Jump to content
  • 0

Título pre-fixado


Marcos Dias Da Costa

Pergunta

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
21 minutes ago, Marcos Dias Da Costa disse:

Não entendi o que o Raul falou q no final todos os títulos pré fixados terão rentabilidade de 1.000 reais. Como asssim?

Tb não entendi a tal “marcação de mercado”. Não entendi como posso ganhar ou perder dinheiro. Como sei se vou ganhar ou se vou perder?

Boa tarde, Marcos!

 

Vamos lá.

Os títulos prefixados do tesouro na verdade terão seu valor de vencimento de R$ 1000. Ou seja, o título comprado sempre irá valer 1000 no vencimento. 

Um exemplo hipotético:

Imagine que compramos um titulo do tesouro prefixado que hoje está no valor de R$ 466,17 a uma taxa de 10,01%a.a. para um vencimento em 8 anos. No vencimento teremos o valor de R$ 1000 vide exemplo abaixo:

image.png.0a149a27a1197b4ecc1177447273ec91.png

 

É uma regra estabelecida pelo tesouro para se facilitar cálculos de rentabilidade e taxas oferecidas.

O tesouro IPCA+ também tem a regra de valer R$1000 no vencimento porém este valor é corrigido pela inflação.

 

A marcação a mercado é um efeito de variação da taxa do título e consequentemente a variação do preço do título.

Seguindo o exemplo anterior que propus e entendendo que a regra é que o título deva valer R$ 1000 no vencimento, imagine que a taxa de 10,01% caia para 8%. Se aplicarmos essa nova taxa ao título de R$ 466,17 teremos o valor do mesmo no vencimento de R$ 862,85.

image.png.8adcee0e864db27db40fe1ba88628cdd.png

Veja que a regra de valer R$ 1000 foi quebrada. Logo, o título necessariamente precisa subir de valor para que passe a valer os mesmos R$ 1000 no vencimento. Então o título seria reajustado para R$ 540,27

image.png.9e8f6ebaf603600545f3566dcb80d43d.png

 

Essas variações de taxas (que são as chamadas taxas de mercado, ou seja, o percentual que o mercado está precificando os títulos) flutuam devido a uma série de fatores. Em resumo você pode entender que quando a taxa cai é bom pois o preço do seu título irá subir. Se a taxa sobe o contrário acontece. Uma taxa muito elevada a um determinado valor irá fazer que com que o valor do vencimento seja superior aos R$ 1000 no vencimento. A consequência disso é que o título precisará ter seu preço reajustado para baixo para que ele siga valendo os R$ 1000 no vencimento.

 

 Um detalhe importante.

Se você compra um título que sofre da marcação a mercado (que reforçando são os títulos prefixados e IPCA+ do tesouro direto) e leva o título até o vencimento, você irá receber a taxa contratada de rentabilidade pois se tem como parâmetro o valor de R$1000 no vencimento. Aqui que começamos a entender essa regra de se objetivar o valor de 1000 que foi estabelecido pelo programa do tesouro.

O que acontece é que no meio do caminho enquanto estamos carregando o título ele pode sofrer variações tanto para baixo como para cima conforme exemplos mencionados anteriormente. 

Caso vemos que o preço do título subiu em consequência de uma queda de taxa, estaríamos com um valor a mais em mãos praticamente antecipando uma rentabilidade.

Em contrapartida é importante não mexermos no títulos quando a taxa sobe e seu preço cai pois aí estaremos perdendo dinheiro. Mas é uma perda que só será efetivada se vendermos o título e se não vendermos (que é o certo a se fazer neste caso de preço marcado para baixo) não há com o que se preocupar. Basta carregar o título até o vencimento.

 

Fiz um tópico onde explico mais sobre este tema e deixo como sugestão de leitura para você estudar bem como rever as aulas sobre marcação a mercado. É um tema um pouco chatinho mesmo de entender no começo mas logo você pega a manha!

 

 

Se ainda tiver dúvidas, conta aí pra gente poder ajudar!

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
27 minutes ago, Marcos Dias Da Costa disse:

Não entendi o que o Raul falou q no final todos os títulos pré fixados terão rentabilidade de 1.000 reais. Como asssim?

