Jump to content
  • 0

Indicador FFO


Lui Nogueira

Pergunta

Oi pessoal, boa noite.

O indicador FFO até onde entendi, é o lucro líquido menos a depreciação e amortização, ou seja, o lucro líquido real do FIIs sem considerar ganhos não recorrentes (por favor me corrijam se eu estiver errado).

 

O que vocês acham desse indicador e porque vejo falar pouco dele? Não me lembro do Raul ter citado ele nas aulas e achei pouco conteúdo online sobre ele, mas me pareceu muito interessante.

 

Até compara-lo com a distribuição de proventos pra ver se não estão distribuindo mais do que o lucro líquido real.image.png.0958a90fac2eaa46a096f701fdd60070.png

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
7 horas atrás, Lui Nogueira disse:

Oi pessoal, boa noite.

O indicador FFO até onde entendi, é o lucro líquido menos a depreciação e amortização, ou seja, o lucro líquido real do FIIs sem considerar ganhos não recorrentes (por favor me corrijam se eu estiver errado).

 

O que vocês acham desse indicador e porque vejo falar pouco dele? Não me lembro do Raul ter citado ele nas aulas e achei pouco conteúdo online sobre ele, mas me pareceu muito interessante.

 

Até compara-lo com a distribuição de proventos pra ver se não estão distribuindo mais do que o lucro líquido real.image.png.0958a90fac2eaa46a096f701fdd60070.png

Bom dia @Lui Nogueira. Sim, o objetivo do FFO é tentar avaliar o rendimento mensal sem o impacto de ganhos não recorrentes. Contudo o calculo do FFO é feito da seguinte forma:

FFO = lucro liquido + depreciação + amortização - ganhos na venda de imoveis

Desta forma voce pode ver que o resultado acaba desconsiderando ganhos pontuais que não serão recorrentes. Nos relatorios dos fundos geralmente vem discriminado o valor pago de rendimento no mes e o quanto foi gerado pela operação e pelos rendimentos acumulados. Um fundo que esta distribuindo valores altos de rendimentos mas as custas de rendimentos acumulados pode não manter a consistencia nestes pagamentos

Contudo, temos que ter em mente que basicamente a maior parte dos fundos tera rendimentos acumulados até para tentar gerar uma previsibilidade de recebimento para o investidor. O importante seria conseguir avaliar se isso vem sendo feito de forma saudavel ou somente para demonstrar um ganho maior pontualmente.

O mesmo pode ser extendido para a analise de ações. Quando avaliamos os demonstrativos financeiros temos que tentar eliminar valores não recorrentes que podem inflar ou diminuir o resultado apresentado pela empresa

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...