Jump to content

"Poupança" para os meus sobrinhos. Como fazer?


Recommended Posts

Fala comunidade!
Serei breve. O título já resumiu bastante a minha intenção com esse post.
Tenho 2 sobrinhos, um menino de 1 ano e meio e uma menina de 5 meses. Quero fazer um investimento para cada um deles, nominal, que somente eles possam retirar quando atingirem a maior idade. Gostaria de fazer um aporte único e deixar os juros rendendo até lá.

Isso é possível? Se sim, como e qual fazer?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Anne Higaki disse:

Fala comunidade!
Serei breve. O título já resumiu bastante a minha intenção com esse post.
Tenho 2 sobrinhos, um menino de 1 ano e meio e uma menina de 5 meses. Quero fazer um investimento para cada um deles, nominal, que somente eles possam retirar quando atingirem a maior idade. Gostaria de fazer um aporte único e deixar os juros rendendo até lá.

Isso é possível? Se sim, como e qual fazer?

@Anne Higaki primeiramente parabéns pela intenção de investir para seus sobrinhos !

Bom este é um assunto que requer alguns cuidados , e o recomendado seria não investir diretamente no nome deles (onde ele possam ter acesso fácil assim que chegar a uma idade ainda de adolescência )!

Entendendo que você quer fazer isso , o caminho mais prudente seria fazer em seu próprio nome uma carteira / aplicação para cada um deles, e quando chegar a hora aí você doaria a eles o valor !

mas o sensato seria você gerenciar este valor até entender ser a hora de deixar o dinheiro para que eles tenham acesso!

há alguns vídeos no YouTube em que o Raul explica os cuidados que se deve ter neste casos! 

a cabeça de uma adolescente nesta idade sabendo que tem dinheiro disponível poder não ser uma boa combinação … 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

@Henrique Magalhães Pensei desta forma. Mas quando for transferir para eles tem um imposto de doação que teria que pagar. Mesmo que comparado ao montante gerado seja irrisório, ainda assim é um dinheiro 'de graça' que estou dando para o governo e é uma quantia a menos. Visando evitar esse desconto pensei em fazer nominal. Mas entendo a preocupação com relação a cabeça dos jovens, também nessas coisas.

Editado por Anne Higaki
Link para compartilhar
Share on other sites

10 horas atrás, Anne Higaki disse:

@Henrique Magalhães Pensei desta forma. Mas quando for transferir para eles tem um imposto de doação que teria que pagar. Mesmo que comparado ao montante gerado seja irrisório, ainda assim é um dinheiro 'de graça' que estou dando para o governo e é uma quantia a menos. Visando evitar esse desconto pensei em fazer nominal. Mas entendo a preocupação com relação a cabeça dos jovens, também nessas coisas.

Bom dia @Anne Higaki. Existe um limite anual que possui isenção sobre doação. No estado de SP, salvo engano, até 2500 UFESPs, cerca de R$88mil por ano, é isento. Se possivel procure verificar com um contador para confirmar esta informação

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...