Jump to content
  • 0

Margem Liquida X Margem EBIT


Diogo Favero Fabrile

Pergunta

Boa tarde Pessoal,

Estou analisando a Klabin e gostaria de entender qual conclusão podemos tirar ao comparar a Margem liquida e Margem EBIT. No momento a KLBN3 esta com a margem liquida de 11,10 % e a margem ebit de 20,60%. Estaria meu entendimento correto ao dizer que esta diferença se da devido as dividas da Klabin visto que os Resultados Financeiros ainda não foram  subtraídos? Poderíamos tirar alguma outra conclusão dessa comparação?

 

Muito obrigado!

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
47 minutes ago, Diogo Favero Fabrile disse:

Boa tarde Pessoal,

Estou analisando a Klabin e gostaria de entender qual conclusão podemos tirar ao comparar a Margem liquida e Margem EBIT. No momento a KLBN3 esta com a margem liquida de 11,10 % e a margem ebit de 20,60%. Estaria meu entendimento correto ao dizer que esta diferença se da devido as dividas da Klabin visto que os Resultados Financeiros ainda não foram  subtraídos? Poderíamos tirar alguma outra conclusão dessa comparação?

 

Muito obrigado!

Boa tarde, Diogo!

Com os números que você exemplificou do caso da Klabin, seu raciocínio está correto. Estes indicadores são comumente utilizados para comparar com os de outras empresas do mesmo setor para medir a eficiência de cada uma delas e também a capacidade de se gerar lucros após todas as deduções.

Apenas reforçando que estes dois indicadores são calculados pelas seguintes fórmulas:

Margem Líquida: (Lucro Líquido / Receita Líquida) * 100

Margem EBIT:  (EBIT / Receita Líquida) * 100

 

Existe aqui na comunidade um linha de raciocínio que o @Adriano Umemura frequentemente posta pra gente que pode ajudar a complementar o entendimento do tema:

+ Receita Bruta 

- Impostos

= Receita Líquida

- CPV (Custo dos produtos vendidos)

= Lucro Bruto

- SG&A (Despesas com vendas e administrativas, como marketing e funcionários)

= EBITDA

- Depreciação e Amortização

= EBIT 

+- Resultado Financeiro (receitas financeiras - despesas financeiras)

= LAIR (Lucro Antes do Imposto de Renda)

- IR

= Lucro Líquido

 

Espero que ajude!

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 horas atrás, Diogo Favero Fabrile disse:

Boa tarde Pessoal,

Estou analisando a Klabin e gostaria de entender qual conclusão podemos tirar ao comparar a Margem liquida e Margem EBIT. No momento a KLBN3 esta com a margem liquida de 11,10 % e a margem ebit de 20,60%. Estaria meu entendimento correto ao dizer que esta diferença se da devido as dividas da Klabin visto que os Resultados Financeiros ainda não foram  subtraídos? Poderíamos tirar alguma outra conclusão dessa comparação?

 

Muito obrigado!

Boa noite @Diogo Favero Fabrile. Em varias empresas a margem liquida sera menor do que a margem operacional ja que, alem do resultado financeiro temos tambem a cobrança de IR

Eu prefiro ao inves de comparar margem operacional com margem liquida, observar como ela se desenvolveu nos ultimos exercicios. Aumentou ou diminuiu e quais foram os fatores que geraram isso

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...