Jump to content
  • 0

Comparação entre títulos diferente para investimento


Vitória Siqueira

Pergunta

Boa tarde, pessoal :)
Tenho uma dúvida básica:  Para comparar investimentos de renda fixa entre si, vocês optam pelos investimentos com menor prazo de vencimento e fazem uma simulação utilizando o prazo de vencimento do menor? 

Por exemplo:

Comparando um CDB a 14% a.a com vencimento em 5 anos e LCI a 10% a.a com vencimento em 1 ano. Para avaliar qual vale mais a pena, vocês simulam utilizando o período de 1 ano - menor prazo de vencimento? 
Obrigada!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

13 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 1
36 minutes ago, Vitória Siqueira disse:

Boa tarde, pessoal :)
Tenho uma dúvida básica:  Para comparar investimentos de renda fixa entre si, vocês optam pelos investimentos com menor prazo de vencimento e fazem uma simulação utilizando o prazo de vencimento do menor? 

Por exemplo:

Comparando um CDB a 14% a.a com vencimento em 5 anos e LCI a 10% a.a com vencimento em 1 ano. Para avaliar qual vale mais a pena, vocês simulam utilizando o período de 1 ano - menor prazo de vencimento? 
Obrigada!

Acho que faz mais sentido buscar vencimentos próximos para comparar. Ai nesse caso faz o calculo descontando o IR do CDB. 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Para comparar investimentos de renda fixa entre si, temos que considerar vários fatores:

Primeiramente observamos a taxa de retorno verificando a taxa de juros ou o rendimento oferecido pelo investimento. Quanto maior a taxa de retorno, melhor será o investimento em termos de retorno financeiro.

Observamos também e consideramos o prazo de vencimento do investimento. Alguns investimentos de renda fixa podem ter prazos mais longos, o que pode afetar a liquidez e a disponibilidade dos fundos.

Depois não podemos esquecer de avaliar o risco associado a cada investimento. Investimentos de renda fixa geralmente têm menos risco do que investimentos de renda variável, mas ainda assim pode haver diferenças de risco entre diferentes tipos de investimentos de renda fixa.

Verificamos também a liquidez, ou seja, consideramos a facilidade com que podemos acessar esses fundos. Alguns investimentos de renda fixa podem ter restrições de resgate ou penalidades por retiradas antecipadas.

Por fim, olhamos os custos e taxas e analisamos se há taxas associadas ao investimento, como taxas de administração ou taxas de resgate.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
15 minutes ago, Camila Castro disse:

No teu exemplo o CDB estaria mais vantajoso no longo prazo, caso os dois investimentos fossem de vencimentos aproximados, seguindo aliquota do IR. 

Camila, eu já acho que o LCI seria mais vantajoso - no caso de investimento visando a liberdade financeira. 

Se fossemos utilizar o período de 1 ano de rentabilidade, o LCI renderia mais porque não tem desconto de IR, além de ser coberto pelo FGC. 
Na prática, não conseguimos comparar necessariamente investimentos de vencimento aproximado, já que existem investimentos com uma enorme variedade de prazo de vencimento. A minha dúvida é justamente essa, como comparar investimentos de prazos diferentes e avaliar qual vale mais a pena. 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
12 horas atrás, Vitória Siqueira disse:

Camila, eu já acho que o LCI seria mais vantajoso - no caso de investimento visando a liberdade financeira. 

Se fossemos utilizar o período de 1 ano de rentabilidade, o LCI renderia mais porque não tem desconto de IR, além de ser coberto pelo FGC. 
Na prática, não conseguimos comparar necessariamente investimentos de vencimento aproximado, já que existem investimentos com uma enorme variedade de prazo de vencimento. A minha dúvida é justamente essa, como comparar investimentos de prazos diferentes e avaliar qual vale mais a pena. 

Olá @Vitória Siqueira,

Para comparar investimentos de renda fixa com diferentes prazos de vencimento, uma abordagem poderia ser calcular o valor futuro de cada investimento ao final de um período comum ou calcular a taxa de retorno anualizada de cada investimento. A taxa de retorno atualizada permite comparar diretamente diferentes investimentos, independentemente de seus prazos.

Mas vale lembrar o seguinte: se seu objetivo for pegar o resultado da LCI e reinvestir, talvez à época não existam títulos tão "benéficos". Ou seja, de repente daqui um ano, quando você pegar os resultados da LCI, só existem títulos que deem retorno menor que o CDB de 14%.

Por outro lado, é fundamental considerar seus objetivos e planos em curto, médio e longo prazo, além dos riscos associados a cada investimento. Quanto maior o prazo, maior pode ser o risco devido às mudanças nas condições de mercado ao longo do tempo.

