Jump to content
  • 0

Oportunidade vs tristeza


Pergunta

Bom dia meus amigos, tudo bem? Eu estou bem!

 

Venho investindo na bolsa desde novembro de 23, fiz o curso, tiro minhas dúvidas aqui, procuro aprender e entender mais. Aparentemente minha carteira parece estar indo bem ou vinha subindo bem kkk, mas com o PL da bolsa caindo é normal minha carteira cair também correto, principalmente a primeira queda acredito ter sido um ipca+6, uso o gorila como acompanhamento e visualização, e assim ele vem caindo hahaha, mas tudo bem, hora vai outra vem.

 

Pergunta: Acredito que estamos num ótimo momento de compra, mas visando ter lucros contínuos e evitar essas quedas, é viável acumular patrimônio num PL baixo e vender num alto e alocar em algum lugar garantindo o mínimo de 6%, estratégia ou burrice?

 Sabido que sairemos da técnica Bay houd e que nunca saberemos esses momento de pico de fato, mas é previsível!  

Alguém faz uso de tal técnica para me dizer algo?

IMG_20240611_095539.jpg.27f98882274f88133f0e73958125f657.jpgIMG_20240611_095656.jpg.57e5792060fbad1748e749028e1bc6e8.jpg

No gráfico vejo que estou indo bem, mas na comparação CDI não, o que tem de errado, ou estou errôneo em minhas aplicações e decisões?

Nesse abaixo parece estar ganhando!

Screenshot_2024-06-11-10-35-44-478_br_com.gorilainvest.mobileapp.jpg.1e696b2e92efad24701f83c028775b4c.jpg

Editado por JONATHAS THIAGO MENDES DA SILVA
  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
On 11/06/2024 at 11:53, Henrique Magalhães disse:

@JONATHAS THIAGO MENDES DA SILVA é normal ter estas duvidas e tambem um certo receio/medo justamente por ficar olhando a rentabilidade num periodo curto e quando tem oscilações para baixo.

Lembrando que em janeiro/2024 tudo mundo era gênio pois o IBOV deu paulada pra cima...

Mas vamos lá, entendendo sua duvida pois ja passei por estes devaneios também e aos poucos tenho sentido que me desapaguei de olhar a carteira, de olhar a rentabiludade e so pensar em aumentar minhas cotas, acoes, e titulos.

 

Penso eu assim, da forma que aprendi e entendi aqui, considerando que estamos numa construção de patrimonio (algo em torno de 15 a 30 anos a depender de cada 1), e diversificando ao menos entre RF e RV

 

a) Bolsa fica de lado ou caindo por um um bom período

com teremos RF e RV, a tendencia sera que nossos aportes estejam nos indicando amentar as participaçoes em RV (mais cotas, mais açoes), boas empresas e preços razoáveis (e neste caso ate em promocoes)

lembrando que vc tem a meta de % RF e % RV, voce nao vai por 100% em RV e isso gera um equilibrio 

 

b) Bolsa sobe forte em um determinado período ou períodos 

praticamente se tudo estiver equilibrado ate aqui, voce sera direcionado a aportar em sua RF, e somente vera a valorização da RV desequilibrar suas % e tera que aportar em RF ate chegar no equilibrio, e pode ser que nao consiga a depender do quanto suba

 

o Fato é que olhamos períodos curtos e neles fica extremamente dificil entender que la na frente poderemos ter um PM de uma ação ridiculamente baixo, recebendo dividendo com YOC generosos, e se estiver em nossa fase de viver de renda, ai teremos muito mais certeza da hora de migrar para algo mais seguro.

 

Outro ponto é que somos ensinado a investir em empresas boas, ativos bons, e mesmo com oscilações nossas carteira nao devem oscilar tanto, a nao ser que nosso perfil sera bem mais arriscado e por conta propria tenhamos tomado uma decisão neste sentido.

 

No meu caso e tenho uma amostragem de 2 anos só com a parte da carteira que  fiz  quando entrei na AUVP

image.png.5b21725fa3661d54cfce691116145d62.png

Se notar a linha do IBOV eu estava oscilando quase igual ele e começou descolar este ano, e eu entendo ser por conta do diagrama e por minhas % de RV estarem mais equilibradas.. mas ainda sim 2 anos sao poucos para fazer uma avaliação, quero ver daqui a 5 anos pelo menos e acredito que vai estar muitooooooo diferente pra melhor,e daqui a 15 anos entao, com mais experiencia e vivencia, melhor ainda

 

 

 

 

Olá Henrique, cara de fato não tô preocupado com queda não, pontuei uma situação de estratégia e queria saber se alguém faz isso. 

Sim pouco tempo, nada na verdade, minha meta e 20 anos cara, mas dentro desse período queria trabalhar com a estratégia que pontuei. Imagina daqui 20 anos eu com rentabilidade lá em cima e do nada cai, não tenho entendimento para isso, imagino que vou ter só os dividendos investidos e as ações em mãos, aí vou ter que esperar subir novamente... Para aposentar.. Essa minha dúvida.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 11/06/2024 at 11:09, Edison Paulini disse:

Bom dia, Jonathas!

