de que o COE não é garantido pelo Fundo Garantidor de Crédito - FGC; 

⯀ indicação das entidades administradoras de mercado organizado que mantêm sistemas de registro nos quais o COE será emitido; 

⯀ advertência em destaque com a seguinte redação: “A presente oferta foi dispensada de registro pela Comissão de Valores Mobiliários - CVM. A distribuição de Certificado de Operações Estruturadas - COE não implica, por parte dos órgãos reguladores, garantia de veracidade das informações prestadas ou de adequação do certificado à legislação vigente ou julgamento sobre a qualidade do emissor ou da instituição intermediária”;

 ⯀ informação sobre qualquer outro fator que possa afetar de forma significativa as condições de contratação da operação; 

⯀ descrição da tributação aplicável; 

⯀ orientação sobre como encaminhar uma reclamação ou esclarecer dúvidas a respeito do COE; 

⯀ descrição da natureza e das características essenciais destacando se o COE é da modalidade “Investimento com Valor Nominal Protegido” ou “Investimento com Valor Nominal em Risco”, bem como o detalhamento das particularidades inerentes à respectiva modalidade, sobretudo no tocante à possibilidade da perda do capital investido;

O fato de estar dificil de encontrar o DIE deste produto, na minha opinião ja não seria um bom sinal. Caso mesmo assim voce ainda deseje ter mais informações teria que requisitar o documento na sua plataforma

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Boa tarde,

A COE acabou de fechar pois todas as cotas que tinham acabaram 😔

Mas, a fins de aprendizado, conseguiria compartilhar uma DIE de outro produto? Assim eu uso como referencial e ponto e auxílio para pesquisas futuras.

 

Muitíssimo obrigado pelas informações, é bastante rico a lista que me passou!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...