Ou seja, se correr o bicho pega, se ficar o bicho come!

De toda forma, como coloquei em outro post, o ideal é você fazer as contas em relação ao que é mais benéfico agora, considerando-se seus objetivos, claro. Com base no contrafluxo iremos conseguir obter os melhores retornos com base na situação atual. Ou seja, um monte de variáveis pra gente analisar hehehe!

Espero ter ajudado!

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, Adriano Umemura disse:

Bom dia @Vitória Siqueira. Quando comparamos investimentos com prazos diferentes temos que ter em mente que, quanto mais longo o vencimento maior o risco e maior a taxa que deve ser oferecida. 

Veja que existe uma diferença para os 2 investimentos que voce citou. Uma LCI com vencimento de 1 ano teria uma utilidade maior para uma meta de curto prazo. Ja, se o nosso objetivo for a nossa carteira de longo prazo, os nossos investimentos deverão estar alinhados para isso. Vou postar abaixo um estudo hipotético que mostra um resultado interessante. Se voce investir em um CDB com vencimento para 10 anos (hipotético) com uma taxa de 10%aa e uma LCI com vencimento para 10 anos (hipotético) com taxa de 8,5% que seria basicamente a mesma taxa do CDB ja que a LCI é isenta de IR, no fim deste periodo o CDB tera uma rentabilidade de 9 pontos percentuais a mais do a LCI. Isto significa que, considerando taxas equivalentes pelo ajuste do IR, para o longo prazo a isenção do IR não teria vantagens no crescimento do patrimonio.

Desta forma o ideal seria comparar o mesmo prazo de investimentos, e se for para o longo prazo exigir nas LCIs um premio um pouco maior do que somente os 15% de diferença do IR

 

Screenshot 2024-06-14 070629.png

Adriano, muito obrigada, realmente sua resposta foi muito esclarecedora.

Porém, tenho uma dúvida: nesse caso do CDB com 10 anos de vencimento, você acha que valeria a pena investir nele mesmo com um prazo de vencimento longo, mesmo existindo opções de outros investimentos (por exemplo, LCI) com rentabilidades maiores, mas com um prazo de vencimento menor? Levando em conta que o objetivo do investimento é apenas a liberdade financeira.

Acho que é sobre o @Matheus Passos Silvafalou: se correr o bicho pega, se ficar o bicho come rs.

Editado por Vitória Siqueira
  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 horas atrás, Matheus Passos Silva disse:

Olá @Vitória Siqueira,

Para comparar investimentos de renda fixa com diferentes prazos de vencimento, uma abordagem poderia ser calcular o valor futuro de cada investimento ao final de um período comum ou calcular a taxa de retorno anualizada de cada investimento. A taxa de retorno atualizada permite comparar diretamente diferentes investimentos, independentemente de seus prazos.

Mas vale lembrar o seguinte: se seu objetivo for pegar o resultado da LCI e reinvestir, talvez à época não existam títulos tão "benéficos". Ou seja, de repente daqui um ano, quando você pegar os resultados da LCI, só existem títulos que deem retorno menor que o CDB de 14%.

Por outro lado, é fundamental considerar seus objetivos e planos em curto, médio e longo prazo, além dos riscos associados a cada investimento. Quanto maior o prazo, maior pode ser o risco devido às mudanças nas condições de mercado ao longo do tempo.

Ou seja, se correr o bicho pega, se ficar o bicho come!

De toda forma, como coloquei em outro post, o ideal é você fazer as contas em relação ao que é mais benéfico agora, considerando-se seus objetivos, claro. Com base no contrafluxo iremos conseguir obter os melhores retornos com base na situação atual. Ou seja, um monte de variáveis pra gente analisar hehehe!

Espero ter ajudado!

Obrigada pela resposta, Matheus.

Ajudou bastante. São inúmeras variáveis e ter todas essas percepções de vcs aqui na comunidade tem sido bem esclarecedor. 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
20 horas atrás, Vitória Siqueira disse:

Porém, tenho uma dúvida: nesse caso do CDB com 10 anos de vencimento, você acha que valeria a pena investir nele mesmo com um prazo de vencimento longo, mesmo existindo opções de outros investimentos (por exemplo, LCI) com rentabilidades maiores, mas com um prazo de vencimento menor? Levando em conta que o objetivo do investimento é apenas a liberdade financeira.