Uma carteira que começou em novembro de 2023 ainda amém aprendeu a engatinhar  😅

É um a carteira muito nova para se olhar rentabilidades e ver o que ela de fato produziu. Irá levar anos para vermos resultados significativos. Eu diria que pelo menos uns 5 mas podendo ser mais.

 

Fugir do buy and hold na minha opinião não faz sentido.

A estratégia proposta ao meu ver é ter uma reserva de oportunidade e comprar ativos na baixa como sendo essa uma oportunidade e posteriormente vender. 

Primeiro que reserva de oportunidade para quem está acumulando patrimônio desacelera o crescimento do mesmo. A ideia é separar um valor e esperar uma oportunidade. Mas enquanto essa oportunidade não aparece, onde esse dinheiro ficaria onde rendesse e tenha liquidez para podermos usar ele no momento oportuno? Seria muito melhor aplicar esse dinheiro em uma boa carteira a qual montamos e estudamos onde as rentabilidades no longo prazo certamente virão do que de tentar acertar o c$ da mosca  😅

Além disso, a estratégia ainda propõe a venda posterior para dar aquela  alavancada gostosa. Isso é trade. Pode gerar ganhos? Eventualmente sim. Mas e pra regularizar isso depois? IR, declaração das vendas, pagamento de imposto a depender do montante o qual foi feita a catira. E se não der bom? Pior ainda talvez.

 

Entendo que quando começamos a entender legal o mercado financeiro e ver que é possível aumentar nosso dinheirinho, acabamos pensando em formar mirabolantes para alavancar e até parece ser uma boa ideia em vista que pensamos no risco e tudo mais. Mas frequentemente não penso nas consequências. E também acabamos por tomar decisões no emocional e aqui é onde está o maior perigo. Efeito FOMO, olhar a rentabilidade da carteira apanhando para um outro índice, são muitas variáveis que abalam o emocional e aumentam as chances de fazer  💩

 

Eu prefiro seguir o bom e velho diagrama do cerrado onde ele já vai nos orientar aportes oportunos quando a bolsa estiver nas baixas, controlar as compras quando a bolsa estiver na alturas e assim conseguiremos ganhos reais.

 

Espero que ajude a refletir!

Oi Edson tudo bom. 

Entendo que na maioria das perguntas que saiam do diagrama do cerrado e buy and hold as  respostas serão taxativa, mas uma dúvida é! Daqui 20.. uma ação que comprei hoje a 100 reais ela esteja 300, pow legal, vou vender tudo colocar em ativos de renda mensal e ser feliz, certo?!

Mas se acontecer algo na bolsa como está agora e ela volte a 100 ou até menos certo, vou ter de esperar, mas o tempo acabou, não terei como aposentar se é que me entende.. 

Estou correto ou eu não entendi isso de bolsa direito...

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
6 minutes ago, JONATHAS THIAGO MENDES DA SILVA disse:

Entendo que na maioria das perguntas que saiam do diagrama do cerrado e buy and hold as  respostas serão taxativa, mas uma dúvida é! Daqui 20.. uma ação que comprei hoje a 100 reais ela esteja 300, pow legal, vou vender tudo colocar em ativos de renda mensal e ser feliz, certo?!

Fala, rapaz!

Então, não necessariamente. E se a ação comprada começar a fazer distribuição de lucros mais frequentemente? Temos diversos casos de papéis que cresceram por anos e em dado momento que se estabilizaram começaram a rentabilizar mais os acionistas com pagamentos de proventos.

9 minutes ago, JONATHAS THIAGO MENDES DA SILVA disse:

Mas se acontecer algo na bolsa como está agora e ela volte a 100 ou até menos certo, vou ter de esperar, mas o tempo acabou, não terei como aposentar se é que me entende.. 

Estou correto ou eu não entendi isso de bolsa direito...

 

Acho que é válido ressaltar que a tendência de um bom ativo que seja lucrativo é seus preços acompanhem os lucros. Enquanto as empresas demonstram lucros, os preços do papel tendem a subir pois a procura pelo ativo ainda será alta.

Além disso, também visamos a diversificação para minar o máximo possível de riscos onde se tivermos algum problema até mesmo no cenário que comentou, as lerdas não sejam significativas e ainda possamos nos aposentar tranquilamente.

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, JONATHAS THIAGO MENDES DA SILVA disse:

Olá Henrique, cara de fato não tô preocupado com queda não, pontuei uma situação de estratégia e queria saber se alguém faz isso. 

Sim pouco tempo, nada na verdade, minha meta e 20 anos cara, mas dentro desse período queria trabalhar com a estratégia que pontuei. Imagina daqui 20 anos eu com rentabilidade lá em cima e do nada cai, não tenho entendimento para isso, imagino que vou ter só os dividendos investidos e as ações em mãos, aí vou ter que esperar subir novamente... Para aposentar.. Essa minha dúvida.

No meu entendimento quando chegar o momento de viver e renda, pode haver uma migração planejada de ativos de RV para RF, mas lembrando que a ideia é que a maioria de seus ativos sejam de boas empresas, que nao devem te dar muitas emocoes, mas que devem ou valorizar lentamente ou estar distribuindo dividendos..

De qq forma quando queremos segurança e previsibilidade teremos a renda Fixa, e entendo que existira sim movimentos a serem feitos na epoca de se viver de renda..

 

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...