Jump to content
  • 0

Marcação a mercado


Pergunta

Boa tarde, assisti a aula de marcação a mercado e o Raul fala que não podemos escolher qual título vender, vende apenas o mais antigo. Isso significa que só posso fazer marcação a mercado no título mais antigo de determinado tipo? Por exemplo, posso vender um título mais antigo do IPCA + outro selic e outro prefixado?

Se eu tiver um título ipca+ 2025 e ipca+ 2029, só posso vender o primeiro que comprei(mais antigo)?

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 1
4 minutes ago, Julian Peter Padilha Netto disse:

Se não é possível vender qualquer titulo do tesouro a qualquer momento, ele puxa o primeiro comprado, faz sentido falar que é melhor ter poucos titulos do tesouro ao mesmo tempo?

Boa noite, Julian!

Vamos supor que você tenha um título mais antigo e um outro em seguida que está favorável a marcação. Eventualmente isso pode ocorrer.

Para essa situação é necessário calcular se vale a pena a venda deste primeiro título e se a rentabilidade adiantada do segundo título o qual está se fazendo a marcação irá compensar a venda do mais antigo. Reforçando que sempre será vendido o título mais antigo dentro do tipo escolhido. 

Na minha opinião ter poucos títulos não seria algo a ser visado. Primeiro que não fazemos investimentos no tesouro direto almejando a marcação. O ideal é seguir o contrafluxo para fazer a aquisição de títulos e ver qual estaria mais valendo a pena dentro o indexador indicado pelo contrafluxo. Entenda a marcação a mercado como um bônus que existe a possibilidade de ter.

Segundo por vezes não teremos muito títulos adquiridos em datas próximas o que diminui a chance de um título antigo ter uma marcação desfavorável e o outro seguinte com marcação favorável. Quanto mais tempo o título possui mais espaço ele tem para sofrer da variação. Títulos muito novos não tiveram tempo suficiente para uma grande oscilação.

 

Espero que tenha ficado claro!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1
25 minutes ago, Julian Peter Padilha Netto disse:

Eu entendi, e obrigado pela resposta. Do jeito que explicaram, ficou parecendo que seria a norma fazer essa marcação, mas pelo jeito ta mais pra raro o acontecimento dele. 

Marcação não é necessariamente norma. Como comentei antes é um acontecimento que podemos ter em dados momentos e não é raro de acontecer. Leva tempo na verdade onde quanto maior a janela de tempo entre a aquisição e o vencimento, maiores as chances de uma boa marcação.

Na minha opinião, um bom momento para começar a se olhar títulos visando a marcação seria pelo menos depois de 2 anos onde o título estaria na menor alíquota do IR o que já reduz o desconto no lucro obtido e aumenta as chances de uma boa marcação.

Explico isso com um pouco mais de detalhes neste post abaixo que deixo como sugestão de leitura para complemento ao tema.

Espero que ajude!

https://comunidade.auvp.com.br/topic/14479-entendendo-sobre-marcação-a-mercado/#comment-125828

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
21 minutes ago, Victor Carvalho Maciel Girao disse:

Boa tarde, assisti a aula de marcação a mercado e o Raul fala que não podemos escolher qual título vender, vende apenas o mais antigo. Isso significa que só posso fazer marcação a mercado no título mais antigo de determinado tipo? Por exemplo, posso vender um título mais antigo do IPCA + outro selic e outro prefixado?

Se eu tiver um título ipca+ 2025 e ipca+ 2029, só posso vender o primeiro que comprei(mais antigo)?

Boa tarde, Victor!

É importante saber que as vendas são sempre feitas dentro do respectivo tipo de título. Ou seja, se você escolher vender um título de prefixado por exemplo, você irá vender o seu prefixado mais antigo não interferindo se você tem tesouro Selic ou IPCA+ ainda mais antigos. É tudo dividido por tipo de tesouro.

 

Espero que tenha ficado claro!

Editado por Edison Luis Paulini
  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 horas atrás, Edison Luis Paulini disse:

Boa tarde, Victor!

É importante saber que as vendas são sempre feitas dentro do respectivo tipo de título. Ou seja, se você escolher vender um título de prefixado por exemplo, você irá vender o seu prefixado mais antigo não interferindo se você tem tesouro Selic ou IPCA+ ainda mais antigos. É tudo dividido por tipo de tesouro.

 

Espero que tenha ficado claro!

Se não é possível vender qualquer titulo do tesouro a qualquer momento, ele puxa o primeiro comprado, faz sentido falar que é melhor ter poucos titulos do tesouro ao mesmo tempo? Ou pelo menos um titulo de cada, e não varios de cada? Não ficou claro como que se faz marcação ao mercado se eu nao posso vender um titulo em especifico sem mexer nos outros. 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Edison Luis Paulini disse:

Boa noite, Julian!

Vamos supor que você tenha um título mais antigo e um outro em seguida que está favorável a marcação. Eventualmente isso pode ocorrer.

Para essa situação é necessário calcular se vale a pena a venda deste primeiro título e se a rentabilidade adiantada do segundo título o qual está se fazendo a marcação irá compensar a venda do mais antigo. Reforçando que sempre será vendido o título mais antigo dentro do tipo escolhido. 

Na minha opinião ter poucos títulos não seria algo a ser visado. Primeiro que não fazemos investimentos no tesouro direto almejando a marcação. O ideal é seguir o contrafluxo para fazer a aquisição de títulos e ver qual estaria mais valendo a pena dentro o indexador indicado pelo contrafluxo. Entenda a marcação a mercado como um bônus que existe a possibilidade de ter.

Segundo por vezes não teremos muito títulos adquiridos em datas próximas o que diminui a chance de um título antigo ter uma marcação desfavorável e o outro seguinte com marcação favorável. Quanto mais tempo o título possui mais espaço ele tem para sofrer da variação. Títulos muito novos não tiveram tempo suficiente para uma grande oscilação.

 

Espero que tenha ficado claro!

Eu entendi, e obrigado pela resposta. Do jeito que explicaram, ficou parecendo que seria a norma fazer essa marcação, mas pelo jeito ta mais pra raro o acontecimento dele. 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 horas atrás, Victor Carvalho Maciel Girao disse:

Boa tarde, assisti a aula de marcação a mercado e o Raul fala que não podemos escolher qual título vender, vende apenas o mais antigo. Isso significa que só posso fazer marcação a mercado no título mais antigo de determinado tipo? Por exemplo, posso vender um título mais antigo do IPCA + outro selic e outro prefixado?

Se eu tiver um título ipca+ 2025 e ipca+ 2029, só posso vender o primeiro que comprei(mais antigo)?

Boa noite @Victor Carvalho Maciel Girao. Somente um complemento as respostas. Voce tera que vender o titulo mais antigo referente ao mesmo vencimento. Por exemplo, quando decidir vender o tesouro prefixado 2027 ele escolhera o titulo mais antigo desse vencimento, mesmo que eu tenha o tesouro prefixado 2031.

O objetivo desta regra do tesouro é voce sempre vender o titulo com menor aliquota de IR

Alem disso, quando compramos os titulos pelo contrafluxo, ira ser normal termos blocos de titulos com as mesmas caracteristicas e taxas muito proximas, fazendo com que possa ter 1 ou outro que não se beneficie com a marcação, mas o conjunto seja favorecido.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...