Jump to content

Recommended Posts

Fala ai galera, tudo suave ? 

Tentando ser breve, minha esposa e eu estamos avaliando sobre um investimento para abrir uma franquia da Oggi Sorvetes, somos da Paraíba e essa marca está se expandindo para a região Nordeste com uma fábrica e CD em Abreu e Lima no Pernambuco (umas 5h de distância). Para a abertura, a franqueadora fala na apresentação que é considerado 50k para reformas no prédio, equipamentos de informática, PDV, mobiliário e algumas coisas menores, com mais 50k da taxa de franquia e da parte de comunicação visual da loja (25k pra cada) e por fim, a parte da compra dos freezers, que na loja modelo são considerados 10 unidades + 50k pra isso.

Como a marca está expandindo para essa região, eles estão com uma condição diferente do que estava a uns 5 meses atrás (sabemos disso pq nosso primeiro contato com eles foi nesse período, ainda não estavam com essa expansão ativa) que é o parcelamento dos 100k  referente aos freezers, taxa de franquia e comunicação visual em 10x.

Uma das questões que estamos pesando é de que, para custear esse investimento teríamos que abrir mão de toda nossa posição da RF (+/- 130k) e mais um pouco de algum lugar da RV (Ações ou FII) ou talvez da RF pré-fixada, porém, como a franqueadora está com esse parcelamento em 10x não teríamos a necessidade de usar tudo de uma vez, e na nossa expectativa positiva do negócio, é que o próprio faturamento ajudaria a custear as parcelas.

Hoje estamos no ramo de mobiliário projetado em MDF e na parte de mobiliário escolar e de escritório (cadeiras, carteiras e etc). Não estamos migrando de setor nem nada, seria uma forma de diversificar as entradas de receita e termos um outro negócio.

 

 

Pergunta final: Nunca experimentamos os produtos dessa marca, alguém já consumiu picolés ou sorvetes da Oggi para falar uma opnião sincera ? Estamos procurando uma forma de experimentar os produtos kkkk eles ainda não tem nenhuma loja aberta no momento, nem mesmo em Pernambuco.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

5 minutes ago, Janderson Costa Leão Lima disse:

Fala ai galera, tudo suave ? 

Tentando ser breve, minha esposa e eu estamos avaliando sobre um investimento para abrir uma franquia da Oggi Sorvetes, somos da Paraíba e essa marca está se expandindo para a região Nordeste com uma fábrica e CD em Abreu e Lima no Pernambuco (umas 5h de distância). Para a abertura, a franqueadora fala na apresentação que é considerado 50k para reformas no prédio, equipamentos de informática, PDV, mobiliário e algumas coisas menores, com mais 50k da taxa de franquia e da parte de comunicação visual da loja (25k pra cada) e por fim, a parte da compra dos freezers, que na loja modelo são considerados 10 unidades + 50k pra isso.

Como a marca está expandindo para essa região, eles estão com uma condição diferente do que estava a uns 5 meses atrás (sabemos disso pq nosso primeiro contato com eles foi nesse período, ainda não estavam com essa expansão ativa) que é o parcelamento dos 100k  referente aos freezers, taxa de franquia e comunicação visual em 10x.

Uma das questões que estamos pesando é de que, para custear esse investimento teríamos que abrir mão de toda nossa posição da RF (+/- 130k) e mais um pouco de algum lugar da RV (Ações ou FII) ou talvez da RF pré-fixada, porém, como a franqueadora está com esse parcelamento em 10x não teríamos a necessidade de usar tudo de uma vez, e na nossa expectativa positiva do negócio, é que o próprio faturamento ajudaria a custear as parcelas.

Hoje estamos no ramo de mobiliário projetado em MDF e na parte de mobiliário escolar e de escritório (cadeiras, carteiras e etc). Não estamos migrando de setor nem nada, seria uma forma de diversificar as entradas de receita e termos um outro negócio.

 

 

Pergunta final: Nunca experimentamos os produtos dessa marca, alguém já consumiu picolés ou sorvetes da Oggi para falar uma opnião sincera ? Estamos procurando uma forma de experimentar os produtos kkkk eles ainda não tem nenhuma loja aberta no momento, nem mesmo em Pernambuco.

Falei tudo e não perguntei kkkkk Vocês acham que valem a pena essa descapitalização para um investimento desses ? Ou se conhecem alguém que tem uma franquia dessas que possa dizer como é na prática.

  • HAHAHAHA 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Olá Janderson, tudo bem?

Não tenho muito conhecimento de mercado para dar uma opinião sobre o investimento X descapitalização...

Quanto a conhecer a marca, sou de São Paulo e posso dizer que tanto na região que moro quanto na região que trabalho vejo várias lojas, o produto faz sucesso pelo custo benefício. Eu particularmente gosto muito e ainda não escutei ninguém dizer o contrário. 

 

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

Ola Janderson,

Primeiramente eu acho importante vc pensar se o mercado de sorvete e picolés atrai vcs. Importante fazer oq gosta com oq gosta.

A ideia de diversificar é interessante.

Sugiro pedir a franqueadora o contato de um franqueado mais próximo de vocês e irem até a loja deles, provar produtos e fazer network. Já fiz isso qdo peguei uma outra franquia em minha região.

