Jump to content
  • 0

Investir em ETF(s)


Pergunta

Terminei recentemente a minha reserva de emergência e continuei estudando neste período, no caminho observei um pouco mais os ETF(s) e fiquei com muita dúvida. 

1) Seria "burrice " da minha parte  a estratégia  de aportar somente em ETF s americanos e irlandeses para um longo prazo e quando chegar a minha liberdade financeira remover o necessário não excedendo 4% para não perder O patrimônio ao longo do tempo? Além disso tenho minha reserva em moeda nacional e usaria o tesouro Nacional ou a própria poupança  como renda fixa para quando for resgatado os Etf(s)

Eu estaria diversificado,  valorizando em moeda forte e sem risco Brasil .

2) Outra possibilidade seria no momento de resgate dos Etf(s) vir trazendo e investindo em Fiis e ações pagadoras de dividendos ,já que teria valores maiores no final com os Etf(s) do que se investir desde já nessas ações e fiis. 

Não sei se meu raciocínio é estúpido, mas prefiro perguntar antes e ouvir pessoas com mais experiência do que me arrepender depois. Meu dinheiro é muito suado e tenho que evitar erros.

Obrigado a todos sempre !

Link para compartilhar
Share on other sites

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
39 minutes ago, Carlos Frederico De Menezes Santos disse:

1) Seria "burrice " da minha parte  a estratégia  de aportar somente em ETF s americanos e irlandeses para um longo prazo e quando chegar a minha liberdade financeira remover o necessário não excedendo 4% para não perder O patrimônio ao longo do tempo? Além disso tenho minha reserva em moeda nacional e usaria o tesouro Nacional ou a própria poupança  como renda fixa para quando for resgatado os Etf(s)

Eu estaria diversificado,  valorizando em moeda forte e sem risco Brasil .

Boa tarde @Carlos Frederico De Menezes Santos. Quando pensamos em investir no exterior o motivo principal seria proteger parte do nosso patrimonio em uma moeda historicamente mais forte do que o real. Contudo, se formos usufruir deste patrimonio no BRasil, o ideal seria a maior parte deste patrimonio estar alocado no Brasil. A transição de moedas pode consumir boa parte da rentabilidade que voce conseguiu em spread e impostos

Vide a ultima alteração na tributação internacional que removeu a isenção de vendas até R$35mil tributando em uma aliquota de 15%. 

43 minutes ago, Carlos Frederico De Menezes Santos disse:

2) Outra possibilidade seria no momento de resgate dos Etf(s) vir trazendo e investindo em Fiis e ações pagadoras de dividendos ,já que teria valores maiores no final com os Etf(s) do que se investir desde já nessas ações e fiis. 

Investimentos em ações e fiis são realizados no longo prazo, sendo importante realizarmos alocações durante toda a fase de crescimento do patrimonio, e não no momento em que iremos usufruir da renda. 

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...