Bom dia @Vitória Siqueira. Se a LCI esta pagando uma rentabilidade maior feitas as devidas considerações em relação a tributação, compensaria colocar o dinheiro nela. Contudo voce vera que, geralmente titulos de prazos maiores estarão pagando taxas maiores tambem, ja que na maioria das vezes o entendimento de que quanto maior o prazo maior o risco é claro. Para facilitar o seu estudo procure comparar titulos com mesmo tipo de indexador. Por exemplo uma LCI prefixada de 1 ano com um CDB prefixado de 4 anos. Ou uma LCI indexada ao CDI para 2 anos e um CDB indexado ao CDI para 5 anos

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 15/06/2024 at 07:43, Adriano Umemura disse:

Bom dia @Vitória Siqueira. Se a LCI esta pagando uma rentabilidade maior feitas as devidas considerações em relação a tributação, compensaria colocar o dinheiro nela. Contudo voce vera que, geralmente titulos de prazos maiores estarão pagando taxas maiores tambem, ja que na maioria das vezes o entendimento de que quanto maior o prazo maior o risco é claro. Para facilitar o seu estudo procure comparar titulos com mesmo tipo de indexador. Por exemplo uma LCI prefixada de 1 ano com um CDB prefixado de 4 anos. Ou uma LCI indexada ao CDI para 2 anos e um CDB indexado ao CDI para 5 anos

Boa noite, Adriano!
Fiquei um pouco confusa agora 😬 No caso de dois investimentos prefixados, como no seu exemplo ( CDB de 4 anos e LCI de 1 ano), eu utilizado a comparação usando como referência os 4 anos para a simulação? Porque quando coloco na calculadora com o prazo de 1 ano, o LCI seria mais vantajoso devido a isenção de IR, porém simulando por 4 anos o CDB seria mais rentável pela ação dos juros compostos por mais tempo e pelo menor impacto do IR. 

Editado por Vitória Siqueira
  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 horas atrás, Vitória Siqueira disse:

Boa noite, Adriano!
Fiquei um pouco confusa agora 😬 No caso de dois investimentos prefixados, como no seu exemplo ( CDB de 4 anos e LCI de 1 ano), eu utilizado a comparação usando como referência os 4 anos para a simulação? Porque quando coloco na calculadora com o prazo de 1 ano, o LCI seria mais vantajoso devido a isenção de IR, porém simulando por 4 anos o CDB seria mais rentável pela ação dos juros compostos por mais tempo e pelo menor impacto do IR. 

Bom dia @Vitória Siqueira. Sim, nominalmente a rentabilidade acumulada de um titulo de 4 anos sera maior do que de 1 ano. Mas temos que levar em consideração que ao vencer o titulo de 1 ano o mesmo sera reinvestido. DEsta forma, procure a principio avaliar a taxa anual que esta sendo oferecida em cada titulo para realizar a comparação.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Olá @Vitória Siqueira, Vou passar minha estratégia para que veja na prática ... Apesar de minha abordagem ser de longo prazo ( 17 anos é meu objetivo de construção de patrimônio) tenho selecionado produtos de renda fixa com vencimentos de 1 a 2 anos. Assim surfo a "onda" das altas taxas atuais do mercado e caso haja alguma mudança brusca na economia    ( estamos no Brasil, né?) não fico muito tempo defasado e sem liquidez para eventuais realocações que o mercado possa oferecer de oportunidade.... Procure manter suas porcentagens estabelecidas pelo PIAR , escolha boas empresas e produtos de renda fixa e aporte baseada no diagrama do |Cerrado. Sempre os aportes são feitos de maneira inteligente seguindo o diagrama... Boa sorte e bons investimentos!!!!!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
13 horas atrás, Luciano Franklin Sousa Do Carmo disse:

Olá @Vitória Siqueira, Vou passar minha estratégia para que veja na prática ... Apesar de minha abordagem ser de longo prazo ( 17 anos é meu objetivo de construção de patrimônio) tenho selecionado produtos de renda fixa com vencimentos de 1 a 2 anos. Assim surfo a "onda" das altas taxas atuais do mercado e caso haja alguma mudança brusca na economia    ( estamos no Brasil, né?) não fico muito tempo defasado e sem liquidez para eventuais realocações que o mercado possa oferecer de oportunidade.... Procure manter suas porcentagens estabelecidas pelo PIAR , escolha boas empresas e produtos de renda fixa e aporte baseada no diagrama do |Cerrado. Sempre os aportes são feitos de maneira inteligente seguindo o diagrama... Boa sorte e bons investimentos!!!!!

Bom dia @Luciano Franklin Sousa Do Carmo. Somente um complemento. É necessario avaliar a aliquota de IR, ja que para prazos menores do que 2 anos voce estara pagando aliquotas maiores. Alem disso é bem provavel que existam titulos com rentabilidades melhores para prazos de 3 ou 4 ano. Como estamos aportando mensalmente é possivel criar um fluxo de recebimentos de modo que anualmente teremos um determinado valor a ser resgatado, criando uma previsibilidade maior em relação a liquidez ou mesmo planejamento da carteira

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...