 

Boa sorte e abraços.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

4 horas atrás, Ricardo Ochoa Pachas disse:

Colocar 100k num ramo que vc não domina é loucura 

Concordo com o Ricardo. Não basta só perceber que a marca está se expandindo e querer se desfazer das suas posições em RF e RV, para entrar nesse ramo. Estudem sobre isso primeiramente, caso realmente estejam decididos a empreender no ramo de sorvetes. 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

On 11/06/2024 at 22:57, Raquel Nascimento Capistrana disse:

Olá Janderson, tudo bem?

Não tenho muito conhecimento de mercado para dar uma opinião sobre o investimento X descapitalização...

Quanto a conhecer a marca, sou de São Paulo e posso dizer que tanto na região que moro quanto na região que trabalho vejo várias lojas, o produto faz sucesso pelo custo benefício. Eu particularmente gosto muito e ainda não escutei ninguém dizer o contrário. 

 

Obrigado pelo Feedback Raquel :D

 

 

On 12/06/2024 at 08:51, Ricardo Ochoa Pachas disse:

 

Como diría o Raúl, você já vendeu sorvete?

Tem um custo alto de logística, se quebrar ou parar um congelador você perde. Quer diversificar, compra sorvete final de semana e sai vendendo na rua, para sentir o mercado e aprender a mexer com sorvete.

Colocar 100k num ramo que vc não domina é loucura 

 

Agora sobre franquias, não seria para vocês, vocês já a são emprendedores, tem um negócio, tenta expandir ele para alguma área fim, sei lá, brinquedos de madeira...

 

Da umaolhada nesses documentários:

https://youtu.be/M3n-EREET-I?si=2mwda1jSth_sRPvZ

 

https://youtu.be/kRK20tmt0O8?si=WhbW9txd_RCcWZA7

 

Muito obrigado pelas dicas Ricardo, vou assistir aos documentários pra ir clareando a mente, valeu mesmo 🙏

 

 

On 12/06/2024 at 11:20, Antonio Victor Ribeiro Crespo Costa disse:

Ola Janderson,

Primeiramente eu acho importante vc pensar se o mercado de sorvete e picolés atrai vcs. Importante fazer oq gosta com oq gosta.

A ideia de diversificar é interessante.

Sugiro pedir a franqueadora o contato de um franqueado mais próximo de vocês e irem até a loja deles, provar produtos e fazer network. Já fiz isso qdo peguei uma outra franquia em minha região.

 

Boa sorte e abraços.

Obrigado Antonio, vou sondando os arredores pra ir me aproximando.

 

 

On 12/06/2024 at 13:38, Marco José Pereira disse:

Concordo com o Ricardo. Não basta só perceber que a marca está se expandindo e querer se desfazer das suas posições em RF e RV, para entrar nesse ramo. Estudem sobre isso primeiramente, caso realmente estejam decididos a empreender no ramo de sorvetes. 

Realmente Marco, ainda temos muito chão antes de tomar uma decisão dessas, muito obrigado pelo toque 🤝

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

6 minutes ago, Janderson Costa Leão Lima disse:

Obrigado pelo Feedback Raquel :D

 

 

Muito obrigado pelas dicas Ricardo, vou assistir aos documentários pra ir clareando a mente, valeu mesmo 🙏

 

 

Obrigado Antonio, vou sondando os arredores pra ir me aproximando.

 

 

Realmente Marco, ainda temos muito chão antes de tomar uma decisão dessas, muito obrigado pelo toque 🤝

@Janderson Costa Leão Lima complementando os colegas, solicite o contato de franqueados ao franqueador, mas vá além, busque você mesmo o contato, pois o franqueador sempre vai passar o contato de franqueados que estão bem.

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

9 minutes ago, Flavio Prado disse:

@Janderson Costa Leão Lima complementando os colegas, solicite o contato de franqueados ao franqueador, mas vá além, busque você mesmo o contato, pois o franqueador sempre vai passar o contato de franqueados que estão bem.

Boa dica, obrigado Flavio 🤝

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

só pra dar mais um ponto de vista já que vocês já tem um negócio e querem abrir um novo em outro setor.

1. Vocês tem condição de deixar o negócio atual na mão de alguém de confiança (funcionário ou sócio) enquanto vão aprender a tocar o novo?

2. O investimento no negócio novo vai consumir uma parcela significativa dos teus recursos? (pense em quanto tempo levaria para reconstruir o patrimônio em caso de perdê-lo)

3. A ideia do negócio novo é só colocar dinheiro lá e deixar alguém tocando?

 

Se a resposta pra alguma dessas perguntas for sim, eu repensaria essa ideia.

 

Acredito que seja mais fácil expandir um negócio já existente, desde que esteja saudável, do que começar outro do zero e ficar dividindo a sua atenção entre os dois. E se não estiver saudável aí sim é que precisa se dedicar para torná-lo saudável ou encerrar de uma vez antes de ir pra outra coisa.

Se for só colocar dinheiro e esperar o resultado, acho muito difícil. Nunca vi uma loja de franquia que deu certo apenas com sócios investidores que não faziam parte da operação.

Agora, se tiver alguém de confiança para tocar o seu primeiro negócio e se o investimento no novo não for um risco muito grande. Estude o setor, veja o que vai precisar aprender sobre fazer e vender sorvete e se fizer sentido manda ver.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...