@Marcos Dias Da Costa esta premissa vale somente para o Tesouro Prefixado. Quando compramos uma unidade deste título, no vencimento ele valerá R$1mil bruto. Se você corrigir o valor dele hoje pela taxa oferecida, no vencimento dará exatos R$1mil. Por este motivo que todos os títulos do Tesouro Pré valem menos que R$1mil.

 

29 minutes ago, Marcos Dias Da Costa disse:

Tb não entendi a tal “marcação de mercado”. Não entendi como posso ganhar ou perder dinheiro. Como sei se vou ganhar ou se vou perder?

Você já assistiu a aula de contrafluxo? Nela o Raul explica em detalhes como funciona. Bem simplificado, quando você compra um título do Tesouro Direto você contrata uma rentabilidade que se você levar o título até o vencimento você receberá exatamente esta rentabilidade contratada. Porém a rentabilidade muda todos os dias, e junto muda o preço do título.

Vamos pegar o Tesouro Prefixado como exemplo. Sabemos que no vencimento ele valerá exatos R$1mil. Vamos supor que você compra 1 título no valor de R$751,31 e que daqui a exatos 3 anos é o vencimento dele. A taxa dele está 10,00%aa. Se você aplicar esta rentabilidade, você terá exatos R$1mil no vencimento.

Daqui 1 ano, o mesmo Tesouro Prefixado está sendo negociado a R$857,33 a uma rentabilidade de 8,00%aa. Para quem comprar neste momento também terá R$1mil no vencimento, igual a você. Acontece que você comprou 1 ano antes e com a rentabilidade de 10,00% então os seus R$751,31 corrigidos a 10,00%aa estão valendo R$826,44, porém no mercado ele está sendo negociado a R$857,33, ou seja, você pode vender o seu título antecipadamente e receber uma rentabilidade maior. Você estaria recebendo R$30,89 a mais, a sua rentabilidade seria de 14,11%aa e não mais de R$10,00%aa.

O mesmo pode acontecer no sentido inverso. Imagina agora que você comprou e depois de 1 ano o título está sendo negociado a R$797,19 pagando a rentabilidade de 12,00%aa. O seu título continua valendo R$826,44, portanto se você vender agora você estaria recebendo R$29,25 a menos que ele estaria valendo pela rentabilidade que você contratou 1 ano antes.

Ou seja, se você tem um título a uma taxa contratada e a taxa aumentar no futuro, significa que o preço a mercado estará menor. E se a taxa subir, significa que o preço a mercado estará maior.

Espero ter ajudado.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Muito bem esclarecido @Edison Luis Paulini e @Flavio Prado
 
Eu não tive tanta dificuldade de entender o conceito, e a relação com contrafluxo esclarece mais ainda. 
 
Mas, sinceramente, depois que você consegue entender alguma coisa percebe que é mais fácil de entender do que fazer. Tem que ficar muito atento no cálculo.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
6 minutes ago, Pedro Moura Araújo disse:

Muito bem esclarecido @Edison Luis Paulini e @Flavio Prado
 
Eu não tive tanta dificuldade de entender o conceito, e a relação com contrafluxo esclarece mais ainda. 
 
Mas, sinceramente, depois que você consegue entender alguma coisa percebe que é mais fácil de entender do que fazer. Tem que ficar muito atento no cálculo.

Boa tarde, Pedro!

Não sei se você sabe, mas o próprio site do tesouro tem um gráfico onde podemos acompanhar a relação entre o preço real e o preço teórico do título além de alguns de alguns percentuais com relação ao título.

É um complemento inclusive com ajuda visual que facilita bastante em perceber se já é um momento interessante para fazer todos os cálculos necessários para se realizar uma marcação a mercado.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Vou verificar, @Edison Luis Paulini!
 
Quero investir uma grana no Tesouro Direto. Acabei de terminar o Módulo 3. Mas segui o conselho de parar a minha carteira agora e só vou voltar a remanejar depois de terminar o curso, talvez. 
 
Mesmo porque meus investimentos todos estão em LCI e LCA do BB e da Caixa, e tenho umas LCAs prefixadas acima de 10% a.a., enquanto as LCIs pós variam entre 87% e 91% do CDI.
 
Nesse cenário em que pode ser possível mais cortes na SELIC, a propósito, talvez possa ser interessante eu manter as LCAs prefixadas por mais tempo e realocar o valor das LCIs pós em outros ativos. Quem sabe Tesouro Direto. 
 
Isso se minha linha de raciocínio estiver correta.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...