Jump to content
  • 0

Dúvida Tesouro IPCA


Pergunta

Boa tarde, tenho uma dúvida com relação aos rendimentos do tesouro IPCA; se eu fizer a aquisição de um título ipca + 2045 por exemplo, esse título irá render diariamente de acordo com a variação do ipca e no vencimento receberei  exatamente o ipca+ do dia do vencimento junto com o juros compostos da média de variações do ipca? Os juros compostos do título ipca funciona dessa forma?

No tesouro prefixado 12% a.a 2045, por exemplo, receberei juros compostos sempre 12%a.a até o vencimento e comparando com o tesouro ipca tenho q supor qual rendeu mais, se a média do ipca q atuou os juros compostos ou o juros compostos fixo 12%a.a? Gostaria de saber se é exatamente assim.

desde já agradeço!

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 1
20 horas atrás, Victor Carvalho Maciel Girao disse:

Boa tarde, tenho uma dúvida com relação aos rendimentos do tesouro IPCA; se eu fizer a aquisição de um título ipca + 2045 por exemplo, esse título irá render diariamente de acordo com a variação do ipca e no vencimento receberei  exatamente o ipca+ do dia do vencimento junto com o juros compostos da média de variações do ipca? Os juros compostos do título ipca funciona dessa forma?

No tesouro prefixado 12% a.a 2045, por exemplo, receberei juros compostos sempre 12%a.a até o vencimento e comparando com o tesouro ipca tenho q supor qual rendeu mais, se a média do ipca q atuou os juros compostos ou o juros compostos fixo 12%a.a? Gostaria de saber se é exatamente assim.

desde já agradeço!

@Victor Carvalho Maciel Girao todos os títulos de renda fixa pagam juros compostos, independente se for Pré ou Pós, e todos eles rende diariamente (somente nos dias úteis). No caso do Tesouro IPCA+ na hora da compra você está contratando uma rentabilidade que será paga para você se você levar até o vencimento. Hoje está pagando IPCA+6,43%aa então significa que todos os dias úteis vão somar o IPCA com os 6,43%, e o resultado será uma taxa anual que será convertida para taxa diária e aplicada sobre o valor aplicado. E todos os dias será feito este cálculo sobre o saldo corrigido do dia anterior, até o vencimento. Não é a média de variação do IPCA, é literalmente o IPCA que teve em cada dia desde a compra do título somada aos 6,43% (no caso do exemplo que dei).

Caso você queira vender antes do vencimento, você vai desconsiderar a rentabilidade contratada, pois o valor do título será o valor que o mercado está pagando no dia que você está vendendo. Se a taxa do dia da venda estiver acima de 6,43% você estará vendendo por um preço menor do que você contratou, e se a taxa estiver menor que 6,43% você estará vendendo por um preço maior do que você comprou. Esta oscilação é o que chamamos de marcação a mercado.

 

20 horas atrás, Victor Carvalho Maciel Girao disse:

No tesouro prefixado 12% a.a 2045, por exemplo, receberei juros compostos sempre 12%a.a até o vencimento e comparando com o tesouro ipca tenho q supor qual rendeu mais, se a média do ipca q atuou os juros compostos ou o juros compostos fixo 12%a.a? Gostaria de saber se é exatamente assim.

Não achei este Tesouro Pré 2045, o que está disponível para compra é o Tesouro Pré 2031 pagando 12,45%aa. Se você comprar 1 título dele vai pagara hoje R$465,75 e no vencimento em 01/01/2031 você receberá exatos R$1mil brutos. Neste tipo de título sabemos exatamente quanto vamos receber no vencimento, pois contratamos uma rentabilidade fixa, que não vai mudar independente de quanto variar a Selic ou o IPCA, ou qualquer outro índice.

No caso do Tesouro IPCA+ as Corretoras usam a expectativa do IPCA futuro para estimar quanto aquele título irá render até o vencimento, mas como podemos ter eventos do dia da compra até o vencimento, provavelmente a expectativa usada não irá bater exatamente com o IPCA real que teremos até o vencimento, então quando comparamos um título Pré com um título Pós precisamos considerar que o título Pós pode render mais ou menos que aquela expectativa apresentada.

E tem gente que fala que Renda Fixa é tranquila, sem emoção, nem precisa analisar nada rsrsrsrs

Espero ter ajudado.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
36 minutes ago, Victor Carvalho Maciel Girao disse:

Boa tarde, tenho uma dúvida com relação aos rendimentos do tesouro IPCA; se eu fizer a aquisição de um título ipca + 2045 por exemplo, esse título irá render diariamente de acordo com a variação do ipca e no vencimento receberei  exatamente o ipca+ do dia do vencimento junto com o juros compostos da média de variações do ipca? Os juros compostos do título ipca funciona dessa forma?

No tesouro prefixado 12% a.a 2045, por exemplo, receberei juros compostos sempre 12%a.a até o vencimento e comparando com o tesouro ipca tenho q supor qual rendeu mais, se a média do ipca q atuou os juros compostos ou o juros compostos fixo 12%a.a? Gostaria de saber se é exatamente assim.

desde já agradeço!

Vamos para um exemplo simples:

Se você adquirir um Tesouro IPCA+ 2045, o rendimento será calculado da seguinte forma:

Em relação a Correção Diária pelo IPCA, Suponha que o IPCA acumulado ao longo dos anos tenha sido de 100%. Isso significa que o valor principal do título será dobrado (multiplicado por 2) ao longo do período, ajustando-se diariamente pela inflação.

Já na Taxa de Juros Prefixada, imagine que a taxa de juros prefixada seja de 4% ao ano. Esses juros são compostos diariamente. No vencimento, o valor do título será o valor inicial corrigido pelo IPCA multiplicado pelos juros acumulados ao longo do período.

No vencimento, você receberá o valor principal corrigido pelo IPCA acumulado até a data de vencimento, mais os juros prefixados acumulados de forma composta. Assim, o valor recebido será o valor nominal corrigido pela inflação multiplicado pelo fator de crescimento dos juros.

Portanto, ao investir em um Tesouro IPCA+ 2045:
- Diariamente, seu principal é corrigido pela inflação (IPCA).
- Simultaneamente, sua taxa de juros prefixada é composta diariamente sobre o valor corrigido.
- No vencimento, você receberá o principal corrigido pela inflação acumulada até a data de vencimento, mais os juros prefixados acumulados de forma composta.

  • Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Victor Carvalho Maciel Girao disse:

Boa tarde, tenho uma dúvida com relação aos rendimentos do tesouro IPCA; se eu fizer a aquisição de um título ipca + 2045 por exemplo, esse título irá render diariamente de acordo com a variação do ipca e no vencimento receberei  exatamente o ipca+ do dia do vencimento junto com o juros compostos da média de variações do ipca? Os juros compostos do título ipca funciona dessa forma?

No tesouro prefixado 12% a.a 2045, por exemplo, receberei juros compostos sempre 12%a.a até o vencimento e comparando com o tesouro ipca tenho q supor qual rendeu mais, se a média do ipca q atuou os juros compostos ou o juros compostos fixo 12%a.a? Gostaria de saber se é exatamente assim.

desde já agradeço!

Boa tarde, Victor!

Apenas complementando a resposta do nosso amigo @Marco José Pereira. Nestes dois títulos do tesouro que citou teremos um valor a ser recebido no vencimento que seria R$1000. No caso do IPCA+ o mesmo serão os 1000 corrigidos pela inflação.

Em outras palavras, significa que diariamente você receberá uma rentabilidade até o seu título valer R$ 1000 no vencimento. 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...