Jump to content
  • 1

Dúvidas sobre os indicadores fundamentalistas


Lina Amaral Caetano

Pergunta

Cheguei na parte dos indicadores fundamentalistas e estou com algumas dúvidas em relação a como interpretar os valores.

1) Olhar o tamanho da empresa pelo valor de mercado. Olhar o porte: Aqui se for small eu não deveria colocar na carteira? O que devo olhar aqui nessa análise?

3) Possui baixa variação no preço da ação, olhar o se osila muito: O quanto é aceitável aqui? O quanto é considerável baixa osilação?

5) Olhar se tem um free float significativo: Quanto seria considerado um valor bom nesse caso?

8) Olhar ROE: O que é considerado um ROE saudável? Um valor por volta de 10, como no exemplo da aula é um valor bom? Qual o valor mínimo que devo considerar?

 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Boa noite, Lina!

9 minutes ago, Lina Amaral Caetano disse:

1) Olhar o tamanho da empresa pelo valor de mercado. Olhar o porte: Aqui se for small eu não deveria colocar na carteira? O que devo olhar aqui nessa análise?

Não considere uma small caps como um critério eliminatório mas sim como um fator de risco.

Uma empresa com valor de mercado elevado tende a ser deveras mais "estável". Isso significa que em momentos de turbulência na bolsa ela tende a oscilar menos que outras empresas mais sensíveis por assim dizer. Obviamente não significa que uma BLUE chip não oscila mas sim que ela tende a balançar menos.

12 minutes ago, Lina Amaral Caetano disse:

3) Possui baixa variação no preço da ação, olhar o se osila muito: O quanto é aceitável aqui? O quanto é considerável baixa osilação?

Não existe uma regra aqui e pode variar de investidor para investidor.

13 minutes ago, Lina Amaral Caetano disse:

5) Olhar se tem um free float significativo: Quanto seria considerado um valor bom nesse caso?

Outro ponto que não possui muita regra. Eu particularmente vendo uma empresa com algo em torno de 30% pelo menos já considero bem OK.

18 minutes ago, Lina Amaral Caetano disse:

8) Olhar ROE: O que é considerado um ROE saudável? Um valor por volta de 10, como no exemplo da aula é um valor bom? Qual o valor mínimo que devo considerar?

ROE é um valor que poderá sofrer muita variação entre setores também não existindo um número ideal. Aqui cabe um estudo do setor. Observe as empresas que compõem um determinado setor e veja os ROEs de cada uma dela para saber que rumo aproximadamente aquele setor toma.

 

Espero que ajude!

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
18 horas atrás, Lina Amaral Caetano disse:

8) Olhar ROE: O que é considerado um ROE saudável? Um valor por volta de 10, como no exemplo da aula é um valor bom? Qual o valor mínimo que devo considerar?

Bom dia @Lina Amaral Caetano. Vou complementar a resposta do @Edison Paulini nesta ultima questão. Veja que o ROE é um medidor de eficiencia. DEsta forma, para a maioria dos investidores ele sera usado como criterio comparativo dentre empresas do mesmo setor. Entre 3 empresas do mesmo setor, de forma simplista, aquela que possui o maior ROE esta sendo mais eficiente em entregar retornos para o acionista baseado na sua operação. Caso queira se aprofundar um pouco mais nesta comparação existe a analise de Dupont que divide o ROE em Margem liquida, Giro do ativo e Alavancagem financeira. Desta forma, quando formos comparar as empresas conseguimos avaliar em qual destes quesistos ela esta performando melhor ou pior para gerar a diferença de performance entre elas

Para estudos que se aprofundam um pouco mais, existe o calculo do custo de capital proprio da empresa. Quando realizamos um valuation por fluxo de caixa descontado a taxa de desconto dos fluxos de caixa futuro são baseados no custo de capital, que seria o retorno esperado minimo que o acionista acredita que ira ter com a empresa. Este custo de capital é baseado na taxa livre de risco, que basicamente seria a taxa de juros vigente + um premio de risco. Desta forma o ROE refletiria se a empresa esta entregando a performance a qual o acionista determinou pelo calculo do custo de capital proprio

 

Captura de Tela 2024-06-16 às 12.04.16.png

  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 15/06/2024 at 17:46, Lina Amaral Caetano disse:

Cheguei na parte dos indicadores fundamentalistas e estou com algumas dúvidas em relação a como interpretar os valores.

1) Olhar o tamanho da empresa pelo valor de mercado. Olhar o porte: Aqui se for small eu não deveria colocar na carteira? O que devo olhar aqui nessa análise?

R: eu particularmente ainda não invisto em empresas pequenas, IPO recente e empresas de tecnologia. Ainda não acredito ter informações o suficiente para me aventurar por esses mares mais complexos.

3) Possui baixa variação no preço da ação, olhar o se osila muito: O quanto é aceitável aqui? O quanto é considerável baixa osilação?

R: Sinceramente eu nao sei se o preço de uma ação importa ou se a oscilação desse preço importa. Essa eu pergunta eu passo...

5) Olhar se tem um free float significativo: Quanto seria considerado um valor bom nesse caso?

Free float maior que 20% no mínimo.

8) Olhar ROE: O que é considerado um ROE saudável? Um valor por volta de 10, como no exemplo da aula é um valor bom? Qual o valor mínimo que devo considerar?

ROE e ROIC acima de 10% você pode considerar uma empresa ok para analisar individualmente.

Lembrando que o setor financeiro, bancos, possuem esses indicadores distorcidos e devem ser analisados de outras formas.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...